UOL - O melhor conteúdo
Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Fraudes no Enem 2014 em MG e MT são confirmadas pelo Ministério Público

Fraudes no Enem 2014 em MG e MT são confirmadas pelo Ministério Público

Inep informou que ainda não foi comunicado pela Polícia Civil-MG sobre conteúdo das investigações

Publicado por Érica Caetano
27/11/2014 08h15 , atualizado em 27/11/2014 08h41

O Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG) juntamente com a Polícia Civil deste estado, confirmaram nesta quarta-feira, 26 de novembro, que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 foi fraudado. De acordo com o delegado da Polícia Civil Antônio Prado, a quadrilha conseguiu os cadernos de questão antes da aplicação das provas, em Mato Grosso e em Minas.

Segundo as investigações, entre 15 e 20 candidatos tiveram acesso às respostas. O delegado afirmou ainda que a polícia tem os registros das comunicações feitas entre os envolvidos na fraude. As investigações, que começaram em abril, apontam indícios de um esquema lucrativo que há anos pode estar fraudando vestibulares e o Enem.

A polícia considera o grupo uma das principais organizações criminosas especializadas em fraudar vestibulares no país. No último domingo, dia 23, foram presas 11 pessoas em flagrante. Elas estavam repassando o gabarito das provas, através de ponto eletrônico a 22 candidatos que prestavam vestibular para a Faculdade de Ciências Médicas, em Belo Horizonte. Outra pessoa acusada de integrar o grupo também foi presa na terça-feira, dia 25. Esses 12 integrantes continuam presos, por medida preventiva.

De acordo com os representantes do MP-MG e da Polícia Civil, somente nos últimos meses, quatro vestibulares de medicina, a maioria deles no estado de São Paulo, além do Enem, foram fraudados. A organização ainda pretendia atuar em mais outros cinco certames até janeiro de 2015.

Leia também: Quadrilha é presa no Nordeste por fraudar provas do Enem 2014

Leia também: Estudante do PI diz ter recebido tema da redação antes das provas do Enem 2014

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O grupo contava com “pilotos”, pessoas com alta capacidade intelectual, que faziam parte das provas rapidamente, e já saíam com os resultados das questões e, com o apoio de colaboradores e sob a coordenação de dois líderes, repassavam o gabarito para os candidatos, compradores das vagas, por meio de transmissão eletrônica, com a utilização de equipamentos de última geração, alguns deles importados da China.

As vagas para os vestibulares custavam entre R$ 50 mil e R$ 70 mil, e a maior parte do valor somente era depositada para o grupo criminoso após confirmada a aprovação do candidato. Pais dos candidatos suspeitos de comprar vagas também poderão ser investigados. Eles poderão ser indiciados e denunciados por fraude em certame de interesse público.

Validade dos certames

O Ministério Público informou que os vestibulares e exames fraudados poderão ser anulados caso não seja possível identificar todas as pessoas que foram favorecidas. A medida poderá ser tomada tanto via administrativa, caso o ente responsável pelo certame considere apropriado, quanto por meio judicial, se o Ministério Público comprovar o dano à coletividade.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou, por meio de nota, que não foi comunicado, sequer contatado, pela Polícia Civil de Minas Gerais sobre o conteúdo das investigações e que qualquer pessoa que tenha utilizado métodos ilícitos para obter vantagens no Enem será sumariamente eliminado do exame, sem prejuízo a outras sanções legais.

*com informações da Agência Brasil

Veja também

Tema de redação para o Enem 2025: corrija texto sobre polarização política
Envie e receba a correção gratuita sobre o tema de polarização política pelo Corrige Aqui
Lei Magnitsky: especialista explica o que é e quais são as punições da medida
Lei Magnitsky foi aplicada pelos Estados Unidos ao ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF)
UFU 2025.2: resultado do vestibular está disponível
Candidatos que participaram da 1ª e 2ª fase concorrem a mais de 1,6 mil vagas em cursos de graduação.
Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) 2025: mais de 100 mil estudantes fazem provas a partir desta terça (5)
Estudantes medalhistas da OBG 2025 poderão entrar no ensino superior por meio de vestibulares específicos para vagas olímpicas
Obmep 2025: saiba quando é a 2ª fase da competição de conhecimento
Os resultados da 1ª fase foram divulgados no dia 1º de agosto. Participantes classificados podem realizar a segunda etapa da olimpíada.
Conheça como é o 1º curso superior de Inteligência Artificial (IA) do Brasil; inscrição para vestibular da UFG está aberta
Estudantes compartilham como é na prática o curso de IA. Alunos do primeiro semestre já estão empregados com solução tecnológica no mercado.
Inscrição aberta para Provão Paulista 2025
O processo seletivo seriado pode ser utilizado por estudantes da rede pública para ingresso em universidades públicas do Estado de São Paulo.
Unicentro (PR) abre inscrição para Vestibular 2026
São ofertadas mais de 1.100 vagas em cursos de graduação para ingresso em 2026.
Goiás: UFG abre inscrição para Vestibular 2026
São ofertadas 2.209 vagas pra ingresso no primeiro e segundo semestre de 2026.
Encceja 2025: confira quando sai gabarito das provas
Mais de 744 mil pessoas fizeram provas na manhã e na tarde de hoje (3)
Prova do Encceja 2025: exame é aplicado hoje (3)
Participantes farão prova para certificar conclusão dos ensinos fundamental ou médio.
UERJ encerra inscrição para 2º Exame de Qualificação do Vestibular 2026 na segunda (4)
Provas do 2º Exame de Qualificação da UERJ acontecerão em 31 de agosto