Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Enem
  3. Dicas para o Enem
  4. Dicas de Linguagens e Redação para o Enem
  5. Redação do Enem: Em busca da nota 1.000 na redação do Enem

Redação do Enem: Em busca da nota 1.000 na redação do Enem

Para alcançar a nota 1.000 na redação do Enem, o candidato precisa seguir algumas dicas que são essenciais na elaboração de uma dissertação-argumentativa.

Publicado por Luana Castro Alves Perez
Manter-se informado e ler bastante são algumas das dicas para quem quer alcançar a tão sonhada nota mil na redação do Enem
Manter-se informado e ler bastante são algumas das dicas para quem quer alcançar a tão sonhada nota mil na redação do Enem

Se você é daqueles candidatos que não se contentam com pouco e estão sempre em busca da perfeição quando o assunto é a escrita, este texto é para você. Nós sabemos que redigir um texto perfeito, digno de nota máxima, não é tarefa fácil, mas existem algumas dicas importantes que vão deixar você mais perto de uma pontuação invejável na redação do Enem.

Para dar a você uma dimensão do desafio, um dado interessante: dos mais de cinco milhões de textos corrigidos no Enem 2013, apenas 481 redações receberam a pontuação máxima. Alcançar a nota 1.000 deixa qualquer aluno envaidecido, mas também deixa o candidato bem pertinho da tão sonhada vaga, já que a redação corresponde a 20% do valor total da prova. Acompanhe o passo a passo para a conquista da redação perfeita e bons estudos!

1- Em primeiro lugar... domine a estrutura da dissertação-argumentativa: Você certamente sabe que é esse o tipo de texto cobrado na redação do Enem, portanto, é imprescindível que você conheça todos os seus aspectos. Na dissertação-argumentativa, o candidato expõe uma tese em dois ou três parágrafos argumentativos, que levarão à conclusão no último parágrafo, no qual você apresentará sua proposta de intervenção, característica da redação do Enem.

2- Ler é a maior motivação para quem quer escrever: Quem não se sente encorajado, depois de uma boa leitura, a aventurar-se no universo da escrita? Ler é uma incrível fonte de inspiração, nada nos ensina mais do que o contato com os diferentes tipos de textos. Não vale ficar preso apenas a um tipo de leitura, pois conhecer os diferentes gêneros auxilia não só na redação, mas também na prova de Linguagens e códigos.

3- Não subestime a importância dos textos motivadores: Você vai encontrar, na redação do Enem, quatro textos motivadores que fornecerão elementos para que você escreva seu texto. Eles estão lá para te motivar e para te informar sobre determinado assunto, ainda que você não tenha conhecimento prévio sobre ele. Aproveite a coletânea e tire dela subsídios para defender sua tese.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Alcançar a nota máxima na redação do Enem é uma tarefa difícil, mas não impossível!
Alcançar a nota máxima na redação do Enem é uma tarefa difícil, mas não impossível!

4- Incremente seu texto: A intertextualidade é uma boa dica para deixar seu texto mais rico e interessante. Para estabelecer um diálogo eficiente com os chamados textos-fontes, faça menção a trechos de livros, de filmes e músicas. Esse conhecimento geral e interdisciplinar é bem-vindo no momento da escrita.

5- Organize as ideias de seu texto: De nada adianta ter ótimas ideias se elas não estiverem organizadas de acordo com sua relevância dentro do texto. Os argumentos precisam obedecer a uma sequência lógica, de maneira a favorecer a progressão discursiva no texto. A leitura de textos argumentativos, disponíveis em sites, jornais ou revistas de credibilidade, pode ajudar o candidato a perceber como se dá essa organização.

6- Mantenha-se informado: Para não ser pego de surpresa na hora da prova e ter a difícil tarefa de escrever sobre um tema que você desconhece, mantenha-se informado. Analisando todos os temas cobrados até hoje, de 1998 a 2013, é fácil observar que o Enem preza pelos temas de relevância nacional, sobre os quais os candidatos devem discorrer e mostrar que estão de acordo com os princípios de cidadania e ética. Além de te deixar bem informado, a leitura de diferentes tipos de textos auxilia no desenvolvimento dos argumentos e na elaboração da estrutura da redação.

Veja também

Emescam (ES) inscreve para Vestibular 2020/2 de Medicina via Enem
Interessados nas 70 vagas serão avaliados pelas notas das edições de 2018 ou 2019 do exame educacional

ESPM prorroga inscrições para Vestibular 2020/2 via Enem
Candidatos vão concorrer a 256 vagas nas unidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre

SiSU: cursos EaD também serão oferecidos
Até a última edição do Sistema de Seleção Unificada somente eram disponibilizados cursos presenciais

USCS (SP) cancela provas para Medicina e fará seleção via Enem
Processo seletivo que seria organizado pela Vunesp foi cancelado e vagas do vestibular serão ofertadas via Enem

Inscrições do Enem 2020 são prorrogadas
Datas de aplicação das provas do Enem 2020 impresso e digital foram adiadas de 30 a 60 dias em relação às datas que foram divulgadas nos editais.

UFRGS adia Vestibular 2021 por conta da pandemia do novo coronavírus
As provas do Vestibular 2021 da UFRGS estavam previsto de acontecerem nos dias 28 e 29 de novembro e 05 e 06 de dezembro.

UFPR anuncia adiamento do Vestibular 2020/2021 em razão do novo coronavírus
Medida foi tomada pelas condições em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Com isso, as provas objetivas do Vestibular serão realizadas somente ano que vem.

Coronavírus: Unitau (SP) suspende inscrições do Vestibular de Inverno 2020 de Medicina
Oferta seria de 80 vagas e Vestibular contaria com duas fases. Suspensão do processo seletivo se deve pela pandemia do novo coronavírus.

Inep anuncia que provas do Enem 2020 serão adiadas
Órgão informou que, por causa da pandemia do coronavírus, agora provas serão realizadas de 30 a 60 dias depois do que estavam previstas

Projeto de Lei que adia o Enem 2020 é aprovado pelo Senado
Agora, o Projeto de Lei que foi aprovado por 75 votos a favor e 1 contra, irá para a Câmara dos Deputados.

Na Bahia, Unifacs inscreve para Vestibular 2020/2
Por causa da pandemia do coronavírus, os estudantes serão selecionados pelas notas do Enem

UVV, no Espírito Santo, recebe inscrições para Vestibular 2020/2
Candidatos serão avaliados pelas notas do Enem e por uma seleção no estilo game