Esta quarta-feira, dia 24 de maio, é o último dia para os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 efetuarem o pagamento da taxa no valor de R$ 82. Para gerar o boleto, basta acessar a página do participante informando CPF e senha.
Este prazo não será prorrogado, nem mesmo para as regiões em que há feriados locais nessa data. Para pagar a taxa basta comparecer em qualquer agência bancária, casa lotérica ou nos correios. O pagamento pode levar até dois dias úteis para ser processado e assim confirmar a inscrição no Enem 2017.
Caso o inscrito não pague a taxa, sua inscrição será cancelada e ele não poderá realizar as provas. Os estudantes que solicitaram a isenção, mas tiveram o pedido indeferido deve gerar e pagar o boleto de inscrição, sob pena de ter a inscrição cancelada.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) só divulgará o número de inscritos após os dados consolidados, com a a confirmação das inscrição. A previsão é de que no dia 30 de maio seja realizada uma entrevista coletiva para divuglar esses dados. No entanto, o último balanço, divulgado às 15h do dia 19, dava conta de mais de 6,5 milhões de inscritos.
Veja mais: Número de inscritos no Enem 2017 não deve superar a edição do ano passado
Solicitações
Desde o último dia 19, os participantes não podem mais alterar as informações prestadas na inscrição. No entanto, entre os dias 29 de maio e 4 de junho de 2016, os estudantes travestis ou transexuais que desejarem ser atendidos pelo nome social devem solicitar através de formulário próprio, na página do participante. Será necessária a digitalização e envio de uma fotografia atual, um documento de identificação e o formulário de solicitação assinado.
Caso o candidato não se lembre da senha, basta clicar em “esqueci minha senha” e um novo código para acesso será enviado por e-mail. Ter acesso a esta página é essencial para conhecer o local onde serão aplicadas as provas, a previsão é de que esta informação esteja disponível em até 20 dias antes do primeiro dia do exame.
Provas
Nesta edição, o Enem será aplicada em dois domingos seguintes, diferente das edições anteriores, quando eram realizadas em um único final de semana (sábado e domingo). A mudança foi aprovada depois de uma consulta pública, realizada pela internet.
Segundo o Edital, o exame está marcado para acontecer nos dias 5 e 12 de novembro, das 13h30 às 19h e das 12h30 às 18h, respectivamente, observando o horário oficial de Brasília. No primeiro dia de provas serão aplicadas 90 questões objetivas sobre Linguagens e Códigos e Ciências Humanas, além da prova de Redação. No domingo seguinte serão outras 90 perguntas, desta vez versando sobre Matemática e Ciências da Natureza.
Veja as possibilidades de uso da nota do Enem
Estude com o Super Vestibular!
No Super Vestibular você encontra as correções comentadas das provas dos anos anteriores, avalia seus conhecimentos ao realizar o nosso simulado, confere as provas e gabaritos das outras edições. Com nossas dicas você tem informações sobre o funcionamento e o sistema de avaliação do Exame, entre várias outras dicas de estudos.
Outros detalhes sobre o Enem 2017 podem ser obtidos em nossa seção do Enem, no Edital ou pelo telefone 0800-616161.