UOL - O melhor conteúdo
Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Dois Institutos Federais realizam provas de seus certames 2015 neste domingo

Dois Institutos Federais realizam provas de seus certames 2015 neste domingo

Para ambos os Vestibulares, é recomendável a chegada com antecedência munido dos documentos exigidos

Publicado por Érica Caetano
23/11/2014 05h15

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) aplica hoje, 23 de novembro, as provas do seu Vestibular 2015, para seus cursos presenciais e a distância. O Cartão de Informação, onde consta os locais de prova, foram disponibilizados no último dia 04. Confira:

Cartão de Informação IFPE 2015

As provas serão aplicadas das 09h às 13h. O Instituto recomenda a chegada dos inscritos com antecedência e eles deverão estar portando o Cartão de Inscrição impresso, carteira de identidade, além de caneta esferográfica de tinta na cor preta ou azul.

Na ocasião, os candidatos terão que confeccionar uma redação e responder 50 questões, distribuídas entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia. Apenas os candidatos ao curso de Música foram submetidos também a uma Avaliação Específica em Música (AEM) no Campus Belo Jardim, nos dias 09 e 12 deste mês, no Campus Belo Jardim. O resultado da e etapa já foram divulgados.

Vestibular

Para este certame, são ofertadas 5.247 vagas, distribuídas em 21 cidades, onde estão localizados os 15 campi do Instituto, além dos polos de Educação a Distância (EaD). Do total de oportunidades, metade destinam-se ao Sistema de Cotas e reservadas para candidatos oriundos da rede pública de ensino. 

A primeira é destinada a quem tem renda familiar per capta de até um salário mínimo e meio. Esse público terá direito 50% de todas as vagas destinadas às cotas. A segunda opção é voltada para negros, pardos e índios. Ainda há cotas para moradores da zona rural ou filhos de agricultores que optem por cursos com vocação agrícola. Nesse caso, a reserva é de 25% das vagas de ampla concorrência (não cotista).

A oferta para o próximo ano também ocorrerá por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), que levam em conta a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Pelos dois sistemas, serão disponibilizadas todas as vagas referentes à segunda entrada dos cursos superiores e dos técnicos na modalidade Subsequente, aquela que exige Ensino Médio completo do candidato. Serão 2.160 vagas destinadas ao Sisutec e outras 382 pelo SiSU. Outros detalhes podem ser obtidos por meio do site do IFPE ou no Manual do Candidato.

IFSul

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio Grandense (IFSul) também realiza hoje as provas do seu Vestibular de Verão 2015. O ensalamento foi disponibilizado no último dia 17. Confira:

Locais de prova IFSul Verão 2015

As provas acontecem durante os dois períodos. Das 09h às 13h, os vestibulandos serão submetidos a 30 questões de Português, Química e Biologia, além de uma Redação. Já a tarde, das 16h às 19h, eles farão mais 40 questões, desta vez, de Matemática, Física, Geografia e Inglês. 

O Instituto recomenda a chegada aos locais de prova com antecedência de, no mínimo, 30 minutos, já que os portões de acesso serão fechados cinco minutos antes do início de cada um dos testes, ou seja, às 08h55 no período matutino e às 15h55 no vespertino. Na ocasião, os candidatos deverão estar munidos do documento oficial de identidade, Comprovante de Confirmação de Inscrição impresso, além de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, lápis e borracha.

São oferecidas 367 vagas em 17 cursos distribuídos nestes campi: Bagé, Charqueadas, Passo Fundo, Pelotas, Pelotas-Visconde da Graça e Sapucaia do Sul. Metade dos postos são destinados a concorrentes da rede pública, de acordo com a Lei 12.711. Mais informações no item 1.3 do Edital. O resultado do certame estará disponível a partir do dia 12 de janeiro. Para mais detalhes, acesse o Edital.

Veja também

Unifal (MG) recebe inscrição para Medicina e outros cursos no Vestibular 2026
Universidade Federal de Alfenas (Unifal) oferece mais de 700 vagas em Vestibular 2026 complementar ao SiSU
MEC encerra inscrição do ProUni 2025.2 hoje (4)
Programa Universidade para Todos oferta mais de 211 mil bolsas de estudo em universidades particulares
Encceja PPL 2025: adesão de Órgão Prisionais encerra hoje (04)
Os Órgãos de Administração Prisional devem indicar Responsáveis Estaduais.
ProUni 2025.2: último dia de inscrição
O programa oferece bolsa de estudo parcial e integral para cursos de graduação em universidades privadas.
Prova Nacional Docente (PND) 2025: solicitação de isenção de taxa encerra hoje (04)
A prova pode ser utilizada como etapa única ou complementar de concursos públicos de professores.
Etec Vestibulinho 2025.2: mais de 64 mil farão prova no domingo (6); veja cursos mais concorridos
Candidatos do Vestibulinho 2025.2 da Etec, em São Paulo, concorrem a 36.346 vagas em cursos técnicos
Udesc solta resultado e data da matrícula do Vestibular de Inverno 2025
Candidatos fizeram provas no dia 15 de junho em dez cidades do estado de Santa Catarina
Mato Grosso do Sul: inscrição para o Vestibular 2026 da UFGD está aberta
São ofertadas 984 vagas em 36 cursos de licenciatura e bacharelado para ingresso em 2026.
Falta 1 mês para o Encceja 2025: veja 7 videoaulas para estudar matemática
As provas do exame certificador acontecem no dia 03 de agosto e exigem conhecimentos das Matrizes de Referência.
ProUni do 2º semestre de 2025: saiba quando sai o resultado
Programa Universidade para Todos do MEC oferta mais de 211 mil vagas
Corrige aqui gratuito: tema da redação de julho é sobre leitura na construção da cidadania
Envio e correção do texto são feitos de forma totalmente gratuita e on-line
Inscrição CNU 2025: veja como se inscrever e como funciona o Enem dos Concursos
Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 contará com duas fases de provas e mais de 3,6 mil vagas em órgãos federais