Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Consórcio formado pela Cesgranrio, FGV e Vunesp aplicará o Enem 2017

Consórcio formado pela Cesgranrio, FGV e Vunesp aplicará o Enem 2017

Edição de 2017 do Exame não será mais aplicado e corrigido pelo centro ligado à UnB. Provas estão agendadas para novembro.

Publicado por Érica Caetano
28/06/2017 10h17 , atualizado em 28/06/2017 10h20

A presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini, divulgou na última segunda-feira, dia 26, por meio de coletiva de imprensa, que as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 não serão mais aplicadas e corrigidas pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação, Seleção e Promoção de Eventos (Cebraspe), antigo Cespe, da Universidade de Brasília (UnB).

De acordo com Maria Inês, a medida foi tomada após serem constatadas “inconsistências jurídicas” do Cebraspe, que é uma Organização Social (OS). Assim, um consórcio formado pela Fundação Cesgrario, Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Fundação Vunesp, será agora o responsável pela aplicação do Exame.

O contrato administrativo com as instituições vale por um ano e pode ser renovado. A estimativa é que seja gasto 619,2 milhões com a organização do Enem 2017. O valor final será divulgado quando forem julgados todos os recursos dos participantes que não tiveram a inscrição confirmada.

Enem 2017

O número de inscrições confirmadas no Enem 2017 subiu de pouco mais de 6,1 milhões para 6.731.186. De acordo com o Inep, houve aumento de 595.768 inscrições porque candidatos que não tinham sido beneficiados com isenção de taxa puderam entrar com recurso, pela internet, entre os dias 25 de maio e 25 de junho. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Do total de solicitantes, 395.480 tiveram a isenção negada. Segundo o órgão, quem ganhou a isenção já foi informado.

Mais de 6,1 milhões de candidatos confirmaram a inscrição no Enem 2017, de acordo com informações do Ministério da Educação. As provas serão aplicadas nos domingos 05 e 12 de novembro. 

Confira todas as informações sobre o Enem!

Com as notas em mãos, os participantes podem participar de programas do governo como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni), Programa de Financiamento Estudantil (FIES) e para ingressar em instituições de ensino superior de Portugal.

Estude com o Super Vestibular!

O Super Vestibular disponibiliza material completo para se preparar para o Enem 2017. Aqui você encontra as correções comentadas das provas dos anos anteriores, avalia seus conhecimentos ao realizar o nosso simulado, confere as provas e gabaritos das outras edições, passa a entender sobre o funcionamento e o sistema de avaliação do Exame, entre várias outras dicas para aprimorar seus estudos. 

Outros detalhes sobre o Enem 2017 podem ser vistos no Edital.

Veja também

Cursinho Pré-vestibular gratuito em São José dos Campos (SP) recebe inscrições
O projeto tem seu conteúdo voltado para a preparação dos alunos para Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para os vestibulares de universidades como Unicamp, Unesp e Fuvest, além do ITA.

UFLA solta notas das duas primeiras etapas do PAS 2019
Provas do PAS 2019 foram aplicadas para estudantes dos 1º e 2º anos do ensino médio em novembro de 2019.

Unicamp divulga concorrência do Vestibular 2021 e registra recorde histórico de candidatos de escola pública
Foram registradas 77.653 inscrições de candidatos que passam pelas provas no início do ano que vem.

Abertas as inscrições do Vestibular 2021/1 para Enfermagem e Medicina da Faculdade Albert Einstein
Os interessados podem se inscrever até 23 de novembro. Para o primeiro a taxa é de R$ 135 e a segunda modalidade R$ 200.

Estão abertas as inscrições do Vestibular 2021/1 da UVV
As inscrições poderão ser realizadas via internet ou de forma presencial, na Central de Relacionamento com Aluno (CRA), na UVV-ES de Vila Velha.

São Paulo: abertas inscrições para Vestibular 2021/1 de Medicina da USCS
vestibular ocorrerá em uma única fase, marcada para o dia 23 de novembro, das 14h às 17h30.

IFSC publica resultado da seleção de vagas remanescentes 2020/2
Aprovados deverão enviar documentação para matrícula por e-mail. As aulas serão a distância no início do curso.

Cadastro de foto dos inscritos do Enem 2020 deve ser feito até 1º de outubro
Aqueles que já cadastraram a foto mas quiserem alterar também poderão fazer o upload. O cadastro é obrigatório a partir desta edição.

Vestibular 2020/2 via Enem do IFSP está com inscrições abertas
Para participar é preciso ter feito o Enem entre os anos de 2015 e 2019 tirando nota acima de zero na redação.

Já estão abertas as inscrições para corretores de redação do Enem 2020
Para se cadastrar é preciso ter graduação na área de Letras/Língua Portuguesa ou Linguística. Prazo encerra em 05 de outubro.

Inscrições para o Vestibular 2021 da UFGD já podem ser feitas
Os interessados em concorrer uma das 982 vagas em 33 cursos de graduação, nas modalidades presencial (32 cursos) e a distância (Letras-Libras), podem se inscrever até às 17h do dia 20 de novembro.

Vestibular de Verão 2021 do IFSul (RS) é adiado por conta da pandemia
O Vestibular de Verão do IFSul acontece geralmente no mês de dezembro e será adiado para evitar a aglomeração de pessoas.