Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Unicamp deve adotar políticas de cotas a partir do Vestibular 2019

Unicamp deve adotar políticas de cotas a partir do Vestibular 2019

Atualmente a universidade conta com ações afirmativas que garantem bônus na nota do vestibular.

Publicado por Rafael Batista
31/05/2017 11h43 , atualizado em 31/05/2017 12h00

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no interior de São Paulo, aprovou na última terça-feira, dia 30 de maio, a implementação de cotas étnico-raciais a partir do Vestibular 2019. Um grupo de trabalho será constituído para elaborar uma proposta com base nas informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), podendo ser complementada por outros critérios adicionais.

No projeto consta que, a exemplo da Lei 12.711 de 2012, deve ser feita a reserva de metade das oportunidades para estudantes oriundos da rede pública de educação. Além disso, destinar parte das vagas para estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

As mudanças serão gradativas e devem começar no Vestibular de 2019, para isso será necessário que o grupo de trabalho constituído elabore um relatório de implementação que deve ser debatido em colegiados específicos na universidade. Em novembro, o Conselho Universitário (Consu), órgão máximo deliberativo da Unicamp, deve tomar a decisão final.

SiSU

Outra proposta que será avaliada é a possibilidade de oferta de vagas nos cursos de graduação da Unicamp pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Neste sistema, organizado pelo Ministério da Educação (MEC), o critério é a nota obtida pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Caso o projeto seja aprovado, a oferta de oportunidades pelo SiSU será parcial. As demais vagas devem ser preenchidas pelo processo seletivo organizado pela Comissão Permanente paras os Vestibulares (Comvest).

Ações Afirmativas na Unicamp

Atualmente a universidade conta com duas ações afirmativas que devem ser mantidas e aprimoradas dentro deste novo processo. O Programa de Ação Afirmativa (PAAIS) concede bônus nas notas das duas fases para estudantes de escolas públicas e autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

Além disso, o Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS), garante uma vaga por escola de Campinas e utiliza o desempenho do candidato no Enem.

Veja o calendário da Unicamp para o Vestibular 2018.

Veja também

Gabarito do Enem 2024 é divulgado
O gabarito do Enem 2024 foi publicado pelo Inep hoje, dia 14 de novembro.
Enem 2024: provas de Matemática e Ciências da Natureza acontecem hoje (10): confira orientações
Milhões de candidatos devem realizar as provas do segundo dia do Enem 2024 neste domingo (10) em todas as regiões brasileiras
Tema da redação do Enem 2024 aborda desafios para a valorização da herança africana no Brasil
Os temas da redação do Enem costumam abordar questões sociais e problemas estruturais do Brasil.
Provas do 1º dia do Enem 2024 começam hoje (3): veja o que levar
Mais de 4,3 milhões estão confirmados no Enem 2024. Hoje (3), participantes terão de produzir redação e provas de Linguagens e Ciências Humana
Enem 2024: Mundo Educação fará correção comentada das provas
Processo de correção deve começar alguns minutos depois do fim da aplicação dos exames e será ao vivo e gratuito
Local de prova do Enem 2024 é divulgado
As provas do Enem 2024 são aplicadas nos dois primeiros finais de semana de novembro.