O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 entra em seu segundo dia neste domingo, 12 de novembro. Os portões serão fechados às 13h e as provas serão aplicadas a partir das 13h30 (horário de Brasília).
Saiba o que comer neste segundo dia de Enem
Este domingo traz aos participantes a parte de exatas e biológicas do Enem 2017. Serão aplicadas 45 questões objetivas de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) e outras 45 de Matemática. A duração máxima do exame é de 4h30.
Mesmo sendo disciplinas de abordagem mais exata e compostas por cálculos, por exemplo, as áreas deste segundo dia de Enem requerem bastante leitura e interpretação de texto, já que o exame contextualiza suas questões e coloca as teorias aplicadas ao dia a dia. Confira aqui as dicas de professores de Química, Física e Matemática para este domingo de provas.
Orientações
Alguns participantes foram eliminados no primeiro dia do Enem por não levarem o documento de identificação original com foto. Por isso, confira a documentação antes de ir para a prova e não fique de fora do exame.
Apesar de repetitivo para o segundo dia, permanece a orientação: leve apenas caneta de tinta preta fabricada em material transparente. O Inep só corrigirá as provas marcadas com tinta preta por conta do leitor óptico que detecta melhor a cor.
Não pegue folhas para rascunho durante a prova. Utilize o próprio caderno do Enem para rascunhar nos espaços disponíveis. Houve caso de eliminação de uma estudante que pegou uma página de sua agenda.
Saia com antecedência de sua casa. Lembre-se que o horário da aplicação do Enem é referente ao horário de Brasília. Verifique abaixo em que horas a prova começa em seu estado.
Balanço do Enem 2017
O Enem chega ao seu segundo dia de provas tendo registrado a maior abstenção desde sua reformulação, ou seja, em 2009. Dos mais de 6,7 milhões de inscritos, mais de 2 milhões não compareceram às provas do último domingo (5), uma ausência de 30,2% dos participantes.
Os mais de 4,6 milhões de participantes que compareceram aos locais de prova no primeiro dia do Enem tiveram 5h30 para responder 90 questões objetivas sobre Ciências Humanas e Linguagens e Códigos, além da elaboração de uma Redação focada na inclusão social: Desafios para Formação Educacional de Surdos no Brasil.
Veja o comentário sobre a redação do Enem 2017!
A redação gerou expectativas nos estudantes. Além do tão esperado tema, o impasse sobre a decisão que proibiu ao Inep zerar as redações que desrespeitassem os Direitos Humanos durou até a véspera do Enem. O Supremo Tribunal Federal (STF) negou o recurso do instituto e o órgão teve que desconsiderar o item de seu edital. No entanto, os participantes podem perder até 200 pontos por ofensas, incitação ao ódio, estímulo à violência e ao crime.
O Inep não registrou maiores contratempos relacionados à segurança. Apesar disso, o instituto confirmou que um participante "surtou" e fugiu com a prova antes do horário permitido. Para o órgão, o caso não representa fraude.
No fim da última semana, o Inep informou que corrigirá as provas dos participantes que não transcreveram a frase da capa do caderno. De acordo com o instituto, a possibilidade de fraude na redação (por isso há a comparação da grafia) pode ser evitada pela identificação das provas com os dados de cada estudante.
Próximos passos
Após a realização do Enem, fica a expectativa sobre o Gabarito Oficial. Fique calmo (a)! O Inep informou que as respostas serão publicadas em 16 de novembro. O documento serve somente para verificação dos erros e acertos, não cabendo recurso.
Depois de conferir o gabarito, resta esperar a divulgação das notas oficiais. O resultado do Enem 2017 está previsto para o dia 19 de janeiro.
Enquanto o Gabarito Oficial não sai, é possível acompanhar as respostas extraoficiais no Super Vestibular! Em parceria com o colégio Oficina do Estudante, haverá a Correção Comentada do segundo dia do Enem neste domingo, a partir das 18h.
Mais informações sobre o Enem podem ser vistas aqui no Super Vestibular! Boa sorte!