Mil é a nota máxima que um participante do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode tirar na redação. Nesta edição, dos mais de 5,5 milhões de candidatos, apenas 104 alcançaram essa pontuação. Em 2014, 250 tiveram nota mil no texto, mas eram mais de 7 milhões de inscritos.
Saiba mais sobre redação nota mil no Enem
Esse dado foi liberado pelo Ministério de Educação na tarde de hoje, 11 de janeiro, por meio de coletiva de imprensa. Também foram divulgados os desempenhos máximos e mínimos de todas as provas do Enem 2015 (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática, Linguagens e Códigos e Redação). Os candidatos tiveram acesso às notas em 8 de janeiro.
Embora o número de redações nota mil tenha sido baixo, o ministro Aloízio Mercadante afirmou que houve melhora em relação à edição anterior, uma vez que quase 2 milhões alcançaram nota entre 501 e 600. De acordo com o ministro, essa melhoria se deve ao tema do Enem 2015: “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”, que teve grande aceitação dos participantes.
Depoimentos
Mercadante também informou que algumas candidatas mulheres descreveram nos textos cenas de agressão, por meio de depoimentos pessoais ou de situações que presenciaram. “Não expomos as redações, somente o participante pode fazer isso. Somos sigilosos. Mas relatamos os casos ao Ministério público”, disse.
O ministro acredita que o tema da redação do Enem 2015 foi muito importante, pois milhões de pessoas puderam refletir sobre o assunto. Ele avisou que, do total de textos escritos por mulheres, 55 tiveram palavras muito fortes.
Notas
Conforme os números divulgados pelo MEC, mais de 1,3 milhão de candidatos tiveram notas na redação entre 401 e 500. Já mais de 800 mil alcançaram pontuação entre 601 e 700. Mais de 134 mil possuem notas até 300 e mais de 53 mil zeraram a redação. No ano passado, 500 mil não atingiram pontuação.