Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Professores apresentam dicas e sugestões de temas para Redação do Enem 2015

Professores apresentam dicas e sugestões de temas para Redação do Enem 2015

Participantes farão texto em 25 de outubro junto com 90 questões objetivas de linguagens e matemática

Publicado por Silvia Tancredi
15/10/2015 16h21 , atualizado em 05/08/2019 10h56

No segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, além de responder questões objetivas, os mais de 7,7 milhões de participantes vão produzir uma redação dissertativo-argumentativa. Para ajudar na preparação para esse momento, professores de redação de cursos e colégios oferecem dicas para a produção do texto e sugestões de assuntos que podem ser abordados pela organização do exame educacional. 

Maria Aparecida Custódio, professora do laboratório de redação do colégio e curso objetivo de São Paulo há 28 anos, ressalta que o Enem costuma abordar temais nacionais atuais, que ocupam espaço na mídia. “O Exame é uma prova de cidadania. Os temas geralmente envolvem questões sociais, os cidadãos, a sociedade, as leis, a educação, escolas e poder público”, enumera ela. 

Segundo a professora de redação do curso Oficina do Estudante de Campinas, Liliane Negrão, não é possível prever o tema da redação do Enem, mas ela analisa que geralmente são escolhidos assuntos que abrangem a coletividade. “O participante deve tentar entender como e por que o tema atinge a sociedade como um todo. Procuro usar o critério daquilo que envolve sempre a coletividade partindo de um ponto de vista globalizado e mais abrangente”, comenta. 

Temas

Como sugestões de assuntos que podem ser abordados na redação do Enem 2015, Maria Aparecida aposta nestes dez: PEC das domésticas, crise hídrica relacionada a crise energética, mobilidade urbana, consumo sustentável, programa mais médicos, inclusão dos portadores de deficiência, esporte como fator de inclusão social, bullying na escola, intolerância em geral e dependência tecnológica. Já a professora Liliane tem trabalhado com os alunos temas com machismo, intolerância, racismo e cesarianas - este último "na moda", segundo ela.

Na edição de 2014 do exame educacional, o tema da redação foi “Publicidade infantil em questão no Brasil”. Assim como no ano passado, no texto de 2015 será necessário apresentar uma proposta de intervenção conforme a matriz de referência da prova de redação. Isso significa que os participantes não só devem apresentar os argumentos e justificá-los, mas também mostrar propostas coerentes e viáveis para o problema exposto no tema. 

Saiba mais sobre a proposta de intervenção na redação do Enem

O texto não precisar ser longo. De acordo com Maria Aparecida, quatro parágrafos são suficientes, mas é fundamental que o participante apresente o assunto claramente já no primeiro parágrafo para evitar fuga ao tema. O professor Eduardo Calbucci, supervisor de Português e Redação do Anglo Vestibulares, concorda. “O exame exige já no enunciado o posicionamento do estudante e sua "solução" para o problema exposto, o qual deve ser bem desenvolvido por meio de argumentos. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

......................

Confira passo a passo da professora Maria Aparecida para se dar bem na organização da prova de redação:

-Comece lendo todos os textos apresentados
-Identifique o tema
-Sublinhe as palavras-chave
-Reconheça o encaminhamento que a banca deu ao tema
-Faça as questões objetivas
-Anote as ideias à medida que vão surgindo para não esquecer
-Inicie a produção do texto

........................

Repertório cultural

A professora do curso Objetivo indica ainda que o estudante não deve se limitar às informações repassadas pela banca. "Os dados são apenas um ponto de partida. O participante deve dar um dado novo, usar fatos históricos e da atualidade. Ele deve agregar conteúdo próprio, mostrar que tem repertório cultural”. 

O professor Eduardo também acredita que o participante deve mostra a bagagem adquirida no Ensino Médio. Para se dar bem na prova, ele aconselha ainda conhecer as redações de outras edições que ganharam nota mil. Assim, será possível ver como os temas foram trabalhados pelos estudantes e quais critérios foram levados em conta na correção

Veja as regras e critérios na correção da redação do Enem

Para se sair bem na redação, Liliane recomenda também que o participante tenha cuidado ao expressar os seus pensamentos por escrito. “A opinião tem que ser filtrada a partir da frase temática, ou seja, essa história que na redação o aluno expressa livremente o que pensa, é uma meia verdade. Tudo vai depender daquilo que a redação está pedindo dele”. 

A professora reforça ainda que, no Enem o estudante deve se atentar aos direitos humanos. “Todo argumento que ele for construir precisa respeitar os direitos humanos, do contrário, ele corre um risco muito grande de ter a nota reduzida ou mesmo zerar na redação”.

Confira mais dicas para a redação do Enem 2015

No mesmo dia da prova da redação, em 25 de outubro, os participantes responderão 90 questões objetivas de linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática. No dia anterior, serão 90 questões de ciências humanas e ciências da natureza. Saiba mais sobre as provas do Enem 2015.

Veja também

Filme Guerra Civil com Wagner Moura. Veja temas para estudar que aparecem no longa-metragem
História dos Estados Unidos, invasão ao Capitólio e eleições presidenciais do país são assuntos para estudar
Encceja 2024: inscrição poderá ser feita daqui a dez dias, em 29 de abril
Encceja possibilita que estudantes que não terminaram Ensino Fundamental ou Médio em idade regular obtenham certificado de conclusão
UnB reabre inscrições do Vestibular 2024 via Enem
São mais de duas mil vagas disponíveis neste processo seletivo
Dia dos Povos Indígenas 2024: saiba importância da data e conheça desafios enfrentados pelas comunidades
Profissional indígena que ingressou na universidade por meio das cotas também conta sua experiência
Isenção do Enem 2024: participantes do Programa Pé-de-Meia têm direito à gratuidade
Estudantes também devem pedir gratuidade até dia 26 de abril por meio da página do Participante do Enem 2024
Vestibular 2024 para refugiados da UFSC abre inscrições hoje (18)
Veja o link de inscrição e mais informações sobre o Vestibular 2024 para refugiados da UFSC
UFSC abre inscrição para Vestibular Unificado 2024/2
Processo seletivo oferece mais de mil vagas em cursos da UFSC e do IFSC
Dia Nacional do Livro Infantil: professora explica importância da leitura desde cedo
Profissional defende incentivar a criança a ler desde cedo para que ela tome gosto pela leitura
Enem 2024: prazo para justificar ausência está aberto. Saiba quem pode fazer justificativa
Entre motivos aceitos pelo Inep, estão assalto, morte na família, privação de liberdade, casamento ou paternidade
Paraná: Unioeste divulga datas do Vestibular 2025
Provas da Unioeste serão aplicadas em Curitiba e outras sete cidades paranaenses. Também haverá testes no Mato Grosso do Sul.
Como se preparar para a redação do Enem 2024?
Faltam alguns meses para o Enem 2024, saiba como usar esse tempo na sua preparação para a redação do exame
Enem 2024: confira quem pode pedir isenção da taxa de inscrição
Estudantes podem solicitar gratuidade somente até o dia 26 de abril, apenas pela internet