Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Editais do Fies e ProUni 2020 com novos prazos para as listas de espera são divulgados

Editais do Fies e ProUni 2020 com novos prazos para as listas de espera são divulgados

Os novos documentos foram disponibilizados no Diário Oficial da União desta terça-feira, 13 de maio.

Publicado por Érica Caetano
13/05/2020 11h48 , atualizado em 13/05/2020 11h59

Foram divulgados nesta terça-feira, 13 de maio, os editais com os novos prazos das listas de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies ) do primeiro semestre de 2020. Os documentos foram disponibilizados no Diário Oficial da União (D.O.U.). Confira:

Novo edital Fies 2020
Novo edital ProUni 2020

Os editais estavam em andamento quando as atividades educacionais foram paralisadas, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no país.

ProUni

Os estudantes que tenham manifestado interesse em participar da lista de espera do Prouni deverão comparecer às instituições de ensino superior e entregar pessoalmente ou encaminhar digitalmente a documentação pertinente para comprovação das informações prestadas na inscrição, quando for o caso, até o dia 21 de maio.

O registro no SisproUni da aprovação ou reprovação do candidato pré-selecionado em lista de espera do ProUni e a emissão do respectivo termo de concessão de bolsa ou termo de reprovação deverão ser realizados pelas instituições até o prazo de 24 de maio.

Antes da suspensão das atividades educacionais, os candidatos pré-selecionados na lista de espera do ProUni 2020/1 tinham até 16 de março para comparecerem às respectivas instituições para apresentar a documentação que comprove as informações prestadas na inscrição.

O ProUni 2020/1 ofereceu 252.534 bolsas de estudo em instituições particulares de ensino. Desse total, 122.432 são bolsas integrais e 130.102, parciais, ou seja, de 50%.

As bolsas integrais foram concedidas para estudantes com renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Para as bolsas parciais a faixa de renda sobre para três salários mínimos por pessoa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Somente puderam participar do ProUni 2020/1 estudantes que fizeram o Enem 2019 e conseguiram média de 450 nas provas e nota maior que zero na redação. Além disso, o programa exige ter estudado em escola pública ou como bolsista integral em colégio particular.

Fies

De acordo com o documento, o prazo para a pré-seleção para as vagas da lista de espera do Fies vão até 22 de maio. Os candidatos deverão comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da sua respectiva Instituição de Ensino Superior e entregar pessoalmente ou encaminhar digitalmente a documentação pertinente para comprovação das informações prestadas na inscrição.

Caberá a instituição disponibilizar meio digital para que o estudante pré-selecionado em lista de espera possa encaminhar a documentação para sua avaliação, se for o caso.

O Ministério da Educação (MEC) havia suspendido os prazos anteriores, que era final de março. Leia mais aqui!

Cerca de 270 mil estudantes se inscreveram no Fies 2020/1, que ofereceu 70 mil vagas na modalidade Juros Zero. A modalidade P-Fies, com juros estabelecidos pelos bancos, não tem limite de vagas. A lista de espera é exclusiva para a modalidade  Juros Zero.

Puderam se inscrever no Fies os estudantes que fizeram o Enem a partir de 2010 e obtiveram média de 450 pontos e nota acima de zero na redação. O limite de renda é de três salários mínimos por pessoa no Fies e de cinco no P-Fies.
 

Veja também

Emescam (ES) inscreve para Vestibular 2020/2 de Medicina via Enem
Interessados nas 70 vagas serão avaliados pelas notas das edições de 2018 ou 2019 do exame educacional

ESPM prorroga inscrições para Vestibular 2020/2 via Enem
Candidatos vão concorrer a 256 vagas nas unidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre

SiSU: cursos EaD também serão oferecidos
Até a última edição do Sistema de Seleção Unificada somente eram disponibilizados cursos presenciais

USCS (SP) cancela provas para Medicina e fará seleção via Enem
Processo seletivo que seria organizado pela Vunesp foi cancelado e vagas do vestibular serão ofertadas via Enem

Inscrições do Enem 2020 são prorrogadas
Datas de aplicação das provas do Enem 2020 impresso e digital foram adiadas de 30 a 60 dias em relação às datas que foram divulgadas nos editais.

UFRGS adia Vestibular 2021 por conta da pandemia do novo coronavírus
As provas do Vestibular 2021 da UFRGS estavam previsto de acontecerem nos dias 28 e 29 de novembro e 05 e 06 de dezembro.

UFPR anuncia adiamento do Vestibular 2020/2021 em razão do novo coronavírus
Medida foi tomada pelas condições em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Com isso, as provas objetivas do Vestibular serão realizadas somente ano que vem.

Coronavírus: Unitau (SP) suspende inscrições do Vestibular de Inverno 2020 de Medicina
Oferta seria de 80 vagas e Vestibular contaria com duas fases. Suspensão do processo seletivo se deve pela pandemia do novo coronavírus.

Inep anuncia que provas do Enem 2020 serão adiadas
Órgão informou que, por causa da pandemia do coronavírus, agora provas serão realizadas de 30 a 60 dias depois do que estavam previstas

Projeto de Lei que adia o Enem 2020 é aprovado pelo Senado
Agora, o Projeto de Lei que foi aprovado por 75 votos a favor e 1 contra, irá para a Câmara dos Deputados.

Na Bahia, Unifacs inscreve para Vestibular 2020/2
Por causa da pandemia do coronavírus, os estudantes serão selecionados pelas notas do Enem

UVV, no Espírito Santo, recebe inscrições para Vestibular 2020/2
Candidatos serão avaliados pelas notas do Enem e por uma seleção no estilo game