Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Supostas provas do Enem 2015 circulam na internet, mas Inep nega vazamento

Supostas provas do Enem 2015 circulam na internet, mas Inep nega vazamento

Inep reforçou que levará a Polícia Federal as imagens tanto da redação quanto dos cadernos de provas

Publicado por Érica Caetano
19/10/2015 09h29 , atualizado em 19/10/2015 13h38

Começaram a circular nas redes sociais na noite de ontem, 18 de outubro, fotografias de supostos cadernos de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, previsto de ser aplicado no próximo final de semana, entre os dias 24 e 25 de outubro. 

Além da imagem de supostas capas de dois cadernos de provas, nas cores azul e rosa, foi compartilhado também uma foto de uma suposta redação, que teria como tema Intolerância Religiosa ecom a indicação que se tratava de uma prova na cor cinza.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) se pronunciou, através de sua página oficial no Twitter, informando que as fotos que estavam circulando eram falsas. "Atenção participantes do #Enem2015! As provas que estão circulando são falsas", disse o órgão na rede social. 

 

O Inep reforçou também que levará a Polícia Federal as imagens tanto da redação quanto dos cadernos de provas. Em 2009, o Ministério da Educação (MEC) cancelou as provas do Enem devido a confirmação do vazamento de informações. 

Segurança

Devido as tentativas de fraude no Enem do ano passado, o Ministro da Educação Aloizio Mercadante destacou na última sexta-feira, 16 de outubro, em coletiva de imprensa realizada em Brasília, que um aparato está organizado para fazer o monitoramento e fiscalização das provas e que a segurança das mesmas é uma questão de justiça para aqueles que se prepararam para o Exame.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Enem 2015 será aplicado para mais de 7,7 milhões de estudantes de 1.669 municípios brasileiros. No primeiro dia, entre as 13h30 e as 18h, serão aplicados testes com 90 questões objetivas de Ciências Humanas e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Já no segundo, das 13h30 às 19h será a vez de Redação, e mais 90 questões de Matemática e suas Tecnologias e Linguagens e Códigos.

A abertura dos portões será às 12h e o fechamento às 13h. Uma das novidades desta edição é que haverá prazo de 30 minutos entre o fechamento dos portões e o início das provas (13h30). O MEC informou que mais de 2 milhões de inscritos ainda não haviam acessado o cartão de confirmação, com os locais e orientações gerais sobre as provas. Esta é a primeira vez que o órgão não envia o documento via Correios.

Acesse o local de prova do Enem 2015

O Super Vestibular, em parceria com o colégio e curso Oficina do Estudante de São Paulo, divulgará, em tempo real e de forma gratuita, a correção comentada das provas do Enem 2015.  A resolução em tempo real, que será disponibilizada nesta página, terá início no sábado, às 18h. Já no domingo, ela inicia às 19h. A correção também poderá ser acompanhada através de nossas redes sociais, por meio do Facebook e Twitter.

Veja também

Tema da redação do Enem 2024 aborda desafios para a valorização da herança africana no Brasil
Os temas da redação do Enem costumam abordar questões sociais e problemas estruturais do Brasil.
Provas do 1º dia do Enem 2024 começam hoje (3): veja o que levar
Mais de 4,3 milhões estão confirmados no Enem 2024. Hoje (3), participantes terão de produzir redação e provas de Linguagens e Ciências Humana
Enem 2024: Mundo Educação fará correção comentada das provas
Processo de correção deve começar alguns minutos depois do fim da aplicação dos exames e será ao vivo e gratuito
Local de prova do Enem 2024 é divulgado
As provas do Enem 2024 são aplicadas nos dois primeiros finais de semana de novembro.
Inscrição do Fies 2024/2 encerra hoje (27)
As inscrições do Fies 2024/2 estão abertas para os candidatos concorrerem a mais de 70 mil oportunidades de acesso ao ensino superior.
Inscrição do Fies 2024/2 está aberta
Podem participar do programa que oferece financiamentos estudantes que fizeram o Enem a partir de 2010