Já está disponível o edital da 1ª edição de 2021 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O documento foi publicado hoje,11 de fevereiro, no Diário Oficial da União (D.O.U). Confira:
Além do cronograma, no Edital também é possível verificar as regas do Sistema.
Esta edição receberá inscrições de 06 a 09 de abril. O resultado será disponibilizado no dia 13 do mesmo mês. Já o prazo para manifestar interesse na lista de espera será de 13 a 19 de abril.
Vale lembrar que o SiSU 2021/1 será exclusivo para quem realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, cujo resultado das provas está previsto de sair em 29 de março.
Menos oportunidades
Devido ao adiamento do SiSU de janeiro para abril, por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), algumas instituições decidiram não participar da edição do primeiro semestre para que não haja comprometimento no calendário acadêmico.
Algumas inclusive optaram por retomar seus vestibulares para o ingresso em cursos superiores, como é o caso de algumas listas abaxo:
- Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
- Instituto Federal de São Paulo (IFSP)
- Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)
- Instituto Federal de Goiás (IFG)
- Instituto Federal do Ceará (IFCE)
- Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)
A expectativa do MEC é que a oferta de cursos a distância (EaD) aumente no SiSU 2021/1. Esta modalidade já vem sendo ofertada desde o ano passado. Contudo, a adesão foi bem pequena. O prazo para que as instituições ingressem ao SiSU vai até amanhã, dia 12.
SiSU 2021/2
Foram divulgadas pelo diretor de políticas e programas de Educação Superior do MEC, Edimilson Costa Silva, prováveis datas para a realização do SiSU do segundo semestre de 2021.
As datas sugeridas são para os dias 07 a 10 de junho, com resultado no dia 14 e matrículas de 15 a 21 do mesmo mês. Esta seria apenas uma previsão, podendo a mesma ser adiada.
O SiSU
O SiSU oferece vagas gratuitas em instituições públicas de ensino, como universidades federais, estaduais e centros tecnológicos. As mesmas são ofertadas em ampla concorrência e cotas - estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas, tendo percentual para pretos, pardos e indígenas e pessoas de baixa renda. Algumas instituições possuem ações afirmativas próprias e/ou bônus.
O estudante pode mudar suas opções de curso e concorrência até às 23h59 do último dia de inscrições. O SiSU realiza apenas uma chamada regular feita pelo MEC, no próprio site da seleção. Os convocados devem se matricular dentro do prazo definido para que não percam a vaga.
Quando a vaga não é preenchida ela retorna ao sistema e volta a ficar disponível para os candidatos que venham a manifestar interesse pela lista de espera.
A lista de espera é repassada para as instituições que definem as próximas chamadas e os respectivos calendários. Vale lembrar que aqueles que ficarem na lista de espera deverão acompanhar a seleção pelas próprias páginas das instituições de ensino que se candidataram.
Outros detalhes podem ser vistos no Edital SiSU 2021/1.