As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 devem acontecer nos meses de novembro e dezembro. A informação foi dada pelo presidente Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, na entrevista coletiva após as provas do segundo dia do Enem Digital, ocorrida ontem, 07 de fevereiro. As provas eram aplicadas anteriormente (antes da pandemia) em outubro ou novembro.
O intuito do Inep é dar continuidade a expansão no formato do Enem Digital, tendo a prova com a participação de mais candidatos a cada ano. Para a edição de 2020foram ofertadas 101 mil vagas, contudo somente 96 mil inscrições foram registradas e destas, apenas 26 mil participantes foram fazer as provas.
Os gabaritos do Enem Digital serão disponibilizados no dia 10 de fevereiro. Os cadernos de provas já estão disponíveis para download no Super Vestibular.
Enem 2020
O resultado do Enem 2020 está previsto de ser divulgado no dia 29 de março, para aqueles que tenham concluído o ensino médio. Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio, os treineiros, só poderão acessar suas notas no final do mês de maio.
Os participantes que tiveram algum problema logístico no segundo dia de provas do Enem Digital têm até o dia 12 de fevereiro para pedir a reaplicação. Para os diagnosticados com covid-19 ou outra doença infectocontagiosa, o prazo já foi finalizado no último dia 06, e para o Enem impresso, foi encerrano em 29 de janeiro.
Os casos serão analisados, individualmente, pelo Inep. A aprovação ou a reprovação da solicitação deverá ser consultada na Página do Participante. Os resultados dos pedidos de replicação das duas versões do exame (impressa e digital) estarão disponíveis até 15 de fevereiro.
Nos próximos dias 23 e 24 de fevereiro serão aplicadas provas para privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa (Enem PPL) e participantes que não puderam fazer o Enem nas datas previstas por motivo de doença ou problemas nos locais de provas.