Os estudantes selecionados para as vagas oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2017/1 devem comparecer à Universidade para a qual foi aprovado a fim de realizar a matrícula. O prazo para registro acadêmico será nos dias 3, 6, 7 e 8 de fevereiro, em horários estipulados pela própria instituição.
Veja aqui o resultado do SiSU 2017/1
A relação de documentos que devem ser apresentados para matrículas estão disponíveis no site da instituição que oferece a vaga. Quem não foi convocado na primeira relação poderá manifestar interesse pela lista espera até as 23h59 do dia 10 de fevereiro, pelo site do SiSU. Entenda como funciona a Lista de Espera do SiSU.
Este sistema de oferta de vagas é hoje o único meio de ingresso em boa parte das vagas oferecidas pelas Instituições Federais de Educação Superior. Veja quais cursos não têm vagas oferecidas pelo SiSU e o motivo.
Segundo o Edital do SiSU 2017/1, nesta edição foram disponibilizadas 238.397 vagas em 131 instituições. Puderam se inscrever estudantes que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 e não zeraram a redação. No entanto, algumas universidades exigem notas mínimas para concorrer em determinados cursos.
Ao todo, 2.498.261 estudantes realizaram 4.880.047 inscrições, já que podem ser escolhidas até duas opções de cursos. Os números são menores em relação à primeira edição do ano passado, quando 2.712.937 estudantes efetivaram 5.275.613 inscrições.
Problema nas inscrições
Alguns estudantes relataram dificuldade para se inscrever no SiSU deste ano, por isso o Ministério da (MEC) optou por prorrogar o prazo, após resolver as falhas. A maioria dos candidatos que tiveram problemas foram aqueles que fizeram as provas do Enem 2016 na segunda aplicação.
Outra polêmica registrada nesta edição é a suposta invasão de hackers no sistema de inscrição, que teria cancelado algumas participações e alterado a opção de curso de outros. No entanto, por meio de nota, o MEC informou que os casos são pontuais e solicitou que a Polícia Federal investigue cada denúncia.
Mais informações pelo telefone 0800 616161.