Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Enem 2022: museus virtuais ajudam no repertório para a redação

Enem 2022: museus virtuais ajudam no repertório para a redação

Visitas a museus pela internet enriquecem o repertório cultural, essencial para uma boa escrita.

Publicado por Lucas Afonso
01/08/2022 14h20
Museu do Louvre à noite. A estrutura em pirâmide de vidros e o prédio ao lado estão iluminados.
O Museu do Louvre, maior de arte do mundo, oferece visitas a obras pela internet.
Crédito da Imagem: Vladimir Sazonov / Shutterstock

Escrever a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) requer do estudante conhecimento em diferentes áreas e bom uso da língua portuguesa. Além disso, o repertório cultural é fundamental para a qualidade do texto. 

A construção do repertório cultural se dá por meio de viagens, visitas a museus, teatros, mostras, bem como quaisquer oportunidades que permitem vivenciar linguagens artísticas.

Essas atividades são importantes para o estudante, pois possibiitam na prática os saberes produzidos por meio da cultura e da arte.

Karoline Marianne Barreto que é professora e assessora de Arte do Sistema Positivo de Ensino evidencia o quanto a arte e a cultura estão presentes nas experiências de vida, "elas influenciam no que se escolhe vestir, comer, conversar, ouvir e ver", diz. 

Confira no vídeo abaixo como ampliar o repertório sociocultural e desenvolver uma boa redação do Enem:

Com o avanço das tecnologias o consumo de informações e conteúdos tem ganhado cada vez mais espaço na vida das pessoas. Segundo Karolline, o enriquecimento do repertório cultural é possível por meio das plataformas digitais que fornecem um acesso fácil a imagens, vídeos, séries, músicas e obras de arte. 

Construir experiências por meio da arte, seja na dança, no teatro, na música ou em quaisquer linguagens é essencial para o desenvolvimento de habilidades como o raciocínio e a leitura crítica. 

Os espaços virtuais que contam com exposições artísticas e culturais são boas oportunidades para que estudantes tenham acesso a esses tipos de conteúdos sem sair de casa.

O professor e assessor de Filosofia do Sistema Positivo de Ensino, Jorge Luis Palicer do Prado, argumenta acerca da importância dessas experiências culturais para ampliar os sentidos sobre o espaço e o tempo. 

"Através dessas manifestações culturais nós conhecemos mais profundamente alguns valores coletivos da população. A arte revela muito sobre a natureza dos povos, a natureza humana, a organização social, os anseios, desejos e pensamentos”

Jorge Luiz Palicer do Prado, professor de Filosofia do Sistema Positivo de Ensino

A visita a esses ambientes provocam nos visitantes reflexões que permitem ampliar o senso crítico sobre o mundo e a história, de acordo com o professor. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Hoje em dia é comum grandes museus contarem com plataformas digitais de exposições e mostras. Muitas dessas oportunidades são oferecidas de forma gratuita e podem ser acessadas por diferentes dispositivos eletrônicos. 

Para poder conhecer esses espaços virtuais uma dica é visitar os perfis das redes sociais dessas instituições. Nessas páginas são divulgadas os projetos e serviços oferecidos, entre eles podem ser encontrados tutoriais, playlists, podcasts, vídeos, entre outros tipos de conteúdos. 

A busca por tags como #museuemcasa e #culturaemcasa ajuda a encontrar essas atividades.

Conheça alguns museus que possuem atividades com tour virtual:

Museu de Versailhes

Um dos principais meseus da França conta com a plataforma Versailles 3D que oferece visitas virtuais. O espaço já foi o centro do poder no século XVII e se tornou museu em 1837.

Visite o Museu de Versalhes em uma tour virtual 

Museu do Louvre

O Museu do Louvre é o maior museu de arte do planeta. É possível visitar várias exposições e espaços com obras de artes de todo o mundo na página Online Tours.

Visite as exposições do Museu do Louvre

Museu do Vaticano

O espaço é composto por diferentes coleções de artes do Egito Antigo até o final do Renascimento. Boa parte do acervo está disponível na internet.

Visite o catálogo on-line do Museu do Vaticano

Museu do Amanhã 

Situado no Rio de Janeiro, o Museu do Amanhã é um ambiente que reúne ideias, explorações, perguntas e narrativas acerca do tempo e das mudanças da humanidade.

Visite o Museu do Amanhã pela internet

Museu de Arte de São Paulo (MASP)

Fundado em 1947 pelo empresário Assis Chateaubriand, o MASP é reconhecido como o primeiro museu moderno do Brasil. São mais de 11 mil obras e o maior acervo de arte europeia do hemisfério sul. 

Conheça obras de arte do MASP

Pinacoteca do Estado de São Paulo

A experiência virtual da Pinacoteca do Estado de São Paulo oferece aos visitantes uma viagem pela história. São obras relacionados do Brasil Colônica à arte contemporânea do país. 

Participe dos desafios e conheça curiosidades por meio da tag #pinadecasa.

Visite a Pinacoteca de São Paulo

Plataforma do Google

O Google Arts & Culture é uma ampla plataforma que possui a participação de vários museus do mundo. É possível realizar visitas virtuais a esses espaços de forma gratuita por meio da tecnologia Google Street View.

Acesse o Google Arts & Culture

Veja também

Enem 2024: Mundo Educação fará correção comentada das provas
Processo de correção deve começar alguns minutos depois do fim da aplicação dos exames e será ao vivo e gratuito
Local de prova do Enem 2024 é divulgado
As provas do Enem 2024 são aplicadas nos dois primeiros finais de semana de novembro.
Inscrição do Fies 2024/2 encerra hoje (27)
As inscrições do Fies 2024/2 estão abertas para os candidatos concorrerem a mais de 70 mil oportunidades de acesso ao ensino superior.
Inscrição do Fies 2024/2 está aberta
Podem participar do programa que oferece financiamentos estudantes que fizeram o Enem a partir de 2010
MEC divulga resultado do ProUni do 2º semestre de 2024
Estudantes convocados devem comprovar os dados de hoje até 14 de agosto na universidade de oferta da bolsa de estudo
MEC encerra inscrição do ProUni do 2º semestre de 2024
Programa Universidade para Todos oferece mais de 240 mil bolsas de estudo em todo o Brasil