Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Enem 2020: saiu o resultado dos pedidos por nome social e atendimento especializado

Enem 2020: saiu o resultado dos pedidos por nome social e atendimento especializado

Participantes que tiveram a solicitação negada poderão entrar com recurso entre os dias 15 e 19 de junho.

Publicado por Adriano Lesme
12/06/2020 09h19

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta sexta-feira, 12 de junho, o resultado das solicitações de atendimento especializado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. O resultado pode ser acessado na Página do Participante, informando CPF e senha.

Os estudantes que tiveram o pedido negado poderão apresentar recurso entre os dias 15 a 19 de junho, também na Página do Participante. Na ocasião, o participante deverá anexar laudos e demais documentos que comprovem sua necessidade de atendimento especial no Enem. As análises serão divulgadas dia 25.

Os pedidos por atendimento especializado no Enem 2020 foram feitos entre os dias 11 e 27 de maio, exceto para tratamento pelo nome social, cujo período foi de 1 a 5 de junho.

Saiba como funciona o atendimento especializado no Enem

O atendimento especializado é voltado para estudantes autistas, deficientes físicos ou mentais, com baixa visão ou cegueira, com discalculia, dislexia, surdez ou surdocegueira e estudantes gestantes, em classe hospitalar, idosos, lactantes ou com outras condições específicas.

Esses participantes contam com auxílio durante as provas, como prova ampliada, salas especiais, auxílio ledor, entre outras adaptações. Algumas novidades foram anunciadas para o Enem deste ano:

- Participantes cegos ou surdocegos poderão usar leitor de tela;
- Participantes lactantes que levarem o lactente e o acompanhante para a aplicação terão 60 minutos adicionais para fazer as provas;
- Participantes autistas e surdocegos terão banca especial para correção de suas provas;
- Redações escritas em braile serão corrigidas no Sistema Braile.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nome social

O tratamento pelo nome social é destinado a pessoa que se identifica e quer ser reconhecida socialmente em consonância com sua identidade de gênero (participante travesti ou transexual).

Os participantes que tiveram o pedido aceito terão seus nomes sociais nas listas dos locais de prova e poderão usar os sanitários correspondentes ao gênero com o qual se identificam. Quem teve a solicitação negada será identificado pelo nome civil.

Enem 2020

As provas do Enem 2020 seriam realizadas em novembro, mas foram adiadas devido à pandemia de coronavírus e após pedido de estudantes. Entre os dias 20 e 30 de junho, uma enquete será realizada na Página do Participante sobre as novas datas das provas impressas e digitais.

Veja também

Fuvest 2021: pedidos de isenção de taxa do Vestibular podem ser feitos somente até hoje (10)
Candidatos que se encaixam nos requisitos exigidos devem apresentar documentação comprobatória. Resultado sai no dia 7 de agosto.

Prazo para se inscrever no SiSU 2020/2 encerra hoje (10)
O SiSU oferece vagas gratuitas em instituições públicas de ensino, como universidades federais, estaduais e centros tecnológicos. Nesta edição, 57 delas estão oferecendo novas oportunidades. 

Inep informa datas das provas do Enem 2020
Notas do exame educacional podem ser usadas para ingressar em cursos superiores

Faculdade Albert Einstein adia provas do Vestibular 2020/2 de Enfermagem
Contudo, as inscrições seguem aberta e serão encerradas em até 15 dias anteriores à nova data das provas, ainda a ser divulgada.

Acafe (SC) solta resultado do Vestibular de Inverno 2020
O processo seletivo desta edição não foi presencial por causa da pandemia do coronavírus. Os candidatos somente foram avaliados pela internet.

Coronavírus: UFT cancela Vestibular 2020/2
Apesar do cancelamento do Vestibular 2020/2, a UFT está com inscrições abertas para o preenchimento de vagas por meio do SiSU, até a próxima sexta-feira, dia 10.

São Paulo: inscrições para Vestibular 2020/2 das Fatecs começam hoje (8)
Por causa da pandemia do coronavírus, candidatos serão avaliados por análise de notas do histórico escolar

MEC abre prazo para consulta de bolsas do ProUni 2020/2
Para participar do programa, é necessário ter feito o Enem 2019. Inscrições começam dia 14 de julho.

Unicamp encerra prazo para pedir isenção de taxa do Vestibular 2021
Conforme cronograma, lista com nomes dos contemplados com a isenção da taxa será divulgada no dia 27 de julho

Unemat não fará Vestibular 2020/2 e selecionará via Enem
A Unemat utilizará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das edições de 2017, 2018 e 2019 ao invés do seu tradicional vestibular.

Estão abertas as inscrições do Vestibulinho 2020/2 das Etecs
Interessados em participar podem se inscrever até o dia 21 de julho e a forma de seleção será por meio de análise do histórico escolar.

Inscrições para SiSU 2020/2 já podem ser feitas
Nesta edição, são oferecidas 51.800 vagas em 57 instituições públicas de ensino superior