O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza o Enem 2020, soltou nesta terça-feira, 24 de novembro, mais regras para evitar aglomeração durante as provas. As medidas serão adotadas como prevenção contra o coronavírus.
Segundo o órgão, estima-se que o Enem 2020 seja realizado em 205 mil salas, em 14 mil pontos de aplicação. A orientação é que somente seja ocupada a metade da capacidade original das salas. Em 2019, o Enem foi aplicado em 145 mil salas, em cerca de 10 mil locais de prova.
O Inep também destinará salas especiais, com até 12 carteiras, para pessoas que, de acordo com o Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), são mais vulneráveis à Covid-19. Esses perfis serão detectados na base de inscritos no Enem 2020.
Entre esse grupo de pessoas estão gestantes, lactantes, idosos e pessoas com condições médicas preexistentes, como cardiopatias, doenças pulmonares crônicas, diabetes, obesidade mórbida, hipertensão, doenças imunossupressoras e oncológicas.
Mais regras
No final de julho, o Inep divulgou novos editais do Enem impresso e Enem digital nos quais contemplava medidas preventivas para o coronavírus. Entre as ações, destaca-se distanciamento entre as pessoas e protocolos de proteção em idas ao banheiro e vistorias de materiais, lanches e artigos religiosos.
O Inep ressaltou na ocasião que o participante que não utilizar a máscara cobrindo totalmente o nariz e a boca, desde a sua entrada até a sua saída do local de provas, será eliminado do Exame.
Confira o Edital Enem 2020 Impresso
Confira o Edital Enem 2020 Digital
Enem 2020
As provas do Enem impresso estão marcadas para os domingos 17 e 24 de janeiro de 2021. Já as do Enem Digital, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
Os dois estilos de Enem terão o mesmo formato. Veja abaixo a distribuição das provas:
- 1º domingo: 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos, 45 questões de Ciências Humanas e Redação
- 2º domingo: 45 questões de ciências da natureza e 45 questões de matemática
O gabarito oficial do Enem 2020 será publicado até o terceiro dia útil após a realização das últimas provas. A previsão é que o resultado do Enem 2020 saia no dia 29 de março de 2021.