Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Resultado do Enem 2020 é divulgado

Resultado do Enem 2020 é divulgado

Inep liberou as notas na página do participante do exame educacional

Publicado por Silvia Tancredi
29/03/2021 18h22 , atualizado em 29/03/2021 18h37

O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) soltou no início da noite desta segunda-feira, 29 de março, o resultado do Enem 2020. Acesse:

Resultado Enem 2020

Para acessar as notas, os estudantes devem entrar nessa página com o número do CPF e a senha cadastrada no momento das inscrições. Caso tenha perdido sua senha, você pode recuperá-la.

Saiba como recuperar a senha do Enem

Nas redes sociais, estudantes comentaram que o site do Enem está lento, apresentando instabilidade e falhas. Em alguns momentos, o usuário é informado que a página está com erro.

Os treineiros, ou seja, quem fez o exame e ainda não terminou o ensino médio, não terão acesso às notas agora. Para estes, os dados estarão disponíveis no final de maio, quando também será publicado o espelho das redações.

As notas do Enem 2020 não poderão ser contestadas, pois o Inep não permite que o participante envie recurso.

Como saber minha média do Enem?

Ao acessar as notas, os participantes podem calcular sua média do Enem. A média é importante para inscrições em programas que usam as notas do Enem para ingresso no ensino superior, como ProUni e Fies.

Calcule sua média no Enem

O que fazer com as notas do Enem?

As notas do Enem não valem para conclusão do ensino médio, função esta que é destinada ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), mas podem ser usadas para entrar na faculdade.

Veja abaixo como ingressar em universidades com as notas do Enem 2020:

Programas do Ministério da Educação

SiSU

A primeira oportunidade para tentar ingressar em instituições de ensino públicas é o Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O prazo de inscrições para a primeira edição de 2021 será de 6 a 9 de abril. Para participar do SiSU o participante não pode ter zerado a redação.

No total, o SiSU 2021/1 vai oferecer 209.190 vagas em 5.685 mil cursos de graduação em 110 instituições públicas. O resultado do SiSU deve sair no dia 13 de abril. Já o prazo para manifestar interesse na lista de espera será de 13 a 19 de abril.

Consulte as vagas do SiSU 2021/1

ProUni 

O Programa Universidade para Todos (ProUni) oferece bolsas de estudo em instituições particulares para estudantes de baixa renda que estudaram em escola pública. É necessário ter feito o Enem 2020 e ter média de, pelo menos, 450 pontos.

Entenda a relação entre Enem e ProUni

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) disponibiliza financiamentos em universidades particulares. Os interessados devem ter feito o Enem, sendo aceitas qualquer edição desde 2010, e ter média de 450 pontos ou mais. Também é necessário comprovar renda.

As edições do primeiro semestre do ProUni e Fies 2021 já foram realizadas, pois as faculdades particulares não poderiam esperar as notas do Enem 2020. As seleções foram com as notas do Enem 2019 e edições anteriores.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No entanto, o MEC pretende realizar novos processos seletivos do Fies e ProUni antes do segundo semestre, e os estudantes poderão usar as notas do Enem 2020.

Vestibulares

Diversas instituições de ensino, públicas e privadas, realizam processos específicos por meio de análise das notas do Enem ao longo do ano. A maioria dos vestibulares exige notas mínimas nas provas do exame educacional conforme o curso de graduação. 

A equipe do Mundo Educação divulga todos esses vestibulares. Fique ligado na nossa agenda.

Estudar no exterior

Os participantes também podem estudar em Portugal com as notas do Enem. Mais de 50 instituições portuguesas firmaram convênio com o Inep para permitir o ingresso de brasileiros. No entanto, o estudante deve arcar com todos os custos.

Como foi o Enem 2020

Pela primeira vez na história, o Enem foi aplicado de duas formas: impressa e digital. O formato das provas foi o mesmo, mas as questões foram diferentes.

Os participantes elaboraram uma redação e responderam 180 questões objetivas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática.

Baixe as provas e gabaritos do Enem

Enem impresso

No total, mais de 5 milhões de estudantes se inscreveram no Enem Impresso 2020. As provas foram aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro. No primeiro dia, 51,5% faltaram e, no segundo dia, 55,3%.

O número de ausentes foi recorde. Alguns estudantes deixaram de fazer as provas por medo da pandemia do coronavírus. O ministro da Educação, Milton Ribeiro, também atribuiu esse índice "ao trabalho de mídia contrário ao Enem muito grande".

Professores consideraram que o exame educacional evitou temas polêmicos. O tema da redação, que foi "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira", ganhou elogios de especialistas.

Enem Digital

As provas do Enem Digital 2020 foram feitas de forma presencial em computadores. O estilo das questões lembrou games e alguns estudantes aprovaram esse formato. Porém, a redação foi feita à mão. O tema foi: "O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil"

O índice de abstenção também foi alto. No primeiro dia, quase 70% dos inscritos faltaram e, no segundo, mais de 71%.

Reaplicação do Enem

Nesta edição, tanto o Enem impresso quanto o Enem digital foram reaplicados porque alguns estudantes apresentaram sintomas ou foram contaminados pelo coronavírus. Além disso, o estado do Amazonas e outras cidades de Rondônia não realizaram o exame educional devido ao estado de emergência da Covid-19.

O tema da redação da reaplicação do Enem foi: "Falta de empatia nas relações sociais no Brasil"

Para mais informações, acesse a página do Enem 2020.

Assista às nossas videoaulas

Veja também

IFG encerra inscrições para Vestibular 2022/1
Processo seletivo oferece vagas em cursos ministrados em Goiânia e em seis cidades do interior de Goiás

Enem 2021: participantes passam pelas provas de Ciências da Natureza e Matemática neste domingo (28)
Os testes começam a ser realizados às 13h30, mas terminam mais cedo que o primeiro dia, às 18h30.

São Paulo: Vestibular 2022/1 on-line do Insper começa nesta segunda-feira (29)
Processo seletivo oferece 600 vagas em cursos como Administração, Direito e Engenharias

UnB abre inscrições para PAS 2021
Participantes farão provas em janeiro ou fevereiro de 2022, conforme etapa na qual se encontram

Uepa prorroga inscrições para Vestibular 2022
Os candidatos deste processo seletivo serão selecionados por análise das notas do Enem 2021, cujas provas já estão sendo realizadas.

Resultado do Vestibular 2022 da PUC Minas é publicado
Os selecionados deverão realizar matrículas entre os dias 1º e 02 de dezembro, das 8h às 19h. 

ESPM publica resultado do Vestibular 2022/1
Processo seletivo ofereceu vagas em cursos ministrados nas unidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre

UEA recebe pedidos de isenção de taxa do SIS e Vestibular 2021/2022
Os interessados podem solicitar a gratuidade até a próxima segunda-feira, dia 30, às 17h, tanto para o SIS quanto para o Vestibular.

Facape (PE) solta resultado do Vestibular 2022/1
Candidatos às mais de 500 vagas foram avaliados pelas notas do Enem ou do histórico escolar

UEMG realizará Vestibular próprio novamente a partir de 2022
Instituição havia extinto processos seletivos em março de 2019 para usar somente notas do Enem

UFPA divulga resultado dos pedidos de isenção de taxa do Vestibular 2022
Inscritos neste processo seletivo serão selecionados pelas notas do Enem 2021. Primeiro dia do exame educacional foi no último domingo (21).

Unioeste (PR) anuncia datas e informações do Vestibular 2022
Processo seletivo será realizado apenas em 2022. Previsão é que provas sejam aplicadas em julho.