Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Enem
  3. Dicas para o Enem
  4. Dicas de Linguagens e Redação para o Enem
  5. Redação do Enem: Em busca da nota 1.000 na redação do Enem

Redação do Enem: Em busca da nota 1.000 na redação do Enem

Para alcançar a nota 1.000 na redação do Enem, o candidato precisa seguir algumas dicas que são essenciais na elaboração de uma dissertação-argumentativa.

Publicado por Luana Castro Alves Perez
Manter-se informado e ler bastante são algumas das dicas para quem quer alcançar a tão sonhada nota mil na redação do Enem
Manter-se informado e ler bastante são algumas das dicas para quem quer alcançar a tão sonhada nota mil na redação do Enem

Se você é daqueles candidatos que não se contentam com pouco e estão sempre em busca da perfeição quando o assunto é a escrita, este texto é para você. Nós sabemos que redigir um texto perfeito, digno de nota máxima, não é tarefa fácil, mas existem algumas dicas importantes que vão deixar você mais perto de uma pontuação invejável na redação do Enem.

Para dar a você uma dimensão do desafio, um dado interessante: dos mais de cinco milhões de textos corrigidos no Enem 2013, apenas 481 redações receberam a pontuação máxima. Alcançar a nota 1.000 deixa qualquer aluno envaidecido, mas também deixa o candidato bem pertinho da tão sonhada vaga, já que a redação corresponde a 20% do valor total da prova. Acompanhe o passo a passo para a conquista da redação perfeita e bons estudos!

1- Em primeiro lugar... domine a estrutura da dissertação-argumentativa: Você certamente sabe que é esse o tipo de texto cobrado na redação do Enem, portanto, é imprescindível que você conheça todos os seus aspectos. Na dissertação-argumentativa, o candidato expõe uma tese em dois ou três parágrafos argumentativos, que levarão à conclusão no último parágrafo, no qual você apresentará sua proposta de intervenção, característica da redação do Enem.

2- Ler é a maior motivação para quem quer escrever: Quem não se sente encorajado, depois de uma boa leitura, a aventurar-se no universo da escrita? Ler é uma incrível fonte de inspiração, nada nos ensina mais do que o contato com os diferentes tipos de textos. Não vale ficar preso apenas a um tipo de leitura, pois conhecer os diferentes gêneros auxilia não só na redação, mas também na prova de Linguagens e códigos.

3- Não subestime a importância dos textos motivadores: Você vai encontrar, na redação do Enem, quatro textos motivadores que fornecerão elementos para que você escreva seu texto. Eles estão lá para te motivar e para te informar sobre determinado assunto, ainda que você não tenha conhecimento prévio sobre ele. Aproveite a coletânea e tire dela subsídios para defender sua tese.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Alcançar a nota máxima na redação do Enem é uma tarefa difícil, mas não impossível!
Alcançar a nota máxima na redação do Enem é uma tarefa difícil, mas não impossível!

4- Incremente seu texto: A intertextualidade é uma boa dica para deixar seu texto mais rico e interessante. Para estabelecer um diálogo eficiente com os chamados textos-fontes, faça menção a trechos de livros, de filmes e músicas. Esse conhecimento geral e interdisciplinar é bem-vindo no momento da escrita.

5- Organize as ideias de seu texto: De nada adianta ter ótimas ideias se elas não estiverem organizadas de acordo com sua relevância dentro do texto. Os argumentos precisam obedecer a uma sequência lógica, de maneira a favorecer a progressão discursiva no texto. A leitura de textos argumentativos, disponíveis em sites, jornais ou revistas de credibilidade, pode ajudar o candidato a perceber como se dá essa organização.

6- Mantenha-se informado: Para não ser pego de surpresa na hora da prova e ter a difícil tarefa de escrever sobre um tema que você desconhece, mantenha-se informado. Analisando todos os temas cobrados até hoje, de 1998 a 2013, é fácil observar que o Enem preza pelos temas de relevância nacional, sobre os quais os candidatos devem discorrer e mostrar que estão de acordo com os princípios de cidadania e ética. Além de te deixar bem informado, a leitura de diferentes tipos de textos auxilia no desenvolvimento dos argumentos e na elaboração da estrutura da redação.

Veja também

UEPG libera resultado do Vestibular de Primavera 2021
Mais de 9 mil estudantes concorreram a 725 vagas em 39 cursos de graduação

ITA divulga locais de prova da 1ª fase do Vestibular 2022
As provas desta etapa serão aplicadas no dia 02 de novembro, das 08h às 13h. A oferta é de 150 vagas, sendo 120 para a reserva e 30 para a ativa.

UFJF (MG) reabre prazo de inscrições do Pism 2022 a partir de amanhã (26)
Inscrições poderão ser feitas até as 18h do dia 27 de outubro.

IFTM recebe inscrições do Vestibular 2022/1
Estão sendo oferecidas pelo IFTM 940 vagas para cursos superiores ministrados em Ituiutaba, Paracatu, Patrocínio, Uberaba, Uberlândia, Patrocínio e Patos de Minas. 

UFT está com inscrições abertas para o Vestibular 2022/1
A UFT está ofertando 948 vagas em 50 graduações. Desse total de oportunidades, 15 vagas destinam-se ao curso de Medicina.

Inep reabre prazo de inscrições para aqueles que queiram trabalhar no Enem 2021
O prazo vai até amanhã, 26 de outubro. O Inep publicará a relação dos inscritos homologados e convocados para o curso de capacitação no dia 28.

Pedidos de isenção de taxa de inscrição do Vestibular 2022 da UFRGS estão abertos
Os interessados em participar podem se cadastrar até o dia 05 de novembro.

IME realiza provas da 2ª fase do Vestibular 2021/2022
Elas continuam sendo aplicadas até o próximo dia 28. É necessário levar documento de identificação original com foto.

Após prazo prorrogado, IFMT encerra inscrições do Vestibular 2022
Nesta edição, o Instituto oferece 1.189 vagas. A reserva é de 60% das oportunidades para candidatos que estudaram todo o ensino médio na rede pública de ensino (municipal, estadual ou federal).

Prazo para se inscrever no Vestibular 2022/1 da FTT chega ao fim
Estão sendo ofertadas 160 vagas para São Bernardo do Campo/SP. Provas acontecem em 14 de novembro.

Feevale (SC) encerra inscrições do Vestibular 2022 de Medicina na tarde de hoje
Estão sendo oferecidas 81 vagas para o curso de Medicina, das quais 41 são para o primeiro semestre e 40 para o segundo. Elas destinam-se ao campus II da Feevale, em Novo Hamburgo/RS.

Inscrições do Vestibular 2022/1 do IFRS são finalizadas
Pedidos de isenção de taxa de inscrição já foram recebidos de 11 a 22 de setembro. O resultado está disponível e quem teve a isenção da taxa deferida também precisará realizar as inscrições.