Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. ProUni e Fies 2020: prazos da lista de espera são prorrogados por tempo indeterminado

ProUni e Fies 2020: prazos da lista de espera são prorrogados por tempo indeterminado

A maioria das faculdades está com atividades suspensas por causa da pandemia do novo coronavírus.

Publicado por Adriano Lesme
18/03/2020 15h39 , atualizado em 18/03/2020 16h37
Crédito da arte: MEC
Crédito da arte: MEC
Crédito da Imagem: MEC

Devido à pandemia do novo coronavírus, que suspendeu as atividades escolares e administrativas das faculdades, o Ministério da Educação (MEC) anunciou a prorrogação dos prazos das listas de esperas do Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2020/1. A determinação foi publicada na edição desta quarta-feira, 18 de março, do Diário Oficial da União.

Edital de prorrogação ProUni

Edital de prorrogação Fies

Os novos editais retiram os prazos para que os estudantes pré-selecionados apresentem a documentação nas faculdades, constando apenas as datas de início. Segundo o  o coordenador-geral de Programas de Ensino Superior do MEC, Thiago Leitão, a medida visa "não permitir que qualquer estudante seja prejudicado, dado que muitas instituições de ensino estão fechadas".

Os candidatos pré-selecionados na lista de espera do ProUni 2020/1 tinham até 16 de março para comparecerem às respectivas instituições para apresentar a documentação que comprove as informações prestadas na inscrição. No caso do Fies, as inscrições para a lista de espera da modalidade Juros Zero ficariam abertas até 31 de março.

A nova orientação é aguardar o retorno das faculdades para concluir as etapas de concessão da bolsa de estudo ou do financiamento estudantil. Por isso, os prazos estão prorrogados por tempo indeterminado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

ProUni

O ProUni 2020/1 ofereceu 252.534 bolsas de estudo em instituições particulares de ensino. Desse total, 122.432 são bolsas integrais e 130.102, parciais, ou seja, de 50%.

As bolsas integrais foram concedidas para estudantes com renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Para as bolsas parciais a faixa de renda sobre para três salários mínimos por pessoa.

Somente puderam participar do ProUni 2020/1 estudantes que fizeram o Enem 2019 e conseguiram média de 450 nas provas e nota maior que zero na redação. Além disso, o programa exige ter estudado em escola pública ou como bolsista integral em colégio particular.

Fies

Cerca de 270 mil estudantes se inscreveram no Fies 2020/1, que ofereceu 70 mil vagas na modalidade Juros Zero. A modalidade P-Fies, com juros estabelecidos pelos bancos, não tem limite de vagas. A lista de espera é exclusiva para a modalidade Juros Zero.

Puderam se inscrever no Fies os estudantes que fizeram o Enem a partir de 2010 e obtiveram média de 450 pontos e nota acima de zero na redação. O limite de renda é de três salários mínimos por pessoa no Fies e de cinco no P-Fies.

Veja também

Gabarito do Enem 2024 é divulgado
O gabarito do Enem 2024 foi publicado pelo Inep hoje, dia 14 de novembro.
Enem 2024: provas de Matemática e Ciências da Natureza acontecem hoje (10): confira orientações
Milhões de candidatos devem realizar as provas do segundo dia do Enem 2024 neste domingo (10) em todas as regiões brasileiras
Tema da redação do Enem 2024 aborda desafios para a valorização da herança africana no Brasil
Os temas da redação do Enem costumam abordar questões sociais e problemas estruturais do Brasil.
Provas do 1º dia do Enem 2024 começam hoje (3): veja o que levar
Mais de 4,3 milhões estão confirmados no Enem 2024. Hoje (3), participantes terão de produzir redação e provas de Linguagens e Ciências Humana
Enem 2024: Mundo Educação fará correção comentada das provas
Processo de correção deve começar alguns minutos depois do fim da aplicação dos exames e será ao vivo e gratuito
Local de prova do Enem 2024 é divulgado
As provas do Enem 2024 são aplicadas nos dois primeiros finais de semana de novembro.