O Ministério da Educação (MEC) iniciou nesta terça-feira (6) o prazo de inscrições para a primeira edição de 2021 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O sistema foi liberado por volta da meia noite, mas pouco tempo depois começou a apresentar lentidão.
Os interessados podem se cadastrar até a próxima sexta-feira, 9 de abril. Somente podem se inscrever no SiSU participantes do Enem 2020. As notas foram divulgadas no dia 29 de março.
Veja passo a passo para se inscrever no SiSU
No momento da inscrição, o estudante precisa informar o curso, faculdade, unidade, turno e modalidade de concorrêcia: se ampla concorrência, cotas ou programa de políticas de ações afirmativas.
Durante o período de inscrições, os candidatos podem alterar as opções de cursos. No final de cada dia, serão liberadas as notas de corte, as quais são as notas mínimas que os concorrentes precisam ter para tentar uma vaga no curso escolhido.
Saiba mais sobre as notas do corte do SiSU
Vagas
Nesta edição, o SiSU oferece 206.609 vagas, distribuídas em 5,6 mil cursos de graduação de 109 instituições públicas de educação superior, como universidades federais e estaduais e institutos e centros federais.
Confira, a seguir, algumas universidades que oferecem maior quantidade de vagas:
Região Nordeste
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN): mais de 7 mil vagas
Universidade Federal do Ceará (UFC): mais de 6,2 mil vagas
Região Centro-Oeste
UFMT e Unemat: mais de 7 mil vagas
Universidade Federal de Goiás (UFG): mais de 4 mil vagas
Região Sudeste
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): mais de 9,2 mil vagas
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG): mais de 6,3 mil vagas
Unifesp e UFABC: quase 5 mil vagas
Universidade Federal Fluminense (UFF): quase 5 mil vagas
Região Sul
UFMS e UFPel: mais de 6 mil vagas
Cronograma
Conforme o cronograma do SiSU 2021/1, o resultado deve sair no dia 13 de abril. Já o prazo para manifestar interesse na lista de espera será de 13 a 19 de abril.
A lista de espera é repassada para as instituições que definem as próximas chamadas e os respectivos calendários. Quem se inscrever na lista de espera deve acompanhar a seleção pelas próprias páginas das universidades que oferecem a vaga.
Leia mais detalhes sobre a lista de espera do SiSU
Para mais detalhes, acesse o Edital SiSU 2021/1.