Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Enem 2020 registra somente 28 notas 1.000 na redação

Enem 2020 registra somente 28 notas 1.000 na redação

Das 2,7 milhões de redações, menos de 30 textos alcançaram a nota máxima e 87 mil foram zerados.

Publicado por Érica Caetano
30/03/2021 11h05 , atualizado em 30/03/2021 12h27

As notas do Enem 2020 foram disponibilizadas no início da noite de ontem, 29 de março,  pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Dos mais de 2,7 milhões de candidatos participantes, somente 28 tiraram nota 1.000 na redação.

Resultado Enem 2020

Saiba como recuperar a senha do Enem

O número consegue ser menor do que o registrado na edição do Exame do ano passado, quando dos quase 4 milhões de participantes, apenas 53 tiraram a nota máxima.

 

Temas redação

A edição do Enem 2020 contou com três versões: o Enem impresso (1ª aplicação), o Enem impresso (reaplicação e para Pessoas Privados de Liberdade - PPL) e Enem Digital, as quais tiveram os seguites temas, respectivamente:

  • O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”
  • "A falta de empatia nas relações sociais no Brasil"Enem impresso 
  • "O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil"

Redações zeradas

De acordo com o balanço do Ministério da Educação (MEC), do total de participantes que fizeram a redação do Exame, 87.567 tiraram zero na dissertação, o equivalente a 3,22%.

Dentre os motivos estão:

• Fuga ao tema - 0,93%
• Cópia do texto motivador - 0,46%
• Texto insuficiente - 0,19%
• Não atendimento ao tipo textual - 0,17%
• Parte desconectada - 0,17%
• Redações em branco - 1,12%
• Outros motivos - 0,17%

O Inep também informou que a nota média na redação foi de 588,74 pontos. O índice vai de 0 a 1.000.

Como saber minha média do Enem?

Ao acessar as notas, os participantes podem calcular sua média do Enem. A média é importante para inscrições em programas que usam as notas do Enem para ingresso no ensino superior, como ProUni e Fies.

Calcule sua média no Enem

O que fazer com as notas do Enem?

As notas do Enem não valem para conclusão do ensino médio, função esta que é destinada ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), mas podem ser usadas para entrar na faculdade, através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que oferta vagas em instituições de ensino superior públicas; conseguir uma bolsa de estudos parcial ou integral por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo em instituições particulares para estudantes de baixa renda que estudaram em escola pública. É necessário ter feito o Enem 2020 e ter média de, pelo menos, 450 pontos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Também é possível financiar os estudos por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que disponibiliza financiamentos em universidades particulares. Os interessados devem ter feito o Enem, sendo aceitas qualquer edição desde 2010, e ter média de 450 pontos ou mais. Também é necessário comprovar renda.

Em vestibulares, já que diversas instituições de ensino, públicas e privadas, realizam processos específicos por meio de análise das notas do Enem ao longo do ano. A maioria dos vestibulares exige notas mínimas nas provas do exame educacional conforme o curso de graduação.

Há também a possibilidade de estudar em Portugal com as notas do Enem, já que mais de 50 instituições portuguesas firmaram convênio com o Inep para permitir o ingresso de brasileiros. No entanto, o estudante deve arcar com todos os custos.

Enem 2020

Pela primeira vez na história, o Enem foi aplicado de duas formas: impressa e digital. O formato das provas foi o mesmo, mas as questões foram diferentes.

Os participantes elaboraram uma redação e responderam 180 questões objetivas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática.

Baixe as provas e gabaritos do Enem

Enem impresso

No total, mais de 5 milhões de estudantes se inscreveram no Enem Impresso 2020. As provas foram aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro. No primeiro dia, 51,5% faltaram e, no segundo dia, 55,3%.

O número de ausentes foi recorde. Alguns estudantes deixaram de fazer as provas por medo da pandemia do coronavírus. O ministro da Educação, Milton Ribeiro, também atribuiu esse índice "ao trabalho de mídia contrário ao Enem muito grande".

Enem Digital

As provas do Enem Digital 2020 foram feitas de forma presencial em computadores. O estilo das questões lembrou games e alguns estudantes aprovaram esse formato. Porém, a redação foi feita à mão. O índice de abstenção também foi alto. No primeiro dia, quase 70% dos inscritos faltaram e, no segundo, mais de 71%.

Reaplicação do Enem

Nesta edição, tanto o Enem impresso quanto o Enem digital foram reaplicados porque alguns estudantes apresentaram sintomas ou foram contaminados pelo coronavírus. Além disso, o estado do Amazonas e outras cidades de Rondônia não realizaram o exame educional devido ao estado de emergência da Covid-19.

Para mais informações, acesse a página do Enem 2020.

 

Veja também

Resultado do ProUni 2022/2 é liberado
Agora, os candidatos selecionados precisam comprovar as informações e apresentar a documentação para as instituições até o dia 17 de agosto.

UFVJM (MG) recebe inscrições para Sasi 2022 até hoje (10)
Entre os cursos estão Medicina (em Diamantina e Mucuri), Zootecnia, Agronomia, Fisioterapia, Turismo e Engenharia Agrícola e Ambiental. 

Provas e gabaritos do PSI 2022 da UFAM estão disponíveis
Os vestibulandos fizeram a avaliação às 08h15 nos dois dias. No primeiro dia a prova se encerrou às 13h15, já no segundo o exame foi até às 12h15.

2ª chamada do Vestibular 2022/2 da Unemat está disponível
Matrículas podem ser feitas pela internet nos dias 9 e 10 desta semana.

Inscrições para o Fies 2022/2 estão abertas
São disponibilizados 44.370 financiamentos na edição do segundo semestre. Inscrições vão até esta sexta-feira (12).

Unemat disponibiliza resultado do Vestibular Especial 2022/2 via Enem
Foram oferecidas neste vestibular o total de 651 vagas no formato presencial.

Unitins abre inscrições para Vestibular 2022/2 de cursos tecnológicos
São ofertadas 1 mil vagas em doze cidades tocantinenses.

Inscrições para o Vestibular 2023 da Faculdade Santa Casa de São Paulo estão abertas
A oferta é de 510 vagas, sendo 180 para o curso de Medicina, 80 para Enfermagem, 50 para Fonoaudiologia, 100 para Tecnologia em Radiologia e 100 para Tecnologia em Sistemas Biomédicos.

UEG divulga gabarito do Vestibular 2022/2
O caderno de provas do Vestibular ainda não foi disponibilizado pela Universidade.

Inscrições abertas para o Vestibular 2023 da Faculdade Albert Einstein
São 500 vagas para os cursos de Medicina, Administração, Engenharia Biomédica, Fisioterapia, Odontologia e Enfermagem.

2ª chamada do Vestibular 2022/2 das Fatecs (SP) é publicada
Os aprovados precisam ficar atentos à documentação solicitada para validação do processo no ato da matrícula.

Hoje é o último dia para se inscrever no Vestibular Adicional 2022/2 da UFRGS
Os candidatos serão selecionados por meio do desempenho obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e edições anteriores do vestibular da UFRGS.