Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Professores comentam o tema da Redação do Enem 2017

Professores comentam o tema da Redação do Enem 2017

O tema foi bem específico e diferente do que muitos candidatos esperavam.

Publicado por Rafael Batista
06/11/2017 10h35 , atualizado em 06/11/2017 10h36

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 pegou muita gente de surpresa: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil. Apesar de atual, o assunto proposto foge do que muitos previam, pois não é generalista, envolvendo uma parcela da sociedade.

Para alguns professores o tema foi bem escolhido por segmentar os argumentos dos candidatos que, em vez de dissertarem apenas sobre uma educação inclusiva, terem que escrever sobre a educação de surdos. Apesar do movimento crescente no ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras), há uma deficiência grande, especialmente na educação básica.

Entre os textos motivadores estavam alguns artigos de uma Lei Federal de 2015 que trata do direito a educação e um gráfico sobre as matrículas de surdos na educação básica. Para a Professora Tatiana Nunes, do Colégio Mopi do Rio de Janeiro, “o tema é interessante, pois foge do padrão que costuma falar de assuntos mais genéricos e fecharam em um grupo específico”.

Apesar de ter aprovado a escolha do tema, Tatiana considera um risco a elaboração do texto, pois pode haver uma tendência a fuga do tema. “O candidato pode falar em educação e inclusão, até porque eles são minoria, mas a especificação em relação aos surdos deve ser abordada, para que o estudante não fuja do tema proposto”, explica a professora.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Utilidade do tema

Na análise feita pelo Colégio Oficina do Estudante, que pode ser conferida aqui, pode se destacar a necessidade de discutir o tema da inclusão de surdos na educação. Os questionamentos implícitos no tema e na coletânea proporcionaram aos estudantes uma série de argumentos para propor uma intervenção para o problema.

No entanto, ainda de acordo com a análise, muitos outros problemas poderiam ser listados e refletidos no que diz respeito a educação inclusiva. Pessoas com carência cognitiva, cegos e outros estudantes poderiam ser contemplados dentro da proposta de redação.

Veja como foi o primeiro dia de provas do Enem 2017 e confira a correção comentada das questões objetivas.

Veja também

Prazo para se inscrever no Vestibular 2022/1 via Enem da ESPM é finalizado
Candidatos que optem por concorrer via Enem podem usar as notas desde que tenham desempenho mínimo de 650 na redação e 580 nas demais provas. 

IFCE divulga resultado do Vestibular Complementar 2021/2
Cursão são ministrados em Acaraú, Aracati, Baturité, Canindé, Cedro, Horizonte, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Paracuru e Sobral.

PUCRS recebe inscrições para Vestibular de Verão 2022
Também estão abertas as inscrições para o vestibular da carreira de Medicina, que oferece 120 vagas

Unemat divulga resultado do Vestibular Simplificado 2021
O vestibular simplificado 2021 da Unemat ofertou 530 vagas distribuídas entre dez turmas especiais de oferta única em quatro municípios: Colíder, Paranatinga, Rondonópolis e São Félix do Araguaia.

Inscrições do Vestibular 2022/1 da Unitins já podem ser feitas
Pedidos de isenção de taxa de inscrição também serão recebidos a partir de hoje até o próximo dia 28.

Inscrições do Vestibulinho 2022/1 das Etecs (SP) estão abertas
As Etecs terão mais uma edição com a avaliação dos candidatos via histórico escolar. As provas foram suspensas em 2022, devido a pandemia de Covid-19. 

UEPG libera resultado do Vestibular de Primavera 2021
Mais de 9 mil estudantes concorreram a 725 vagas em 39 cursos de graduação

ITA divulga locais de prova da 1ª fase do Vestibular 2022
As provas desta etapa serão aplicadas no dia 02 de novembro, das 08h às 13h. A oferta é de 150 vagas, sendo 120 para a reserva e 30 para a ativa.

UFJF (MG) reabre prazo de inscrições do Pism 2022 a partir de amanhã (26)
Inscrições poderão ser feitas até as 18h do dia 27 de outubro.

IFTM recebe inscrições do Vestibular 2022/1
Estão sendo oferecidas pelo IFTM 940 vagas para cursos superiores ministrados em Ituiutaba, Paracatu, Patrocínio, Uberaba, Uberlândia, Patrocínio e Patos de Minas. 

UFT está com inscrições abertas para o Vestibular 2022/1
A UFT está ofertando 948 vagas em 50 graduações. Desse total de oportunidades, 15 vagas destinam-se ao curso de Medicina.

Inep reabre prazo de inscrições para aqueles que queiram trabalhar no Enem 2021
O prazo vai até amanhã, 26 de outubro. O Inep publicará a relação dos inscritos homologados e convocados para o curso de capacitação no dia 28.