Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Enem
  3. SiSU
  4. Saiba quais cursos não são oferecidos no SiSU

Saiba quais cursos não são oferecidos no SiSU

Entre eles, estão carreiras que exigem habilidades e as ministradas via EaD

Publicado por Silvia Tancredi
Curso de Dança costuma exigir teste de habilidade específica
Curso de Dança costuma exigir teste de habilidade específica

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é um programa do governo que possibilita a candidatos que participaram da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) o ingresso em universidades públicas e institutos e centros federais. 

Por ano, são realizadas duas edições do SiSU: em janeiro e em junho. O número de oportunidades e de cursos varia conforme a instituição participante. Vale ressaltar que universidades particulares não oferecem vagas por esse programa. Confira a lista de instituições que participam do SiSU.

Habilidades

Antes de fazer a inscrição no sistema de seleção, é importante que o estudante tenha em mente a carreira que deseja escolher, pois há cursos que algumas universidades optam por não colocar no SiSU.

Veja alguns:

-Arquitetura e Urbanismo
-Artes Cênicas e Teatro
-Artes Plásticas e Visuais
-Design de Interiores e Desenho Industrial
-Música
-Dança
-Canto e Instrumento
-Educação Artística e Gravura

Esses cursos exigem que o candidato tenha aptidão, por isso, além das provas do Enem, ele é submetido a Testes de Habilidades Específicas (THE), também conhecidos como provas vocacionadas ou exames de aptidão. Geralmente, os exames são práticos, como, por exemplo: desenho, apresentação musical, execução de instrumento, interpretação teatral, entre outros. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Saiba como estudar para o THE

Grande parte das instituições participantes do SiSU realiza processos seletivos específicos para ingresso nos cursos que exigem testes de habilidades específicas. Entre elas, está a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), cuja seleção disponibiliza mais de 600 vagas nos dois semestres em alguns dos cursos citados acima e em outros como Composição de Interior, Composição Paisagística e Comunicação Visual Design. 

Outro processo seletivo tradicional de cursos de habilidades é o ofertado pela Universidade de Brasília (UnB), o qual recebe o nome de Certificação de Habilidades Específicas (CHE). Por ano, são aplicadas duas provas, nos dois semestres.

As federais de Minas Gerais (UFMG), Goiás (UFG) e Uberlândia (UFU) são outras instituições que realizam vestibulares específicos para esses cursos. Nesses casos, o resultado combina a nota do Enem com as obtidas nos testes de aptidão.

Cursos a distância

O SiSU também não disponibiliza vagas em cursos ministrados na modalidade Ensino a Distância (EaD). Nesse caso, o ingresso também é feito por meio de processos seletivos específicos, mais conhecimentos como vestibulares UAB (Universidade Aberta do Brasil).

Veja também

Resultado do SiSU 2021/1 é liberado
Inscrições para a lista de espera também começam nesta sexta-feira, 16 de abril.

IFGoiano divulga resultado preliminar do Vestibular 2021/1
Para participar foi inecessário que o estudante já tivesse terminado o ensino médio já que no momento das matrículas, será necessário apresentar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio.

UFPR anuncia nova data das provas do Vestibular 2021
Processo seletivo ocorreria no final de março, mas foi adiado por causa do estado de emergência da pandemia do coronavírus

IFMG publica resultado final do Vestibular 2021
Também foi divulgado resultado do Vestibular Complementar 2021, que ofereceu vagas para os campi Ouro Preto, Sabará e Santa Luzia

Minas Gerais: Uniube abre inscrições para Vestibular 2021/2 de Medicina
Processo seletivo oferece 36 vagas. Curso é ministrado em dois campi situados em Uberaba

UFPA solta listão do PS 2021
Foram selecionados 7.018 candidatos que preencherãoas 7.355 vagas oferecidas e distribuídas em 196 opções de cursos ministrados em 19 municípios do Pará.

Pré-vestibular Municipal de Belém recebe inscrições
As aulas terão início no dia 12 de maio, realizadas de forma remota, na modalidade de Educação à Distância (EAD), por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19).

Lista de remanejáveis na 3ª etapa do SSA 2021 da UPE é publicada
A terceira etapa do SSA 2021 da UPE ofereceu 1.730 vagas em 54 cursos de graduação. Do total de chances, 20% são reservadas a candidatos cotistas.

SiSU 2021/1: inscrições terminam nesta quarta-feira (14)
Para disputar uma das 206.609 vagas em 109 instituições de ensino, é necessário ter feito o Enem 2020

Convocações da lista de espera do Fies 2021/1 serão feitas até hoje (14)
A próxima etapa prevista no calendário é que os pré-convocados nessa lista deverão complementar as informações prestadas no momento da inscrição no site do Fies. 

Confira menores notas de corte de mais de 20 cursos do SiSU 2021/1
Essas notas são encontradas em universidades das regiões Nordeste e Centro-Oeste, especialmente na Unemat