Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Enem 2014: Vazamento do tema da redação no Piauí é confirmado pela Polícia Federal

Enem 2014: Vazamento do tema da redação no Piauí é confirmado pela Polícia Federal

O Inep, responsável pelas provas do Enem, ainda não foi comunicado oficialmente

Publicado por Érica Caetano
18/12/2014 12h33 , atualizado em 18/12/2014 12h37

A Polícia Federal (PF) no Piauí, por meio do delegado regional de Combate ao Crime Organizado da Superintendência da PF, Alexandre Uchôa, confirmou nesta quinta-feira, 18 de dezembro, o vazamento do tema da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. A informação foi divulgada pelo jornal "O Globo".

Segundo as investigações, a foto recebidas pelo estudante piauiense via aplicativo de celular horas antes do início dos testes é verídica. No entanto, o delegado informou que não é possível informar de onde a mesma partiu e como vazou. Saiba mais sobre o caso!

A investigação ainda está em curso e estas informações só serão possíveis de serem confirmadas ao final de todos os levantamentos. De acordo com Uchôa, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelas provas do Enem, ainda não foi comunicado oficialmente sobre estas informações. A PF pretende enviar o relatório do levantamento somente quando o inquérito for concluído. 

O Inep ainda não se pronunciou a respeito das investigações e conclusões preliminares. O Super Vestibular entrou em contato com a assessoria de impressa do órgão, mas ainda não obteve resposta.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Entenda o caso

O estudante do Piauí, Jomásio Barros, de 17 anos, realizou denúncia junto a Polícia Federal do seu estado no dia 12 de novembro, contra o Enem 2014, afirmando que recebeu uma suposta foto em seu celular, via aplicativo de mensagens instantâneas, com o tema da redação do Exame um pouco antes dos testes serem iniciados.

Na época, o Inep informou que a denúncia era infundada, assim como as outras recebidas e relacionadas ao Enem 2014. Disse ainda que os procedimentos de segurança, controle e sigilo do Exame são rigorosos e que não havia qualquer indício do fato. E, por fim, esclareceu que toda e qualquer denúncia seria apurada com rigor junto a Polícia Federal, que trabalha em parceira com o órgão a fim de garantir a segurança do Enem. 

Em 20 de novembro o Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) pediu esclarecimentos ao Inep sobre o andamento das apurações.

Veja também

Gabarito do Enem 2024 é divulgado
O gabarito do Enem 2024 foi publicado pelo Inep hoje, dia 14 de novembro.
Enem 2024: provas de Matemática e Ciências da Natureza acontecem hoje (10): confira orientações
Milhões de candidatos devem realizar as provas do segundo dia do Enem 2024 neste domingo (10) em todas as regiões brasileiras
Tema da redação do Enem 2024 aborda desafios para a valorização da herança africana no Brasil
Os temas da redação do Enem costumam abordar questões sociais e problemas estruturais do Brasil.
Provas do 1º dia do Enem 2024 começam hoje (3): veja o que levar
Mais de 4,3 milhões estão confirmados no Enem 2024. Hoje (3), participantes terão de produzir redação e provas de Linguagens e Ciências Humana
Enem 2024: Mundo Educação fará correção comentada das provas
Processo de correção deve começar alguns minutos depois do fim da aplicação dos exames e será ao vivo e gratuito
Local de prova do Enem 2024 é divulgado
As provas do Enem 2024 são aplicadas nos dois primeiros finais de semana de novembro.