Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. ProUni e Fies 2020: prazos da lista de espera são prorrogados por tempo indeterminado

ProUni e Fies 2020: prazos da lista de espera são prorrogados por tempo indeterminado

A maioria das faculdades está com atividades suspensas por causa da pandemia do novo coronavírus.

Publicado por Adriano Lesme
18/03/2020 15h39 , atualizado em 18/03/2020 16h37
Crédito da arte: MEC
Crédito da arte: MEC

Devido à pandemia do novo coronavírus, que suspendeu as atividades escolares e administrativas das faculdades, o Ministério da Educação (MEC) anunciou a prorrogação dos prazos das listas de esperas do Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2020/1. A determinação foi publicada na edição desta quarta-feira, 18 de março, do Diário Oficial da União.

Edital de prorrogação ProUni

Edital de prorrogação Fies

Os novos editais retiram os prazos para que os estudantes pré-selecionados apresentem a documentação nas faculdades, constando apenas as datas de início. Segundo o  o coordenador-geral de Programas de Ensino Superior do MEC, Thiago Leitão, a medida visa "não permitir que qualquer estudante seja prejudicado, dado que muitas instituições de ensino estão fechadas".

Os candidatos pré-selecionados na lista de espera do ProUni 2020/1 tinham até 16 de março para comparecerem às respectivas instituições para apresentar a documentação que comprove as informações prestadas na inscrição. No caso do Fies, as inscrições para a lista de espera da modalidade Juros Zero ficariam abertas até 31 de março.

A nova orientação é aguardar o retorno das faculdades para concluir as etapas de concessão da bolsa de estudo ou do financiamento estudantil. Por isso, os prazos estão prorrogados por tempo indeterminado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

ProUni

O ProUni 2020/1 ofereceu 252.534 bolsas de estudo em instituições particulares de ensino. Desse total, 122.432 são bolsas integrais e 130.102, parciais, ou seja, de 50%.

As bolsas integrais foram concedidas para estudantes com renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Para as bolsas parciais a faixa de renda sobre para três salários mínimos por pessoa.

Somente puderam participar do ProUni 2020/1 estudantes que fizeram o Enem 2019 e conseguiram média de 450 nas provas e nota maior que zero na redação. Além disso, o programa exige ter estudado em escola pública ou como bolsista integral em colégio particular.

Fies

Cerca de 270 mil estudantes se inscreveram no Fies 2020/1, que ofereceu 70 mil vagas na modalidade Juros Zero. A modalidade P-Fies, com juros estabelecidos pelos bancos, não tem limite de vagas. A lista de espera é exclusiva para a modalidade Juros Zero.

Puderam se inscrever no Fies os estudantes que fizeram o Enem a partir de 2010 e obtiveram média de 450 pontos e nota acima de zero na redação. O limite de renda é de três salários mínimos por pessoa no Fies e de cinco no P-Fies.

Veja também

IFRO prorroga inscrições do Vestibular EaD 2020/2
Interessados em concorrer a mais de 2,1 mil vagas gratuitas precisam ter feito Enem entre 2009 e 2019

Confira resultado do Vestibular 2020/2 de Medicina da Unifacs (BA)
Selecionados para as 70 vagas devem fazer registro acadêmico até a próxima sexta-feira, 5 de junho

UFLA (MG) adia PAS 2020 e anuncia algumas mudanças
Outra decisão que altera o calendário do PAS é o fato de a UFLA ter identificado a necessidade de reestruturar o o seu Processo Seriado devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

São Paulo: Unisa está com inscrições abertas para Vestibular 2020/2 de Medicina
Interessados nas 58 vagas devem fazer provas no dia 12 de julho. Resultado está previsto para sair no final desse mês.

Coronavírus: Vestibular da UEM será aplicado em 2021 por conta da pandemia
O Vestibular de Inverno 2020 está suspenso em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Provas devem acontecer em fevereiro de 2021.

IFSuldeMinas inscreve para Vestibular 2020/2 via Enem
A classificação será realizada pelo somatório das notas por área de conhecimento e nota da redação. Os candidatos serão listados por ordem decrescente de notas.

Enem 2020: Inep estende prazo para pagamento da taxa de inscrição
O Instituto anunciou também que aqueles participantes que não fizeram o pagamento da taxa deverão acessar a Página do Participante a partir desta quarta e emitir novo boleto, já que os emitidos anteriormente perderam a validade. 

PUCPR recebe inscrições do Vestibular de Inverno 2020
A PUCPR não aplicará provas para o Vestibular 2020/2 devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). As opções de ingresso na instituição mudam de acordo com o curso escolhido.

Enem 2020: pedidos para tratamento por nome social podem ser feitos
Pessoas que querem ser reconhecidas socialmente pela sua identidade de gênero podem fazer solicitação até próxima sexta-feira (29)

Cederj solta resultado do Vestibular 2020/2 via Enem
Os selecionados deverão realizar matrículas no próximo mês, nos dias 20 e 21 de julho, das 13h às 20h, nos polos do Cederj.

PUCRS recebe inscrições do Vestibular de Inverno 2020 via Enem até este domingo (31)
A taxa é de R$ 30 para os que concorrerem pela prova e de R$ 20 para quem optar pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

UPF recebe inscrições do Vestibular de Inverno 2020
Candidatos poderão optar por utilizar as provas do Enem ou realizar provas on-line. Para o curso de Medicina, a seleção se dará exclusivamente pela nota da prova do Enem.