Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Confira notas máximas e mínimas do Enem 2016

Confira notas máximas e mínimas do Enem 2016

Ministério da educação divulgou números junto com resultado do exame educacional

Publicado por Silvia Tancredi
18/01/2017 15h31 , atualizado em 19/01/2017 10h20

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi liberado na manhã de hoje, 18 de janeiro. Junto com as notas, o Ministério da Educação liberou as médias e os desempenhos máximos e mínimos obtidos pelos candidatos nas provas objetivas. 

Saiba como é calculada a nota do Enem

Tire suas dúvidas sobre o Enem

De acordo com os números divulgados pelo órgão, a maior média total entre os participantes foi na prova de Ciências Humanas (533,5). Em segundo lugar, está o teste de Linguagens e Códigos (520,5). Em seguida, Matemática, com 489,5. Por último lugar, a média de Ciências da Natureza foi de 477,1. 

Neste ano, a maior nota é de Matemática (991,5) e a menor, em Linguagens e Códigos (287,5). Contudo, é necessário frisar que as pontuações máximas e mínimas variam conforme as características de cada edição do exame educacional, ou seja, não há um padrão. No Enem de 2015, por exemplo, a maior e a menor pontuação também foram em Matemática: 1008,3 e 280,2, respectivamente. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As notas do Enem somente podem ser calculadas pelo Inep, mas o que se sabe é que elas são mensuradas pelo sistema de avaliação Teoria de Resposta ao Item (TRI). Por meio dessa metodologia, os candidatos são avaliados não só quantidade de acertos em todas as quatro provas, mas também pelos parâmetros (características) de cada um dos itens e pelo padrão de resposta de cada inscrito. Veja os detalhes.

Confira abaixo as notas máximas e mínimas de cada uma das provas objetivas do Enem 2016.

Notas máximas e mínimas Enem 2016

Com as notas em mãos, os candidatos poderão analisar a possibilidade de usá-las para concorrer a vagas em universidades que adotam o Enem como método de ingresso. Além do mais, ao apresentar essa pontuação, eles poderão participar de programas do MEC como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Veja também

Enem 2020 tem recorde de abstenção com mais da metade de inscritos faltosos
Foi registrada a ausência de mais de metade dos inscritos. Ministro responsabilizou a pandemia e a imprensa pelo grande número de faltosos.

Prazo para se inscrever no Vestibular 2021 de Medicina da UniCEUB chega ao fim
As provas do Vestibular de Medicina acontecem no dia 10 de fevereiro de 2021, das 14h às 18h, em Brasília/DF. 

Enem 2020: Inep divulga prazo para envio de laudos para solicitação de reaplicação
Diagnosticados com doença infectocontagiosa, incluindo Covid-19, poderão passar pelo Exame novamente desde que apresentem no prazo os laudos médicos.

Tema da redação do Enem 2020 aborda doenças mentais
A informação foi divulgada logo após o início das provas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em sua conta no Twitter.

Provas do Enem 2020 começam a ser aplicadas hoje (17)
Devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), portões de acesso aos locais de prova serão abertos meia hora mais cedo, a fim de evitar aglomerações.

Cederj publica notas objetivas do Vestibular 2021/1
Desempenho na prova de redação poderá ser conferido no dia 29 de janeiro

UPE solta local de prova da 1ª e 2ª etapa do SSA 2021
Estudantes farão provas em 31 de janeiro e 1º de fevereiro, em Recife e oito cidades do interior do Pernambuco

IF Goiano está com inscrições abertas para o Vestibular 2021/1
Oportunidades são para as unidades de Catalão, Cristalina e Trindade nos curso de Tecnologia em Horticultura e os bacharelados em Agronomia, Sistemas de Informação, Engenharia da Computação, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica. 

Unicap divulga resultado do seu Vestibular 2021
A seleção dos candidatos da Unicap foi por meio da utilização das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou por prova on-line.

Inscrições para ProUni 2021/1 encerram nesta sexta-feira (15)
Programa oferece 162.022 vagas, sendo 76.855 bolsas integrais e 85.167 parciais (50% do valor do curso)

5 temas de História para ficar ligado no Enem 2020
Revise os conteúdos disciplinares que caem com maior frequência nas questões de História na prova do Enem.

UFMS finaliza inscrições do Vestibular 2021 e PASSE 2020
Solicitações de isenção de taxa de inscrição já foram recebidas de inscritos no CadÚnico e membros de família de baixa renda, com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo, ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.