Conforme anunciado no final de dezembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou hoje, 08 de janeiro, o tão esperado resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015. Por meio do CPF ou número de inscrição e senha, o estudante poderá visualizar as notas das provas por área de conhecimento. Confira:
Saiba como foi calculada a nota do Enem!
Os resultados para fins exclusivos de autoavaliação de conhecimentos de participantes menores de 18 anos, no primeiro dia de realização do Exame e que concluirá o ensino médio após 2015, ou seja, os candidatos treineiros, serão divulgados daqui 60 dias, conforme especifica o item 15.2 do Edital do Enem 2015.
As provas foram aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro do ano passado, em 14.455 locais distribuídos entre 1.723 municípios. Nesta edição, do total de mais de 7,7 milhões de inscritos, cerca de 2 milhões deixaram de fazer as provas, o que corresponde a 25,5% de participantes faltosos. O índice de abstenção do Enem 2015 foi o mais baixo já registrado na história do Exame. Nos últimos anos, os números foram de 28,9% (2014), 29,7% (2013) e 27,9% (2012), respectivamente.
Nos dois dias de provas foram eliminados 740 inscritos, sendo 364 no sábado e 376 no domingo. Os mesmos foram excluídos do Enem por uso indevido de equipamentos proibidos e por detector de metal. Um candidato de Natal, no Rio Grande do Norte, também foi preso em flagrante com um objeto eletrônico, que teria sido usado para fraudar as provas.
Usando o Enem
A participação no Enem permite que o candidato ingresse em universidades públicas e privadas, por meio de vestibulares que forem abertos. Também permite concorrer nas duas edições realizadas ao ano do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), para cursos técnicos, e do Programa Universidade para Todos (ProUni), que ocorrerão em 2016.
Além disso, também permite que o estudante solicite o financiamento estudantil em uma universidade privada por meio do Fies, que ele consiga o certificado de conclusão do ensino médio (desde que a opção tenha sido feita no ato da inscrição do Enem), intercâmbio através do Ciência sem Fronteiras e, por fim, ingressar em estudar em Portugal.
Tire suas dúvidas sobre o resultado do Enem!
Provas
As provas do Enem 2015 foram aplicadas em um sábado e um domingo. No primeiro dia, os participantes responderam 90 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, das 13h30 às 17h30. No dia seguinte, entre 13h30 e 18h30, eles responderam outras 90 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias mais a Redação.
Entenda o cálculo da nota do Enem!
Acesse as provas e gabaritos do Enem 2015!
A redação teve como tema “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira". O tema, que é bastante atual, teve bastante repercussão nas redes sociais sendo massivamente divulgado e elogiado. O Super Vestibular disponibilizou a correção comentada dos dois dias de Exame, realizada em parceria com o Colégio e Cursinho Oficina do Estudante, além da análise da redação.
Contratempos
Cerca de 4,5 mil inscritos dos municípios de Rio do Sul e Taió, situados em Santa Catarina, tiveram que fazer as provas do Enem em outras datas, devido a fortes chuvas na região no final de semana do Exame. Outros 661 participantes de Marituba, no Pará, também tiveram as provas do segundo dia canceladas, por conta de problemas na rede elétrica.
Vista da redação
O espelho da correção da redação ainda não foi liberado. De acordo com a decisão da 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o Inep deveria disponibilizar o acesso ao espelho junto com as notas individuais dos candidatos. O órgão informou até então que não havia sido notificado, mas que recorreria da decisão judicial. No entanto, até o momento nada foi pronunciado pelo Instituto.
De acordo com a assessoria de imprensa do TRF4, o processo em questão ainda não foi concluído e ainda cabe recurso. O Inep terá até 15 de fevereiro para se manifestar. Por conta disso, ainda não foi disponibilizada a correção da redação aos candidatos.
Veja como calcular a média do Enem!
O Enem foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Outros esclarecimentos além dúvidas podem ser sanadas por meio da Central de Atendimento do MEC, através do telefone 0800 616161 ou pelo site do Enem.
Informações mais detalhadas também podem ser obtidas por meio do Edital.