Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Enem 2017 vai ser realizado em dois domingos

Enem 2017 vai ser realizado em dois domingos

Inscrições serão abertas no dia 8 de maio. Provas serão aplicadas dias 5 e 12 de novembro.

Publicado por Adriano Lesme
09/03/2017 11h29 , atualizado em 09/03/2017 13h40

Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira, 9 de março, o Ministério da Educação (MEC) anunciou mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A principal delas se refere aos dias de aplicação das provas. A edição de 2017 do Enem será realizada em dois domingos em vez de um final de semana.

As provas do Enem 2017 serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro. A decisão foi tomada para não prejudicar os sabatistas, que precisavam aguardar até o pôr do sol em uma sala fechada para então começarem a fazer as provas.

O MEC também levou em consideração o resultado da consulta pública realizada entre os dias 18 de janeiro e 17 de fevereiro. A maioria optou pela aplicação do Enem em dois dias em vez de um, mas em dois domingos seguidos. Os estudantes também puderam opinar sobre a aplicação da prova pelo computador, mas a maioria rejeitou a proposta.

Isenção

Os estudantes do 3º ano do ensino médio de escolas públicas continuam ganhando a gratuidade, mas a partir do Enem 2017 não será mais por autodeclaração. O sistema de inscrição será integrado ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e a isenção será concedida automaticamente quando o estudante informar o seu Número de Identificação Social (NIS).

Os participantes do Enem 2016 que obtiveram a isenção e não fizeram as provas poderão obter a gratuidade no Enem 2017. Anteriormente, o benefício era perdido para as futuras edições no caso de ausência sem justificativa. A exclusão do benefício valerá a partir do Enem 2018.

Certificação

O Enem não vai mais certificar para o ensino médio, como o MEC já havia anunciado. O ministério entende que o exame não é adequado para essa avaliação. A certificação voltará a ser pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), como era até 2009.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Enem por Escola

O exame também não vai mais servir para avaliar o desempenho das escolas. Os resultados do Enem por Escola eram usados para a formação de rankings, os quais eram criticados pelo MEC e especialistas em educação.

Segundo a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini, o Enem não foi criado para avaliar o desempenho das escolas.

Enem 2017

As inscrições para o Enem 2017 serão recebidas entre os dias 8 e 19 de maio. O edital com as regras será divulgado até o dia 10 de abril. O valor da taxa não foi divulgado.

A prova de redação passou do segundo para o primeiro dia do Enem. Ela será aplicada junto com as provas de linguagem, código e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias, com duração de 5h30. No segundo domingo serão realizadas as provas de matemática e ciências da natureza e suas tecnologias, com 4h30 de duração.

As provas e cartões de respostas serão personalizados, com identificação do aluno e número de inscrição. Não será mais preciso escrever a cor da prova.

O resultado do Enem 2017 será divulgado no dia 19 de janeiro de 2018. As notas poderão ser usadas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Programa de Financiamento Estudantil (FIES).

Veja também

PUCPR está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2021
As taxas de inscrição possuem valores diferentes conforme a modalidade de ingresso, sendo que para aqueles que escolherem o desempenho do Enem, são gratuitas.

Mackenzie está com inscrições abertas para o Vestibular 2021/2
Estão sendo ofertadas mais de 2,3 mil vagas no Vestibular 2021/2. As oportunidades são para os campi Higienópolis e Alphaville. 

Pedidos de isenção de taxa da SASI 2020 da UFVJM são recebidos
Estão sendo oferecidas pela UFVJM  594 vagas na SASI 2020. Desse total, metade são para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas.

USF está com inscrições abertas para o Vestibular 2021/2 de Medicina
Devido a pandemia de Covid-19, a USF não realizará provas. Os inscritos serão avaliados exclusivamente pelas notas do Enem. 

IFF publica 1ª reclassificação do Vestibular 2021/1
Convocados deverão se matricular na próxima quarta e quinta-feira, 12 e 13.

Reitora da UFRJ afirma que universidade pode fechar em julho
Instituição federal fluminense sofreu cortes sucessivos do Governo Federal

Pré-vestibular social do Cederj inscreve para mais de 6 mil vagas gratuitas
Aulas são voltadas ao Enem 2021 e vestibulares do estado do Rio de Janeiro, como o da UERJ e Cederj

Unicesumar (PR) recebe inscrições para Vestibular 2021/2 de Medicina
Curso oferece cem vagas e é ministrado na cidade de Maringá

UVV, no Espírito Santo, está com inscrições abertas para Vestibular 2021/2
Candidatos podem escolher entre fazer provas presenciais ou pela internet no dia 16 de maio

Unesp solta gabaritos da 2ª fase do Vestibular 2021
Mais de 35 mil candidatos fizeram as provas ontem (9) em 31 cidades paulistas e em outros quatro estados

UEMG disponibiliza 1ª chamada de excedentes do Vestibular 2021 via Enem
Os estudantes foram avaliados por meio das notas do Enem de 2018 a 2020. Somente os inscritos no curso de Música passaram pelos testes de habilidades.

Fatecs (SP) abrem prazo de inscrição do Vestibular 2021/2
Neste vestibular também será ofertado o Sistema de Pontuação Acrescida que é adicionado ao final das notas dos candidatos.