Foram publicados no Diário Oficial da União (D.O.U.) desta sexta-feira, 31 de julho, os novos editais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 com as medidas preventivas para o novo coronavírus (Covid-19).
Além das orientações para a prevenção, os documentos também formalizam as novas datas anunciadas pelo Ministério da Educação (MEC) para a aplicação das provas impressas e digitais.
Confira aqui o novo Edital Enem 2020 Impresso
Confira aqui o novo Edital Enem 2020 Digital
Nos editais é possível verificar as diretrizes e os procedimentos de prevenção à Covid-19, inclusive durante a identificação dos participantes nos dias de provas, como o distanciamento entre as pessoas além dos protocolos de proteção contra o novo coronavírus em idas ao banheiro e vistorias de materiais, lanches e artigos religiosos.
Será obrigatório o uso de máscaras pelo acompanhante de mães que estiverem amamentando. Aquele participante que não utilizar a máscara cobrindo totalmente o nariz e a boca, desde a sua entrada até a sua saída do local de provas, será eliminado do Exame.
Provas
As provas do Enem 2020 serão aplicadas nestes dias:
Enem impresso: 17 e 24 de janeiro de 2021
Enem Digital: 31 de janeiro e 07 de fevereiro de 2021
O Exame ocorreria nos dias 1º e 08 de novembro (Enem impresso) e 22 e 29 de novembro (Enem digital), mas, por causa da pandemia do coronavírus, o Inep informou que as provas do Enem poderiam ser adiadas em 30 ou 60 dias.
O Inep realizou uma enquete para decidir as novas datas das provas do Enem 2020 entre os dias 20 e 30 de junho. Puderam participar de forma voluntária os quase 5,8 milhões de estudantes que se inscreveram no exame educacional.
No dia 1º de julho, o Inep divulgou que 553.033 (49,7%) inscritos escolheram que as provas fosssem aplicadas nos dias 2 e 9 de maio de 2021. Além da opção escolhida pelos inscritos, havia mais duas, com provas em dezembro deste ano ou janeiro de 2021.
Leia mais: como funcionará o Enem Digital
Apesar das datas e dos formatos diferentes, as provas terão o mesmo conteúdo. Veja abaixo a distribuição das provas:
- 1º domingo: 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos, 45 questões de Ciências Humanas e Redação
- 2º domingo: 45 questões de ciências da natureza e 45 questões de matemátics
Nos dias de realização do Exame, os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília-DF). É proibida a entrada do participante no local de prova após o fechamento dos portões e sem a máscara de proteção à Covid-19.
O acesso à sala de provas será permitido com a apresentação de documento de identificação com foto válido, utilizando a máscara de proteção à Covid-19, e dentro do horário estabelecido. A aplicação das provas terá início às 13h30 e término às 19h, no primeiro dia, e às 18h30, no segundo dia, horário de Brasília-DF.
A ida ao banheiro antes das 13h, após procedimentos de identificação realizados na sala de provas, requer nova identificação do participante para retorno à sala de provas, respeitando os protocolos de prevenção ao novo coronavírus.
Veja 5 passos para se concentrar nos estudos para o Enem 2020
O gabarito oficial do Enem 2020 será publicado até o terceiro dia útil após a realização das últimas provas. O Inep não aceitará recursos contra a resolução das questões.
A data do resultado do Enem 2020 ainda não foi informada.