Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Consulta pública: quase 70% rejeita Enem pelo computador

Consulta pública: quase 70% rejeita Enem pelo computador

Resultado da consulta pública sobre o exame educacional foi divulgado pelo MEC nesta manhã

Publicado por Silvia Tancredi
09/03/2017 15h12 , atualizado em 09/03/2017 15h36

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na manhã de hoje, 9 de março, por meio de coletiva de imprensa, o resultado da consulta pública sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Dos mais de 600 mil participantes, mais de 420 mil preferem que as provas não sejam aplicadas pelo computador.

Segundo o órgão, quase 64% das pessoas que responderam a pesquisa querem que o exame educacional continue sendo aplicado durante dois dias. Diferente das edições anteriores, a maioria (42%) escolheu que o Enem ocorra em dois domingos. Confira abaixo como foram as perguntas:


Primeira pergunta da consulta pública do Enem


Segunda consulta pública do Enem


Terceira consulta pública do Enem

A consulta pública foi aberta no dia 18 de janeiro e seguiu até 10 de fevereiro. De acordo com o MEC, a intenção da pesquisa foi de receber a opinião de estudantes, educadores, pesquisadores e de todos que pudessem colaborar com o aperfeiçoamento do exame.

Enem 2017

As mudanças já valem para a edição deste ano. O Enem 2017 será aplicado nos domingos 5 e 12 de novembro. Conforme o MEC, o exame ocorrer somente aos domingos não vai prejudicar os sabatistas, que precisavam aguardar até o pôr do sol em uma sala fechada para então começarem a fazer as provas.

O período de inscrições será de 8 a 19 de maio. O valor da taxa ainda não foi divulgado. No ano passado, os candidatos tiveram que pagar R$ 68. O edital, com as regras do exame, está previsto para sair no dia 10 de abril. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

De acordo com o ministério, os estudantes do 3º ano do ensino médio de escolas públicas continuam ganhando a gratuidade, mas a partir do Enem 2017 não será mais por autodeclaração. O sistema de inscrição será integrado ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e a isenção será concedida automaticamente quando o estudante informar o seu Número de Identificação Social (NIS).

Os participantes do Enem 2016 que obtiveram a isenção e não fizeram as provas poderão obter a gratuidade no Enem 2017. Anteriormente, o benefício era perdido para as futuras edições no caso de ausência sem justificativa. A exclusão do benefício valerá a partir do Enem 2018.

Provas 

A prova de redação passou do segundo para o primeiro dia do Enem. Ela será aplicada junto com as provas de linguagem, código e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias, com duração de 5h30. No segundo domingo serão realizadas as provas de matemática e ciências da natureza e suas tecnologias, com 4h30 de duração.

As provas e cartões de respostas serão personalizados, com identificação do aluno e número de inscrição. Não será mais preciso escrever a cor da prova.

O resultado do Enem 2017 será divulgado no dia 19 de janeiro de 2018. As notas poderão ser usadas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Programa de Financiamento Estudantil (FIES).

Veja também

Gabarito do Enem 2024 é divulgado
O gabarito do Enem 2024 foi publicado pelo Inep hoje, dia 14 de novembro.
Enem 2024: provas de Matemática e Ciências da Natureza acontecem hoje (10): confira orientações
Milhões de candidatos devem realizar as provas do segundo dia do Enem 2024 neste domingo (10) em todas as regiões brasileiras
Tema da redação do Enem 2024 aborda desafios para a valorização da herança africana no Brasil
Os temas da redação do Enem costumam abordar questões sociais e problemas estruturais do Brasil.
Provas do 1º dia do Enem 2024 começam hoje (3): veja o que levar
Mais de 4,3 milhões estão confirmados no Enem 2024. Hoje (3), participantes terão de produzir redação e provas de Linguagens e Ciências Humana
Enem 2024: Mundo Educação fará correção comentada das provas
Processo de correção deve começar alguns minutos depois do fim da aplicação dos exames e será ao vivo e gratuito
Local de prova do Enem 2024 é divulgado
As provas do Enem 2024 são aplicadas nos dois primeiros finais de semana de novembro.