Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Resultado do Enem 2015 é divulgado pelo Inep

Resultado do Enem 2015 é divulgado pelo Inep

Provas aconteceram nos dias 24 e 25 de outubro. O espelho da redação ainda não foi liberado.

Publicado por Érica Caetano
08/01/2016 18h06 , atualizado em 18/01/2016 09h16

Conforme anunciado no final de dezembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou hoje, 08 de janeiro, o tão esperado resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015. Por meio do CPF ou número de inscrição e senha, o estudante poderá visualizar as notas das provas por área de conhecimento. Confira:

Acesse o resultado Enem 2015

Saiba como foi calculada a nota do Enem!

Os resultados para fins exclusivos de autoavaliação de conhecimentos de participantes menores de 18 anos, no primeiro dia de realização do Exame e que concluirá o ensino médio após 2015, ou seja, os candidatos treineiros, serão divulgados daqui 60 dias, conforme especifica o item 15.2 do Edital do Enem 2015.

As provas foram aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro do ano passado, em 14.455 locais distribuídos entre 1.723 municípios. Nesta edição, do total de mais de 7,7 milhões de inscritos, cerca de 2 milhões deixaram de fazer as provas, o que corresponde a 25,5% de participantes faltosos. O índice de abstenção do Enem 2015 foi o mais baixo já registrado na história do Exame. Nos últimos anos, os números foram de 28,9% (2014), 29,7% (2013) e 27,9% (2012), respectivamente. 

Nos dois dias de provas foram eliminados 740 inscritos, sendo 364 no sábado e 376 no domingo. Os mesmos foram excluídos do Enem por uso indevido de equipamentos proibidos e por detector de metal. Um candidato de Natal, no Rio Grande do Norte, também foi preso em flagrante com um objeto eletrônico, que teria sido usado para fraudar as provas.

Usando o Enem

A participação no Enem permite que o candidato ingresse em universidades públicas e privadas, por meio de vestibulares que forem abertos. Também permite concorrer nas duas edições realizadas ao ano do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), para cursos técnicos, e do Programa Universidade para Todos (ProUni), que ocorrerão em 2016.

Além disso, também permite que o estudante solicite o financiamento estudantil em uma universidade privada por meio do Fies, que ele consiga o certificado de conclusão do ensino médio (desde que a opção tenha sido feita no ato da inscrição do Enem), intercâmbio através do Ciência sem Fronteiras e, por fim, ingressar em estudar em Portugal.

Tire suas dúvidas sobre o resultado do Enem!

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Provas

As provas do Enem 2015 foram aplicadas em um sábado e um domingo. No primeiro dia, os participantes responderam 90 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, das 13h30 às 17h30. No dia seguinte, entre 13h30 e 18h30, eles responderam outras 90 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias mais a Redação.

Entenda o cálculo da nota do Enem!

Acesse as provas e gabaritos do Enem 2015!

A redação teve como tema “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira". O tema, que é bastante atual, teve bastante repercussão nas redes sociais sendo massivamente divulgado e elogiado. O Super Vestibular disponibilizou a correção comentada dos dois dias de Exame, realizada em parceria com o Colégio e Cursinho Oficina do Estudante, além da análise da redação.

Contratempos

Cerca de 4,5 mil inscritos dos municípios de Rio do Sul e Taió, situados em Santa Catarina, tiveram que fazer as provas do Enem em outras datas, devido a fortes chuvas na região no final de semana do Exame. Outros 661 participantes de Marituba, no Pará, também tiveram as provas do segundo dia canceladas, por conta de problemas na rede elétrica.

Vista da redação

O espelho da correção da redação ainda não foi liberado. De acordo com a decisão da 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o Inep deveria disponibilizar o acesso ao espelho junto com as notas individuais dos candidatos. O órgão informou até então que não havia sido notificado, mas que recorreria da decisão judicial. No entanto, até o momento nada foi pronunciado pelo Instituto.

De acordo com a assessoria de imprensa do TRF4, o processo em questão ainda não foi concluído e ainda cabe recurso. O Inep terá até 15 de fevereiro para se manifestar. Por conta disso, ainda não foi disponibilizada a correção da redação aos candidatos.

Veja como calcular a média do Enem!

O Enem foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Outros esclarecimentos além dúvidas podem ser sanadas por meio da Central de Atendimento do MEC, através do telefone 0800 616161 ou pelo site do Enem.

Informações mais detalhadas também podem ser obtidas por meio do Edital.

Veja também

Resultado dos pedidos de isenção do Vestibular 2021 da UERJ é divulgado
As solicitações foram recebidas no mês de março, quando o calendário da seletiva ainda não havia sido suspenso por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

ITA prorroga inscrições para Vestibular 2021
Primeira fase está marcada para dia 20 de novembro e segunda, para dias 8 e 9 de dezembro

Famerp (SP) dá início ao prazo de inscrições do Vestibular 2021
Os interessados podem se inscrever até o dia 23 de novembro e a taxa custa R$ 165.  Oferta é de 160 vagas.

Após suspensão, Uece divulga novas datas para matrícula do Vestibular 2020/1
Cronograma do processo seletivo estava suspenso desde março. Matrículas serão feitas pela internet, ainda em setembro.

UFJF anuncia datas das provas do Pism 2021
Provas serão aplicadas em fevereiro e março, e universidade implantará medidas de prevenção ao coronavírus.

Unifesp altera data das inscrições do Vestibular Misto 2021
Inscrições poderão ser feitas agora de 13 de outubro a 4 de dezembro. Edital sairá dia 9 de outubro.

Unifesspa está com inscrições abertas para Vestibular 2020
Processo Seletivo Especial oferece 315 vagas em cursos ministrados em sete cidades paraenses

IFG recebe inscrições para Vestibular 2020/2 via Enem
Processo seletivo oferece 465 vagas em 13 cursos de graduação ministrados em Goiânia e outras quatro cidades do interior

Abertas inscrições para bolsas remanescentes do ProUni 2020/2
Interessados nas 90 mil vagas devem fazer cadastro até dia 30 de setembro. É obrigatório ter feito o Enem a partir de 2010.

UEL abre inscrições para Vestibular 2021
Concorrentes às mais de 2,5 mil vagas farão provas somente no ano que vem, no dia 14 de março

Unipar está com inscrições abertas para Vestibular 2021 de Medicina
Instituição paranaense oferece 110 vagas. Curso é ministrado no campus situado na cidade de Umuarama.

Abertas inscrições para Vestibular 2021 de Medicina e Odontologia da SL Mandic (SP)
Interessados nas 310 vagas farão provas on-line em 25 de outubro. Previsão é que lista de aprovados saia no dia 30 seguinte.