Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Resultado do Enem 2020 é divulgado

Resultado do Enem 2020 é divulgado

Inep liberou as notas na página do participante do exame educacional

Publicado por Silvia Tancredi
29/03/2021 18h22 , atualizado em 29/03/2021 18h37

O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) soltou no início da noite desta segunda-feira, 29 de março, o resultado do Enem 2020. Acesse:

Resultado Enem 2020

Para acessar as notas, os estudantes devem entrar nessa página com o número do CPF e a senha cadastrada no momento das inscrições. Caso tenha perdido sua senha, você pode recuperá-la.

Saiba como recuperar a senha do Enem

Nas redes sociais, estudantes comentaram que o site do Enem está lento, apresentando instabilidade e falhas. Em alguns momentos, o usuário é informado que a página está com erro.

Os treineiros, ou seja, quem fez o exame e ainda não terminou o ensino médio, não terão acesso às notas agora. Para estes, os dados estarão disponíveis no final de maio, quando também será publicado o espelho das redações.

As notas do Enem 2020 não poderão ser contestadas, pois o Inep não permite que o participante envie recurso.

Como saber minha média do Enem?

Ao acessar as notas, os participantes podem calcular sua média do Enem. A média é importante para inscrições em programas que usam as notas do Enem para ingresso no ensino superior, como ProUni e Fies.

Calcule sua média no Enem

O que fazer com as notas do Enem?

As notas do Enem não valem para conclusão do ensino médio, função esta que é destinada ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), mas podem ser usadas para entrar na faculdade.

Veja abaixo como ingressar em universidades com as notas do Enem 2020:

Programas do Ministério da Educação

SiSU

A primeira oportunidade para tentar ingressar em instituições de ensino públicas é o Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O prazo de inscrições para a primeira edição de 2021 será de 6 a 9 de abril. Para participar do SiSU o participante não pode ter zerado a redação.

No total, o SiSU 2021/1 vai oferecer 209.190 vagas em 5.685 mil cursos de graduação em 110 instituições públicas. O resultado do SiSU deve sair no dia 13 de abril. Já o prazo para manifestar interesse na lista de espera será de 13 a 19 de abril.

Consulte as vagas do SiSU 2021/1

ProUni 

O Programa Universidade para Todos (ProUni) oferece bolsas de estudo em instituições particulares para estudantes de baixa renda que estudaram em escola pública. É necessário ter feito o Enem 2020 e ter média de, pelo menos, 450 pontos.

Entenda a relação entre Enem e ProUni

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) disponibiliza financiamentos em universidades particulares. Os interessados devem ter feito o Enem, sendo aceitas qualquer edição desde 2010, e ter média de 450 pontos ou mais. Também é necessário comprovar renda.

As edições do primeiro semestre do ProUni e Fies 2021 já foram realizadas, pois as faculdades particulares não poderiam esperar as notas do Enem 2020. As seleções foram com as notas do Enem 2019 e edições anteriores.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No entanto, o MEC pretende realizar novos processos seletivos do Fies e ProUni antes do segundo semestre, e os estudantes poderão usar as notas do Enem 2020.

Vestibulares

Diversas instituições de ensino, públicas e privadas, realizam processos específicos por meio de análise das notas do Enem ao longo do ano. A maioria dos vestibulares exige notas mínimas nas provas do exame educacional conforme o curso de graduação. 

A equipe do Mundo Educação divulga todos esses vestibulares. Fique ligado na nossa agenda.

Estudar no exterior

Os participantes também podem estudar em Portugal com as notas do Enem. Mais de 50 instituições portuguesas firmaram convênio com o Inep para permitir o ingresso de brasileiros. No entanto, o estudante deve arcar com todos os custos.

Como foi o Enem 2020

Pela primeira vez na história, o Enem foi aplicado de duas formas: impressa e digital. O formato das provas foi o mesmo, mas as questões foram diferentes.

Os participantes elaboraram uma redação e responderam 180 questões objetivas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática.

Baixe as provas e gabaritos do Enem

Enem impresso

No total, mais de 5 milhões de estudantes se inscreveram no Enem Impresso 2020. As provas foram aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro. No primeiro dia, 51,5% faltaram e, no segundo dia, 55,3%.

O número de ausentes foi recorde. Alguns estudantes deixaram de fazer as provas por medo da pandemia do coronavírus. O ministro da Educação, Milton Ribeiro, também atribuiu esse índice "ao trabalho de mídia contrário ao Enem muito grande".

Professores consideraram que o exame educacional evitou temas polêmicos. O tema da redação, que foi "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira", ganhou elogios de especialistas.

Enem Digital

As provas do Enem Digital 2020 foram feitas de forma presencial em computadores. O estilo das questões lembrou games e alguns estudantes aprovaram esse formato. Porém, a redação foi feita à mão. O tema foi: "O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil"

O índice de abstenção também foi alto. No primeiro dia, quase 70% dos inscritos faltaram e, no segundo, mais de 71%.

Reaplicação do Enem

Nesta edição, tanto o Enem impresso quanto o Enem digital foram reaplicados porque alguns estudantes apresentaram sintomas ou foram contaminados pelo coronavírus. Além disso, o estado do Amazonas e outras cidades de Rondônia não realizaram o exame educional devido ao estado de emergência da Covid-19.

O tema da redação da reaplicação do Enem foi: "Falta de empatia nas relações sociais no Brasil"

Para mais informações, acesse a página do Enem 2020.

Assista às nossas videoaulas

Veja também

ITA abre isenções do Vestibular 2025
Concurso de admissão terá duas fases, com provas em outubro e novembro
Pré-Enem da UEMS 2024 gratuito recebe inscrição para novas turmas
As 200 vagas estão distribuídas nas cidades de Campo Grande, Dourados e Nova Andradina
UFVJM, em Minas Gerais, abre isenção da taxa de inscrição do SASI 2024
Candidatos do vestibular seriado podem tentar isenção total ou parcial
Dia Mundial do Livro: conheça autores homenageados na data comemorativa
Homenageados morreram neste mesmo dia em 1616. Escritores nasceram na Inglaterra, Espanha e Peru.
Enem 2024: isenção encerra nesta sexta (26)
Saiba como solicitar e quem pode pedir a isenção no Enem 2024
Vestibular de inverno 2024 da UDESC abre as inscrições
São mais de mil vagas distribuídas entre 37 cursos da Universidade
Dia Mundial do Livro 2024: especialistas em educação revelam que sociedade leitora é formada na infância
Consequência de incentivar a leitura na infância é formar uma sociedade de adultos que consomem diferentes tipos de texto
Cederj recebe pedidos de isenção do Vestibular 2024/2
Também está aberto prazo de pré-inscrição pelo sistema de cotas e ações afirmativas
UEMA abre pedidos de isenção de taxa do PAES 2025
Podem participar estudantes que cursaram os últimos cinco anos na rede pública e candidatos com renda familiar de até dois salários mínimos
Dia da Terra: você sabe o quão importante é a Amazônia para o planeta?
Veja a nossa conversa com um ecologista que trabalha na Amazônia sobre a importância deste bioma para a vida na terra
Falta uma semana: inscrição para Encceja começa em 29 de abril
Ao fazer exame, participantes podem receber a certificação de conclusão dos Ensinos Fundamental e Médio
Dia de Tiradentes e Inconfidência Mineira: veja questões de vestibulares e Enem sobre temas da História do Brasil
Personagem da História do Brasil e seus desdobramentos podem ser cobrados em provas de História do Brasil