Manter a calma, controlar a ansiedade e dar aquela última revisada no conteúdo. Essas são as principais atividades que participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm desenvolvido a dez dias do início das provas, que serão realizadas em 24 e 25 de outubro, em mais de mil municípios brasileiros.
Layana Matos, de 18 anos, fez as edições do exame educacional de 2013 e 2014 como treineira. Em 2015, já no terceiro ano, as provas têm gosto mais especial, pois ela já tem uma meta definida: usar as notas do Enem para ingressar em uma instituição pública, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
A estudante sabe de importância do exame educacional para o futuro dela. “Para mim, o Enem é decisivo. Estou com mais frio na barriga do que nos anos anteriores, pois no ano que vem não tem mais escola, então sei que meu futuro está na prova”, analisa. Ela sabe que a carreira que quer seguir é da área de humanas. Em primeiro lugar, ela escolheu Direito e, em segundo, História.
Layana vai fazer o Enem para tentar uma vaga no curso de Direito
Expectativas
Como preparação para o exame deste ano, a estudante tirou férias do trabalho 15 dias antes das provas. Segundo ela, a ideia é focar nas matérias nas quais têm mais dificuldade, como matemática, e fazer exercícios anteriores. Ela está entusiasmada para o Enem e tem expectativas de se destacar. “Estou com pensamento positivo, mas sempre fica aquela indecisão: será que estou estudando tudo o que realmente vai cair?”, analisa.
Amandah dos Reis (foto ao lado), de 17 anos, quer fazer logo as provas e conferir as notas para saber se conseguirá atingir o objetivo de ingressar no curso de Ciências Contábeis em uma universidade pública, também pelo SiSU. Ela já tinha feito o Enem no ano passado, como treineira, e embora tenha achado a prova complexa, gostou da experiência de treinar e, por isso, se sente mais preparada neste ano. “Agora, é diferente. Tenho que dar a minha vida por aquilo, pois meu futuro está em jogo”, acredita ela.
Momentos finais
Para os dias que antecedem o Enem, a estudante do terceiro ano já sabe o que fazer. "Sou ansiosa, mas vou tentar me acalmar, respirar, fazer algo que gosto muito, como ler um livro”. João Paulo Vilas Boas, de 18 anos, também acredita que nos últimos dias antes das provas é necessário manter a tranquilidade. “Durante a semana, procuro estudar e praticar por meio de exercícios, mas nos finais de semana busco fazer atividades que me relaxam, como jogar bola”, comenta.
Ele terminou o ensino médio em 2014 e já tinha feito o Enem. Mas neste ano, fará os testes para atingir um objetivo específico. "Quero ter notas suficientes para poder concorrer a uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Como já conheço a prova e me prepararei, sinto-me seguro”, explica. Como futuro jornalista, tem facilidade no Português e na redação, por isso dá atenção especial à área de exatas.
João Paulo vai tentar uma bolsa do ProUni
Hora da prova
Para os dias que antecedem o Enem, Layana recomenda que os estudantes organizem antes, com tempo, tudo é o necessário levar, como documentos, água e alimentos. “Também indico que calma e pontualidade”, reforça ela. A partir deste ano, haverá intervalo de meia hora entre o fechamento dos portões e o início da prova. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a mudança é para que os participantes possam localizar a sala com tempo.
E no momento das provas, como se comportar? João Paulo recomenda ler todas as questões com calma, para entender o que está sendo perguntado. E se bater ansiedade? “Nesse caso, respiro fundo, conto até três, bebo água, vou dar uma volta”, aconselha ele.
Enem 2015
Desde 2 de outubro, os participantes podem consultar os locais onde serão aplicadas as provas.No primeiro dia do Enem 2015 (24 de outubro), entre as 13h30 e 18h, haverá 90 questões de ciências humanas e ciências da natureza. No dia seguinte (25), das 13h30 às 19h, serão mais 90 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática. Os candidatos também produzirão uma redação. Saiba mais