O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já publicou o cartão com os locais onde serão aplicadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. A consulta pode ser feita na página do participante e está sendo liberada aos poucos. Por conta da grande demanda de acessos, o site está lento.
O cartão apresenta o endereço onde serão realizadas as provas, o nome do colégio e o número da sala. Também é mostrado o horário de início dos testes e quando os portões serão abertos e fechados.
No documento, também constam informações pessoais, como nome completo, número da inscrição e CPF. O inscrito deve verificar se os dados estão corretos e se o cartão apresenta a escolha de língua estrangeira, se inglês ou espanhol.
Nesta edição o cartão também contém quatro instruções para o exame:
• O uso de máscara, cobrindo o nariz e a boca, para proteção à Covid-19 é obrigatório durante toda a aplicação das provas. Você poderá retirá-la para lanchar e beber água, por um tempo suficiente para essas ações, visando sua proteção e a dos demais participantes.
• Leve sua garrafinha de água para evitar o uso do bebedouro.
• Você pode levar seu próprio álcool em gel para higienização de suas mãos durante a aplicação das provas.
• O local de provas foi higienizado e os procedimentos de aplicação adaptados para sua segurança na realização do Enem.
Provas
Pela primeira vez serão realizadas provas impressas e provas digitais. Estima-se que 5 milhões de estudantes façam o Enem impresso e cerca de 100 mil, o digital. Veja abaixo as datas:
Enem impresso: 17 e 24 de janeiro de 2021
Enem Digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021
Saiba mais: como funcionará o Enem Digital
A previsão é que os locais de prova do Enem Digital sejam liberados a partir do dia 15 de janeiro.
Apesar das datas e dos formatos diferentes, as provas terão o mesmo conteúdo. Confira abaixo a distribuição das questões:
- 1º domingo: 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos, 45 questões de Ciências Humanas e Redação
- 2º domingo: 45 questões de ciências da natureza e 45 questões de matemática
Orientações
A recomendação é que os participantes cheguem ao local de prova com, no mínimo, uma hora de antecedência. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h.
Os estudantes devem levar ao Enem 2020 documento de identificação oficial com foto e caneta esferográfica de tinta preta. Somente será aceito esse tipo de material.
Medidas contra o coronavírus
Segundo o Inep, os estudantes farão as provas adotando todas as medidas sanitárias e de segurança exigidas por causa da pandemia do coronavírus. Todas as ações constam nos editais retificados liberados em julho.
Confira o Edital retificado Enem 2020 Impresso
Confira o Edital retificado Enem 2020 Digital
O Inep informou que o Enem 2020 será realizado em 205 mil salas, em 14 mil pontos de aplicação. A orientação é que somente seja ocupada a metade da capacidade original das salas. Em 2019, o Enem foi aplicado em 145 mil salas, em cerca de 10 mil locais de prova.
Veja mais medidas de segurança contra a Covid-19:
Máscara: todos os participantes e organização do Enem 2020 devem usar máscara obrigatoriamente. O inscrito que não utilizar a máscara cobrindo totalmente o nariz e a boca, desde a sua entrada até a sua saída do local de provas, será eliminado do Exame.
Salas especiais: serão montadas salas com até 12 carteiras para pessoas que são mais vulneráveis à Covid-19, tais como gestantes, lactantes, idosos e pessoas com condições médicas preexistentes, como cardiopatias, doenças pulmonares crônicas, diabetes, obesidade mórbida, hipertensão, doenças imunossupressoras e oncológicas.
Resultado
O gabarito oficial será publicado até o terceiro dia útil após a realização das últimas provas. O Inep não aceitará recursos contra a resolução das questões. A previsão é que o resultado do Enem 2020 saia no dia 29 de março.
Enem 2020
O Enem ocorreria nos dias 1º e 8 de novembro (Enem impresso) e 22 e 29 de novembro (Enem digital), mas, por causa da pandemia do coronavírus, o Inep decidiu que as provas do Enem seriam adiadas em 30 ou 60 dias.
Em junho, o Inep decidou fazer uma enquete para que os estudantes escolhessem as melhores datas para realização das provas. Puderam participar de forma voluntária os quase 5,8 milhões de estudantes que se inscreveram no exame educacional.
No dia 1º de julho, o Inep divulgou que 553.033 (49,7%) inscritos escolheram que as provas fosssem aplicadas nos dias 2 e 9 de maio de 2021. Além da opção escolhida pelos inscritos, havia mais duas, com provas em dezembro deste ano ou janeiro de 2021.
No entanto, o Inep também ouviu a opinião de secretários de educação, universidades e órgãos como a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) para poder definir melhor as datas.
Para mais detalhes, acesse o Edital do Enem Impresso e o Edital do Enem Digital.
Revise no Mundo Educação
Aqui no Mundo Educação você encontra tudo sobre o Enem! Você pode acessar dicas de estudo e revisar as matérias que quiser, como Biologia ou Matemática, por exemplo.
Você também pode aproveitar para fazer o nosso simulado específico do Enem e, ainda, resolver as provas anteriores e ver os comentários sobre as questões. Boa sorte e bons estudos!