Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Inep só divulgará número de inscritos do Enem 2017 no dia 30 de maio

Inep só divulgará número de inscritos do Enem 2017 no dia 30 de maio

O órgão afirmou que será realizada coletiva de imprensa, após a verificação e validação de todas as informações necessárias

Publicado por Érica Caetano
22/05/2017 10h53 , atualizado em 22/05/2017 16h31

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou na última sexta-feira, 19 de maio, que só divulgará os dados consolidados das inscrições da edição de 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no dia 30 de maio.

O órgão afirmou ainda, que será realizada coletiva de imprensa, após a verificação e validação de todas as informações necessárias, já que as instituições bancárias pende um prazo de até três dias úteis para confirmar o pagamento dos boletos de cobrança.

O prazo final para o pagamento da taxa vai até quarta-feira, dia 24, respeitando o horário de compensação bancário. O Inep só terá os dados consolidados de inscrições confirmadas ao final das transações bancárias no dia 29 de maio.

Na coletiva de imprensa também deverão ser divulgadas o total de inscrições confirmadas bem como o número de inscritos por unidade federativa e, inclusive, por município de realização de prova.

É provável que o número de inscrições do Enem 2017 não supere os números das edições anteriores, podendo ser registrado o menor número de inscritos em 4 anos. 

Para se ter ideia, no ano passado o número de inscrições não confirmadas chegou a 9,2 milhões. Em 2015 o número foi menor, mas ainda maior que o desta edição, com 8,4 milhões de cadastros. Em 2014, as inscrições bateram todos os recordes, chegando a 9,4 milhões. Em 2013, o número foi menor, 7,1 milhões. Mas, ainda sim, acredita-se que nesta edição o montante seja menor.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Muito se especula sobre o motivo que possa ter causado a queda das inscrições. Pode ser que a avaliação mais criteriosa dos pedidos de isenção e o valor mais alto da taxa tenham interferido.

Enem 2017

As provas do Enem 2017 serão aplicadas este ano em dois domingos consecutivos, dias 05 e 12 de novembro. 

No primeiro dia, os participantes vão produzir uma redação e responder 90 questões objetivas de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas. No segundo domingo, será a vez de mais 90 questões objetivas de Matemática e Ciências da Natureza. 

O resultado do Enem 2017 será divulgado na data provável de 19 de janeiro de 2018.

Por que fazer o Enem?

Com as notas em mãos, os participantes podem participar de programas do governo como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni), Programa de Financiamento Estudantil (FIES) e para ingressar em instituições de ensino superior de Portugal.

Estude com o Super Vestibular!

O Super Vestibular disponibiliza material completo para se preparar para o Enem 2017. Aqui você encontra as correções comentadas das provas dos anos anteriores, avalia seus conhecimentos ao realizar o nosso simulado, confere as provas e gabaritos das outras edições, passa a entender sobre o funcionamento e o sistema de avaliação do Exame, entre várias outras dicas para aprimorar seus estudos.

Veja também

IFRO prorroga inscrições do Vestibular EaD 2020/2
Interessados em concorrer a mais de 2,1 mil vagas gratuitas precisam ter feito Enem entre 2009 e 2019

Confira resultado do Vestibular 2020/2 de Medicina da Unifacs (BA)
Selecionados para as 70 vagas devem fazer registro acadêmico até a próxima sexta-feira, 5 de junho

UFLA (MG) adia PAS 2020 e anuncia algumas mudanças
Outra decisão que altera o calendário do PAS é o fato de a UFLA ter identificado a necessidade de reestruturar o o seu Processo Seriado devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

São Paulo: Unisa está com inscrições abertas para Vestibular 2020/2 de Medicina
Interessados nas 58 vagas devem fazer provas no dia 12 de julho. Resultado está previsto para sair no final desse mês.

Coronavírus: Vestibular da UEM será aplicado em 2021 por conta da pandemia
O Vestibular de Inverno 2020 está suspenso em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Provas devem acontecer em fevereiro de 2021.

IFSuldeMinas inscreve para Vestibular 2020/2 via Enem
A classificação será realizada pelo somatório das notas por área de conhecimento e nota da redação. Os candidatos serão listados por ordem decrescente de notas.

Enem 2020: Inep estende prazo para pagamento da taxa de inscrição
O Instituto anunciou também que aqueles participantes que não fizeram o pagamento da taxa deverão acessar a Página do Participante a partir desta quarta e emitir novo boleto, já que os emitidos anteriormente perderam a validade. 

PUCPR recebe inscrições do Vestibular de Inverno 2020
A PUCPR não aplicará provas para o Vestibular 2020/2 devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). As opções de ingresso na instituição mudam de acordo com o curso escolhido.

Enem 2020: pedidos para tratamento por nome social podem ser feitos
Pessoas que querem ser reconhecidas socialmente pela sua identidade de gênero podem fazer solicitação até próxima sexta-feira (29)

Cederj solta resultado do Vestibular 2020/2 via Enem
Os selecionados deverão realizar matrículas no próximo mês, nos dias 20 e 21 de julho, das 13h às 20h, nos polos do Cederj.

PUCRS recebe inscrições do Vestibular de Inverno 2020 via Enem até este domingo (31)
A taxa é de R$ 30 para os que concorrerem pela prova e de R$ 20 para quem optar pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

UPF recebe inscrições do Vestibular de Inverno 2020
Candidatos poderão optar por utilizar as provas do Enem ou realizar provas on-line. Para o curso de Medicina, a seleção se dará exclusivamente pela nota da prova do Enem.