Logo Super Vestibular

Dicas de Redação do Enem

A importância do uso da língua padrão e escrever de maneira clara e objetiva estão entre as dicas de Redação do Enem.

Publicado por Luana Castro Alves Perez
Escrever bem é resultado de práticas de leitura e escrita. Algumas dicas podem ajudar em caso de dúvidas simples
Escrever bem é resultado de práticas de leitura e escrita. Algumas dicas podem ajudar em caso de dúvidas simples

  O Enem está chegando e isso significa que a maratona de estudos ficou ainda mais intensa, não é mesmo? Tantas disciplinas para estudar e ainda ter que aguentar o suspense em torno do tema da redação... Bom, não podemos adivinhar, mas podemos oferecer dicas de redação do Enem que facilitarão seus estudos, ajudando você a desvendar os segredos de uma boa escrita.

Alguns conselhos podem ser muito úteis para quem ainda tem dúvidas. O Super Vestibular escolheu dez dicas para mostrar para você que alguns erros podem ser facilmente evitados, basta ficar atento a cada uma delas. Vamos lá?

► 1. Evite o uso de abreviaturas. Elas dificultam a compreensão do texto, além de contrariarem as regras gramaticais de uma boa escrita;

► 2. Não caia na tentação de rebuscar a escrita, prefira a clareza e a objetividade. Tentar usar termos obscuros ou obsoletos não vai fazer com que você ganhe pontos na hora da correção de seu texto;

► 3. Não esqueça que as palavras devem ser escritas com letras maiúsculas no início das frases. Essa regra básica foi ensinada lá no início do ensino fundamental, portanto, não vale esquecer o que você aprendeu há tanto tempo.

► 4. Evite chavões e lugares-comuns. Expressões do tipo, “por último, mas não menos importante”, “fechar com chave de ouro”, “a pergunta que não quer calar”, entre outras, devem ser abolidas de sua redação. Eles revelam certa “preguiça linguística”, além de serem consideradas vícios de linguagem.

5. Evite o emprego de gírias, prefira a modalidade padrão da língua. As gírias costumam ser regionais, portanto, o corretor não vai perder nem um minuto de seu tempo tentando entender o que você quis dizer com determinada expressão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Evitar gírias e palavras de baixo calão, generalizações e perguntas retóricas são algumas dicas que podem te deixar mais perto da nota 1000
Evitar gírias e palavras de baixo calão, generalizações e perguntas retóricas são algumas dicas que podem te deixar mais perto da nota 1000

► 6. Palavras de baixo calão? Nem pensar! Por mais expressiva que elas possam parecer, deixe para usá-las em situações específicas, caso você não consiga de maneira alguma evitá-las, claro.

► 7. Não generalize. Generalizar demonstra falta de análise sobre os argumentos. Dizer, por exemplo, que “os brasileiros são racistas”, desconsidera a grande parcela da população que abomina qualquer tipo de preconceito.

► 8. Um dos fatores que garantem a coesão textual de sua redação no Enem é a capacidade de encontrar sinônimos que substituam ideias e palavras. Isso evita a repetição de termos, que geralmente desqualificam um texto.

► 9. Você pode fazer citações, só não pode fazer trinta citações em um mesmo texto. Algumas pessoas gostam de citar autores para mostrar uma grande bagagem de leitura, mas, em excesso, as citações apenas revelam ausência de ideias próprias.

► 10. Acredite, sua redação não precisa de perguntas retóricas. Uma pergunta retórica é uma interrogação que não objetiva obter uma informação ou resposta, mas sim provocar o destinatário da pergunta. Esse tipo de pergunta EVENTUALMENTE colabora com a argumentação, mas na maioria das vezes são absolutamente desnecessárias.  

Assista às nossas videoaulas

Veja também

Emescam (ES) inscreve para Vestibular 2020/2 de Medicina via Enem
Interessados nas 70 vagas serão avaliados pelas notas das edições de 2018 ou 2019 do exame educacional

ESPM prorroga inscrições para Vestibular 2020/2 via Enem
Candidatos vão concorrer a 256 vagas nas unidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre

SiSU: cursos EaD também serão oferecidos
Até a última edição do Sistema de Seleção Unificada somente eram disponibilizados cursos presenciais

USCS (SP) cancela provas para Medicina e fará seleção via Enem
Processo seletivo que seria organizado pela Vunesp foi cancelado e vagas do vestibular serão ofertadas via Enem

Inscrições do Enem 2020 são prorrogadas
Datas de aplicação das provas do Enem 2020 impresso e digital foram adiadas de 30 a 60 dias em relação às datas que foram divulgadas nos editais.

UFRGS adia Vestibular 2021 por conta da pandemia do novo coronavírus
As provas do Vestibular 2021 da UFRGS estavam previsto de acontecerem nos dias 28 e 29 de novembro e 05 e 06 de dezembro.

UFPR anuncia adiamento do Vestibular 2020/2021 em razão do novo coronavírus
Medida foi tomada pelas condições em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Com isso, as provas objetivas do Vestibular serão realizadas somente ano que vem.

Coronavírus: Unitau (SP) suspende inscrições do Vestibular de Inverno 2020 de Medicina
Oferta seria de 80 vagas e Vestibular contaria com duas fases. Suspensão do processo seletivo se deve pela pandemia do novo coronavírus.

Inep anuncia que provas do Enem 2020 serão adiadas
Órgão informou que, por causa da pandemia do coronavírus, agora provas serão realizadas de 30 a 60 dias depois do que estavam previstas

Projeto de Lei que adia o Enem 2020 é aprovado pelo Senado
Agora, o Projeto de Lei que foi aprovado por 75 votos a favor e 1 contra, irá para a Câmara dos Deputados.

Na Bahia, Unifacs inscreve para Vestibular 2020/2
Por causa da pandemia do coronavírus, os estudantes serão selecionados pelas notas do Enem

UVV, no Espírito Santo, recebe inscrições para Vestibular 2020/2
Candidatos serão avaliados pelas notas do Enem e por uma seleção no estilo game