Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Provas do Enem 2020 para privados de liberdade (PPL) serão aplicadas em fevereiro do ano que vem

Provas do Enem 2020 para privados de liberdade (PPL) serão aplicadas em fevereiro do ano que vem

Inscrições terão início ainda esse mês. Inep já disponibilizou o Edital.

Publicado por Érica Caetano
10/11/2020 07h59

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o Edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 para Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens Sob Medida Socioeducativa (Enem PPL).

Veja aqui!

De acordo com o documento, as inscrições serão recebidas das 10h do dia 30 de novembro a 11 de dezembro. Elas deverão serão feitas pelos responsáveis pedagógicos das unidades prisionais ou de medidas socioeducativas, já que quem cumpre pena não pode acessar o sistema de inscrição no exame. O cadastro é gratuito e recebido somente pela internet.

Os órgãos de administração prisional e socioeducativa que desejarem indicar unidades para aplicação do Enem PPL devem encaminhar, por e-mail, um ofício firmando a adesão com o Inep e indicar um responsável pedagógico.

Este terá a função de acompanhar todos os trâmites do exame, desde a inscrição até os resultados, além de determinar as salas de provas dos participantes; a transferência entre as unidades, quando necessário, dentro do prazo previsto; e excluir aqueles que tiverem sua liberdade decretada. O termo de adesão deverá ser enviado entre os dias 16 e 27 de novembro.

O responsável pedagógico deverá acessar o site munido do CPF, documento de identificação com foto e número de identificação interna de cada participante. Após o preenchimento dos dados pessoais, o sistema dá a opção de informar se o participante necessita de atendimento específico ou especializado.

Entenda como funciona o atendimento especial no Enem

O responsável pedagógico também precisará marcar a opção da prova de Língua Estrangeira - Inglês ou Espanhol e informar em qual sala o participante fará as provas do Enem PPL 2020.

Provas

Assim como o exame tradicional, o Enem PPL é formado por 180 questões, sendo 45 de Linguagens e Códigos, 45 de Ciências Humanas, 45 de Ciências da Natureza e 45 sobre Matemática, além de uma Redação. A diferença é que os privados de liberdade participarão do exame após a aplicação nacional e em dias úteis.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Enem PPL 2020 será aplicado nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2021. As provas serão realizadas nas unidades prisionais e de cumprimento de medidas socioeducativas que aderiram ao exame e que tenham estrutura física adequada.

No primeiro dia, os participantes chegarão nas salas de provas às 12h30. Os inscritos terão que responder um questionário socioeconômico das 12h45 às 13h20. Com o preenchimento concluído, as 90 questões de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas, além da Redação, serão aplicadas das 13h30 às 19h.

No segundo dia do Enem PPL não terá o preenchimento de questionário e, por isso, os participantes estarão nos locais às 13h15 e as provas começarão às 13h30. O exame se encerrará às 18h30, já os gabaritos serão publicados até o terceiro dia útil após a realização das últimas provas.

Resultado

O resultado do Enem PPL 2020 será divulgado junto com o do tradicional, provavelmente no final de janeiro de 2020. Os responsáveis pedagógicos deverão acessar as notas e repassá-las aos participantes.

Os participantes que tiverem idade mínima de 18 anos e estiverem com o ensino médio completo poderão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2021, Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2021 e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2021. 

Mais informações no Edital do Enem PPL 2020.

Veja também

UEMS publica resultado do Vestibular 2021
Processo seletivo ocorreu no dia 6 de fevereiro em 17 cidades do Mato Grosso do Sul

UnB suspende provas da 3ª etapa do PAS 2020
Candidatos fariam provas no próximo domingo, 7 de março, em Brasília, Taguatinga e Gama

UFMG abre inscrições para Vestibular 2021 de Habilidades Específicas
Processo seletivo é específico para cursos que exigem aptidão, tais como Música e Artes Visuais

UECE divulga 1ª chamada de classificáveis do Vestibular 2020/2
Também foi disponibilizada a chamada única de classificáveis cotistas e de pessoas com deficiência.

UFCG terá mais de 3 mil vagas oferecidas no SiSU 2021/1
A média mínima para tentar o ingresso em cursos da UFCG é 400. Já o peso atribuído às provas é 1, igual para todos os cursos.

UFPR ofertará mais de 1.200 vagas no SiSU 2021/1
Os cursos da UFPR são ministrados nos campi Centro, Agrárias, Batel, Centro Politécnico, Jandaia do Sul, Jardim Botânico, Juvevê, Litoral, Palotina, Pontal do Sul, Rebouças, Toledo, Santos Andrade e Unidade Mirassol.

Abertas inscrições para lista de espera do ProUni 2021/1
Interessados podem participar somente até amanhã (2). Resultado sairá na próxima sexta-feira (5).

IFS recebe inscrições para Vestibular 2021/1 somente até hoje (1º)
Estudantes devem apresentar as notas do Enem de 2011 a 2019, desde que sejam acima de 300 pontos

IFB finaliza inscrições para Vestibular 2021/1 via Enem
Somente podem se inscrever estudantes que fizeram a edição de 2019 do exame educacional e que não zeraram alguma das provas

Chegam ao fim inscrições para Vestibular 2021 do IFAM
Estudantes serão avaliados pelas notas do Enem ou pelo desempenho no ensino médio

Mais de 8 mil estudantes fazem provas do Pism 2021 da UFJF
Somente inscritos na terceira etapa vão realizar os testes. Para primeira e segunda fase, exames foram adiados.

UFMA ofertará quase 2,5 mil vagas no SiSU 2021/1
Inscrições para o SiSU poderão ser feitas entre os dias 6 e 9 de abril