O Ministério da educação (MEC) informou que, devido a paralisação das atividades acadêmicas, por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), publicará um novo edital do Programa Universidade para Todos (ProUni) 2020 para aqueles que estão na lista de espera.
De acordo com o órgão, a publicação do novo documento fará com que mais de 90 mil candidatos da lista de espera não sejam prejudicados. Devido a suspensão das atividades em todo o Brasil, alguns participantes não tiveram seus documentos analisados e outros nem conseguiram entregar a documentação nas instituições de ensino.
O edital trará um novo cronograma para que os candidatos da lista de espera do ProUni 2020/1 possam apresentar a documentação nas instituições de ensino. Quem preencher os requisitos será contemplado com a bolsa de estudos. Ainda não há data definida para a publicação, já que permanece a recomendação de isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus.
ProUni 2020/1
O ProUni 2020/1 ofereceu 252.534 bolsas de estudo em instituições particulares de ensino. Desse total, 122.432 são bolsas integrais e 130.102, parciais, ou seja, de 50%.
As bolsas integrais foram concedidas para estudantes com renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Para as bolsas parciais a faixa de renda sobre para três salários mínimos por pessoa.
Somente puderam participar do ProUni 2020/1 estudantes que fizeram o Enem 2019 e conseguiram média de 450 nas provas e nota maior que zero na redação. Além disso, o programa exige ter estudado em escola pública ou como bolsista integral em colégio particular.
A Lista de espera do ProUni recebeu manifestações de interesse de 06 a 09 de março. A relação dos participantes foi entregue para as instituições de ensino no dia 12 de março.
Com o início do isolamento social por causa da pandemia, o MEC optou por prorrogar por tempo indeterminado o prazo da lista de espera. O mesmo foi feito com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2020/1.