O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o Edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 para Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens Sob Medida Socioeducativa (Enem PPL).
De acordo com o documento, as inscrições serão recebidas das 10h do dia 30 de novembro a 11 de dezembro. Elas deverão serão feitas pelos responsáveis pedagógicos das unidades prisionais ou de medidas socioeducativas, já que quem cumpre pena não pode acessar o sistema de inscrição no exame. O cadastro é gratuito e recebido somente pela internet.
Os órgãos de administração prisional e socioeducativa que desejarem indicar unidades para aplicação do Enem PPL devem encaminhar, por e-mail, um ofício firmando a adesão com o Inep e indicar um responsável pedagógico.
Este terá a função de acompanhar todos os trâmites do exame, desde a inscrição até os resultados, além de determinar as salas de provas dos participantes; a transferência entre as unidades, quando necessário, dentro do prazo previsto; e excluir aqueles que tiverem sua liberdade decretada. O termo de adesão deverá ser enviado entre os dias 16 e 27 de novembro.
O responsável pedagógico deverá acessar o site munido do CPF, documento de identificação com foto e número de identificação interna de cada participante. Após o preenchimento dos dados pessoais, o sistema dá a opção de informar se o participante necessita de atendimento específico ou especializado.
Entenda como funciona o atendimento especial no Enem
O responsável pedagógico também precisará marcar a opção da prova de Língua Estrangeira - Inglês ou Espanhol e informar em qual sala o participante fará as provas do Enem PPL 2020.
Provas
Assim como o exame tradicional, o Enem PPL é formado por 180 questões, sendo 45 de Linguagens e Códigos, 45 de Ciências Humanas, 45 de Ciências da Natureza e 45 sobre Matemática, além de uma Redação. A diferença é que os privados de liberdade participarão do exame após a aplicação nacional e em dias úteis.
O Enem PPL 2020 será aplicado nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2021. As provas serão realizadas nas unidades prisionais e de cumprimento de medidas socioeducativas que aderiram ao exame e que tenham estrutura física adequada.
No primeiro dia, os participantes chegarão nas salas de provas às 12h30. Os inscritos terão que responder um questionário socioeconômico das 12h45 às 13h20. Com o preenchimento concluído, as 90 questões de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas, além da Redação, serão aplicadas das 13h30 às 19h.
No segundo dia do Enem PPL não terá o preenchimento de questionário e, por isso, os participantes estarão nos locais às 13h15 e as provas começarão às 13h30. O exame se encerrará às 18h30, já os gabaritos serão publicados até o terceiro dia útil após a realização das últimas provas.
Resultado
O resultado do Enem PPL 2020 será divulgado junto com o do tradicional, provavelmente no final de janeiro de 2020. Os responsáveis pedagógicos deverão acessar as notas e repassá-las aos participantes.
Os participantes que tiverem idade mínima de 18 anos e estiverem com o ensino médio completo poderão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2021, Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2021 e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2021.
Mais informações no Edital do Enem PPL 2020.