O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou no início da tarde de hoje, 8 de fevereiro, que uma questão da prova de matemática do segundo dia do Enem Digital 2020 foi anulada.
A questão corresponde aos seguintes números e cores de provas:
- Questão 140 do Caderno 5 (Amarelo)
- Questão 148 do Caderno 6 (Cinza)
- Questão 157 do Caderno 7 (Azul)
- Questão 165 do Caderno 8 (Rosa)
Segundo o Inep, a questão mostra um gráfico cartesiano com a trajetória de um robô que fez parte da edição de 2009 do Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL)/reaplicação.
Veja abaixo a pergunta:
Ainda conforme o Inep, o a anulação de uma questão, ou mesmo a aplicação de provas com itens diferentes, não compromete o processo de estimação da nota dos participantes.
"O cálculo estatístico da nota do Enem, de acordo com a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), considera a combinação da coerência do padrão de resposta com o pressuposto da cumulatividade, além das características (parâmetros de complexidade) de cada item, por isso as notas não serão comprometidas", avisa o órgão.
Saiba tudo sobre a Teoria de Resposta ao Item (TRI) no Enem
Enem Digital
O primeiro dia de provas do Enem Digital 2020, no dia 31 de janeiro, teve abstenção de 68,1%. Dos mais de 93 mil participantes inscritos e esperados para as provas, somente 29.703 compareceram. Para o Inep, o alto índice de abstenção registrado se deve a pandemia de Covid-19.
As provas foram formadas por 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos e 45 sobre Ciências da Natureza. Os estudantes também elaboraram uma redação, cujo tema foi "O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil".
Confira os cadernos de prova do Enem Digital 2020
Ontem, os participantes responderam 45 questões objetivas de Ciências da Natureza, que abrangem as disciplinas de biologia, química e física, e por 45 de matemática. Nesse dia, o índice de abstenção foi maior: ao todo, 71,3% faltaram às provas.
A previsão é que o gabaritos sejam liberados nesta quarta-feira, 10 de fevereiro.
Para mais informações, acesse o Edital do Enem Digital 2020.
Reaplicação
Pedidos de reaplicação do Enem Digital 2020 podem ser feitos de hoje (8) até a próxima sexta-feira, 12 de fevereiro. Podem participar estudantes que manifestaram sintomas do coronavírus ou outra doença infectocontagiosa ou se sentiram prejudicados por incidentes logísticos, tais como desastres naturais, falta de energia elétrica e falha no sistema das provas.
Enem 2021
Estudantes que pretendem fazer o Enem 2021 já podem anotar na agenda: as provas devem ser aplicadas nos meses de novembro e dezembro. A informação foi dada pelo Inep.