A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou hoje, 28 de julho, o resultado das solicitações de isenção de taxa de inscrição referente ao Vestibular 2018. Confira:
Resultado isenção Unicamp 2018
Puderam participar os candidatos que se enquadrassem em três modalidades, sendo elas: ter cursado todo o ensino médio na rede pública; morar no estado de São Paulo; ter concluído o ensino médio em 2016 e possuir renda familiar de até R$ 1,3 mil por pessoa.
Também puderam solicitar o benefício os funcionários da Unicamp/Funcamp e os interessados nestes cursos de licenciatura noturno (Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia).
Dados
O número de beneficiados nesta edição é 15,6% maior que o do ano passado, quando 7.302 candidatos foram contemplados com o benefício, sendo este o maior já registrado pela Comvest desde 2000, quando a Unicamp iniciou seu programa de isenção da taxa do vestibular. Este ano, a Comvest recebeu 9.934 pedidos e todos os candidatos que preencheram os requisitos foram beneficiados.
O Programa de Isenção do Vestibular Unicamp é parte do Programa de Ação Afirmativa para Inclusão Social (PAAIS), que prevê que estudantes que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública de ensino brasileira recebam pontos a mais nas notas obtidas no Vestibular Unicamp.
Vestibular
Aqueles que não conseguirem a gratuidade podem se inscrever normalmente no Vestibular 2018 da Unicamp. O prazo de inscriçõescomeçará na segunda-feira, 31 de julho e seguem até 31 de agosto. No ano passado, mais de 73 mil candidatos se inscreveram. O valor da taxa de inscrição ainda não foi divulgado.
As provas da primeira fase serão aplicadas no dia 19 de novembro. Já a segunda etapa está agendada para 14, 15 e 16 de janeiro de 2018.
Inscritos nos cursos que exigem habilidades (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música) também deverão passar por provas específicas nos meses de setembro e outubro e janeiro de 2018.
Na edição de 2017, a Unicamp ofertou 3.320 vagas em 70 cursos de graduação. O restante do calendário do Vestibular 2018 da Unicamp ainda não foi liberado, mas, segundo a Comvest, isso deve ocorrer em breve.
Os próximos processos seletivos da universidade devem apresentar novidades, isto porque a Unicamp aprovou a proposta de implementação de cotas étnico-raciais já no Vestibular 2019. A reserva de vagas será estudada e, em novembro de ser informado se haverá ou não a adoção desta nova política de ações afirmativas.
Para mais detalhes, acesse a página da Comvest.