Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Provas da 2ª etapa da Avaliação Específica em Música do Vestibular 2015 do IFPE são aplicadas

Provas da 2ª etapa da Avaliação Específica em Música do Vestibular 2015 do IFPE são aplicadas

O resultado final é esperado para amanhã (13)

Publicado por Silvia Tancredi
12/11/2014 05h45 , atualizado em 12/11/2014 07h48

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) realiza nesta quarta-feira, 12 de novembro, das 08h às 12h, as provas da segunda etapa da Avaliação Específica em Música (AEM) do Vestibular 2015. 

Na ocasião, os candidatos farão testes de Performance Instrumental / Vocal (PIV) individualmente e a chamada será em ordem alfabética. Para a realização do exame, a instituição não disponibilizará instrumentos musicais, exceto Bateria/Percussão (Triângulo, Pandeiro e Zabumba).

Em seguida, os concorrentes passarão por uma entrevista, na qual a banca examinadora fará perguntas a respeito da performance realizada e da experiência musical, bem como sobre a disponibilidade e expectativa para com o curso. O resultado final é esperado para amanhã (13).

A primeira etapa ocorreu no último dia 09, no Campus Belo Jardim, e foi dividida em duas provas: Percepção Musical (PM) e Teoria Musical TM, sendo ambas de caráter eliminatório e classificatório. A primeira foi constituída por ditado rítmico e melódico e a segunda por 20 questões de múltipla escolha. O caderno de provas e o gabarito foi liberado no dia 10 e o resultado saiu ontem. 

Certame

No final da semana passada foi liberada a concorrência do vestibular. Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, ministrado no Campus Recife, é o mais disputado, com mais de 25 candidatos por vaga. Em seguida, vêm Tecnologia em Gestão Ambiental (17,85) e Engenharia Mecânica (15,7). Veja a lista completa.

As provas gerais serão aplicadas no dia 23 de novembro, das 09h às 13h. O cartão de informação, com os locais de aplicação dos testes, foi liberado no último dia 04. Na ocasião, os candidatos terão que confeccionar uma redação e responder 50 questões, distribuídas entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Postos

Para este certame, são ofertadas 5.247 vagas, distribuídas em 21 cidades, onde estão localizados os 15 campi do Instituto, além dos polos de Educação a Distância (EaD). Do total de oportunidades, metade destinam-se ao Sistema de Cotas e reservadas para candidatos oriundos da rede pública de ensino. 

A primeira é destinada a quem tem renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. Esse público terá direito 50% de todas as vagas destinadas às cotas. A segunda opção é voltada para negros, pardos e índios. Ainda há cotas para moradores da zona rural ou filhos de agricultores que optem por cursos com vocação agrícola. Nesse caso, a reserva é de 25% das vagas de ampla concorrência (não cotista).

A oferta para o próximo ano também ocorrerá por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), que levam em conta a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Pelos dois sistemas, serão disponibilizadas todas as vagas referentes à segunda entrada dos cursos superiores e dos técnicos na modalidade Subsequente, aquela que exige Ensino Médio completo do candidato. Serão 2.160 vagas destinadas ao Sisutec e outras 382 pelo SiSU.

Neste ano, os manuais dos candidatos e o site onde é realizada a inscrição também estão disponíveis na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Como nos anos anteriores, as pessoas com necessidades especiais deverão indicar suas limitações no momento da inscrição para que a prova seja aplicada em regime especial. Outros detalhes podem ser obtidos por meio do site do IFPE ou no Manual do Candidato.

Veja também

MEC divulga resultado do ProUni do 2º semestre de 2024
Estudantes convocados devem comprovar os dados de hoje até 14 de agosto na universidade de oferta da bolsa de estudo
MEC encerra inscrição do ProUni do 2º semestre de 2024
Programa Universidade para Todos oferece mais de 240 mil bolsas de estudo em todo o Brasil
Inscrição para o ProUni do segundo semestre de 2024 está aberta
Há concessão de bolsas parciais (50%) e integrais (100%)
MEC libera edital e datas do ProUni do 2º semestre de 2024
Inscrição para Programa Universidade para Todos começa dia 23 de julho
Inscrição do Enem 2024 pode ser feita somente até hoje (14)
Prazo para se inscrever nas provas do Enem 2024 termina nesta sexta-feira, 14 de junho
Enem 2024: inscrição é prorrogada pelo Inep
Agora, inscrição no Enem 2024 poderá ser feita até 14 de junho, conforme o Inep