Até às 18h30 desta quarta-feira, 15 de maio, 1.906.814 candidatos já haviam garantido sua participação na edição 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), conforme balanço apresentado pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições, que tiveram início na segunda-feira, dia 13, seguem até às 23h59 do próximo dia 27, exclusivamente pela internet.
Concluintes do Ensino Médio no ano de 2013, matriculados na rede pública, e estudantes com renda mensal per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo estão automaticamente isentos da taxa de inscrição. Os demais têm até o dia 29 de maio para efetuaram o pagamento da taxa de cadastro, cujo valor é de R$ 35.
Para se inscrever, basta acessar o site do Enem com o CPF e data de nascimento e preencher os dados solicitados. Caso o estudante tenha alguma necessidade especial ou precise de atendimento diferenciado no dia das provas, a indicação deve ser feita no ato da inscrição. O Cartão de Confirmação, com os locais de provas, será enviado para o endereço informado.
Provas
As provas estão agendadas para os dias 26 e 27 de outubro, em todas as Unidades da Federação. No primeiro dia, os estudantes serão condicionados a 90 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, das 13h às 17h30. No domingo, eles deverão responder outras 90 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, mais a Redação, entre 13h e 18h30.
Novas regras também foram instituídas para a prova de redação. Além de proibir deboches, o MEC também vai exigir o domínio da norma culta para que o aluno seja avaliado com nota máxima. A discrepância máxima aceita entre os dois corretores também foi reduzida para 100 pontos ou mais na nota final e 80 pontos ou mais em pelo menos uma das competências. Nestes casos, o texto será encaminhado para um terceiro corretor.
Os gabaritos serão divulgados até 30 de outubro. Já a divulgação do resultado final, ainda não tem data definida. Mais informações no Edital, no site do Enem ou pelo telefone 0800-616161.