Escrever a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) requer do estudante conhecimento em diferentes áreas e bom uso da língua portuguesa. Além disso, o repertório cultural é fundamental para a qualidade do texto.
A construção do repertório cultural se dá por meio de viagens, visitas a museus, teatros, mostras, bem como quaisquer oportunidades que permitem vivenciar linguagens artísticas.
Essas atividades são importantes para o estudante, pois possibiitam na prática os saberes produzidos por meio da cultura e da arte.
Karoline Marianne Barreto que é professora e assessora de Arte do Sistema Positivo de Ensino evidencia o quanto a arte e a cultura estão presentes nas experiências de vida, "elas influenciam no que se escolhe vestir, comer, conversar, ouvir e ver", diz.
Confira no vídeo abaixo como ampliar o repertório sociocultural e desenvolver uma boa redação do Enem:
Com o avanço das tecnologias o consumo de informações e conteúdos tem ganhado cada vez mais espaço na vida das pessoas. Segundo Karolline, o enriquecimento do repertório cultural é possível por meio das plataformas digitais que fornecem um acesso fácil a imagens, vídeos, séries, músicas e obras de arte.
Construir experiências por meio da arte, seja na dança, no teatro, na música ou em quaisquer linguagens é essencial para o desenvolvimento de habilidades como o raciocínio e a leitura crítica.
Os espaços virtuais que contam com exposições artísticas e culturais são boas oportunidades para que estudantes tenham acesso a esses tipos de conteúdos sem sair de casa.
O professor e assessor de Filosofia do Sistema Positivo de Ensino, Jorge Luis Palicer do Prado, argumenta acerca da importância dessas experiências culturais para ampliar os sentidos sobre o espaço e o tempo.
"Através dessas manifestações culturais nós conhecemos mais profundamente alguns valores coletivos da população. A arte revela muito sobre a natureza dos povos, a natureza humana, a organização social, os anseios, desejos e pensamentos”
Jorge Luiz Palicer do Prado, professor de Filosofia do Sistema Positivo de Ensino
A visita a esses ambientes provocam nos visitantes reflexões que permitem ampliar o senso crítico sobre o mundo e a história, de acordo com o professor.
Hoje em dia é comum grandes museus contarem com plataformas digitais de exposições e mostras. Muitas dessas oportunidades são oferecidas de forma gratuita e podem ser acessadas por diferentes dispositivos eletrônicos.
Para poder conhecer esses espaços virtuais uma dica é visitar os perfis das redes sociais dessas instituições. Nessas páginas são divulgadas os projetos e serviços oferecidos, entre eles podem ser encontrados tutoriais, playlists, podcasts, vídeos, entre outros tipos de conteúdos.
A busca por tags como #museuemcasa e #culturaemcasa ajuda a encontrar essas atividades.
Conheça alguns museus que possuem atividades com tour virtual:
Museu de Versailhes
Um dos principais meseus da França conta com a plataforma Versailles 3D que oferece visitas virtuais. O espaço já foi o centro do poder no século XVII e se tornou museu em 1837.
Visite o Museu de Versalhes em uma tour virtual
Museu do Louvre
O Museu do Louvre é o maior museu de arte do planeta. É possível visitar várias exposições e espaços com obras de artes de todo o mundo na página Online Tours.
Visite as exposições do Museu do Louvre
Museu do Vaticano
O espaço é composto por diferentes coleções de artes do Egito Antigo até o final do Renascimento. Boa parte do acervo está disponível na internet.
Visite o catálogo on-line do Museu do Vaticano
Museu do Amanhã
Situado no Rio de Janeiro, o Museu do Amanhã é um ambiente que reúne ideias, explorações, perguntas e narrativas acerca do tempo e das mudanças da humanidade.
Visite o Museu do Amanhã pela internet
Museu de Arte de São Paulo (MASP)
Fundado em 1947 pelo empresário Assis Chateaubriand, o MASP é reconhecido como o primeiro museu moderno do Brasil. São mais de 11 mil obras e o maior acervo de arte europeia do hemisfério sul.
Pinacoteca do Estado de São Paulo
A experiência virtual da Pinacoteca do Estado de São Paulo oferece aos visitantes uma viagem pela história. São obras relacionados do Brasil Colônica à arte contemporânea do país.
Participe dos desafios e conheça curiosidades por meio da tag #pinadecasa.
Visite a Pinacoteca de São Paulo
Plataforma do Google
O Google Arts & Culture é uma ampla plataforma que possui a participação de vários museus do mundo. É possível realizar visitas virtuais a esses espaços de forma gratuita por meio da tecnologia Google Street View.