Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Enem
  3. Dicas para o Enem
  4. O passo a passo do Enem

O passo a passo do Enem

Saiba o que fazer no ato da inscrição, no dia da prova e com o resultado do maior Exame do Brasil, o Enem.

Publicado por Wanja Borges
Informar cor e transcrever frase no caderno de provas do Enem é primordial
Informar cor e transcrever frase no caderno de provas do Enem é primordial

Considerado o maior processo seletivo do Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vem sendo disputado por milhões de estudantes anualmente. Em virtude de sua importância e complexidade, a seleção ocupa, hoje, o ranking dos assuntos mais discutidos pela imprensa brasileira. Entretanto, mesmo com toda essa visibilidade, marinheiros de primeira viagem costumam ter dúvidas do que fazer antes, durante e depois das provas. Neste sentido, o Super Vestibular preparou um guia passo a passo sobre o que fazer para garantir a participação do estudante no processo seletivo. Confira:

Inscrição
Primeiramente, é preciso acompanhar de perto o cronograma de atividades do Enem. Geralmente, as inscrições são abertas no início do mês de junho. Para se inscrever, o candidato precisa acessar o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), portando o número do CPF, RG e CEP de sua residência. 

No ato da inscrição, o estudante deverá informar dados pessoais, como raça e estado civil; dados acadêmicos, como escola e série; e dados econômicos, como renda familiar e nível de escolaridade dos pais. Neste momento, os participantes também deverão responder um questionário socioeconômico, informar a necessidade de atendimento diferenciado ou específico e definir entre espanhol ou inglês para a prova de língua estrangeira. 

Além disso, deficientes comprovados por laudo médico deverão informar sua situação, solicitando atendimento especializado. Em seguida, a localização onde serão aplicadas as provas é apresentada e, após confirmação, o boleto no valor de R$ 82 é emitido. Para concluintes do ensino médio em rede pública e membros de família de baixa renda, a isenção da taxa é concedida. Por fim, é preciso definir uma senha para ter acesso ao acompanhamento de inscrição, locais de provas e resultados. 

Confirmação da Inscrição
Com antecdência mínima de um mês, o Inep libera pela internet o Cartão de Confirmação da Inscrição. No documento, deverá constar o número de inscrição do candidato, data, hora e local para realização das provas, língua estrangeira definida e informações sobre atendimento diferenciado e solicitação de certificação do Ensino Médio. Basta que o candidatos acesse o site do Inep e informe o CPF e senha cadastrada. Para os esquecidos, é possível recuperar a senha pela mesma página. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Prova
Recomenda-se que os participantes compareçam aos locais de prova com, no mínimo, uma hora de antecedência do seu início. Os portões de acesso são abertos às 12h e fechados, impreterivelmente, às 13h, conforme o horário oficial de Brasília. Caso o estudante não conheça seu local de prova, o mais indicado é que ele faça o trajeto alguns dias antes para analisar as situações de tráfego da região e não correr risco de se perder. 

No ato da prova, os estudantes devem apresentar documento de identificação original com foto, a exemplo de RG, identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe, Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista, Passaporte e Carteira Nacional de Habilitação. Em caso de perda de documento, é preciso apresentar Boletim de Ocorrência com data de expedição de, no máximo, 90 dias. Cópias autenticadas não são recebidas. 

Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, também é obrigatória para o Exame. Outros materiais como lapiseira, dispositivo eletrônico, boné e borracha não poderão ser utilizados. É imprescindível que o candidato deixe o local de prova depois de transcorridas duas horas do início do processo seletivo. Além disso, o estudante não pode se esquecer de informar a cor do caderno de provas e transcrever a frase apresentada no gabarito. 

Resultado
Os gabaritos são divulgados, normalmente, em até três dias úteis após a aplicação das provas, também no site do Inep. Já os resultados individuais costumam ser liberados no final de dezembro. A consulta deve ser feita mediante número de inscrição e senha ou CPF e senha. Já os interessados em participar do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) deverão acessar o site do programa no início de janeiro, através do número de inscrição e senha da última edição do Enem, e escolher até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes. 

Veja também

Prazo para se inscrever no Vestibular (PSCS) 2020/2 via Enem do IFPB chega ao fim
Os candidatos podem optar por até duas opções de curso durante a inscrição e para participar é preciso ter feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os anos de 2017 e 2019, já que a seleção utilizará as notas do Exame.

Fuvest encerra inscrições para o Vestibular 2021 nesta sexta-feira (23)
Seleção oferece 8.241 vagas em cursos ministrados pela USP. Metade das chances é reservada para cotistas

Cursinho Pré-vestibular de Brasília recebe inscrições para aulas preparatórias para o Enem
As inscrições estão sendo recebidas via internet ou de forma presencial,  nas unidades do cursinho. É preciso apresentar duas fotox 3x4 e cópias do CPF e RG. 

Inscrições para Vestibular 2020 da Unifesspa são encerradas hoje (22)
Interessados nas mais de 300 vagas deverão fazer provas presenciais no dia 13 de dezembro, no Pará

Uninorte (AC) inscreve para o Vestibular 2021 de Medicina
Estão sendo oferecidas 30 vagas e as provas serão realizadas no dia 21 de novembro, no turno vespertino, das 14h às 18h. Elas serão formadas por quatro questões objetivas e uma redação.

FGV disponibiliza cartão da 1ª fase de Direito do Vestibular 2021
Provas estão agendadas para os dias 1º e 02 de novembro, no formato on-line por conta da pandemia.

No RS, UCS inscreve para Vestibular de Verão 2021
Candidatos serão avaliados pela internet. Somente concorrentes às 50 vagas do curso de Medicina farão provas presenciais.

Inscrições do Vestibular 2020 de cursos a distância da UEM (PR) são recebidas
Prazo segue aberto até 18 de novembro e estão sendo oferecidas 1.030 vagas.

Inscrições para Vestibular 2021 de Medicina e Odontologia da SL Mandic (SP) são finalizadas
Nesta edição, o processo seletivo oferece 310 vagas, sendo 250 para o curso de Medicina e 60 para o de Odontologia. Ambas as carreiras são ministradas em turno integral.

Unifor inscreve para o Vestibular 2021/1 para Medicina e demais cursos
O curso de Medicina terá seleção somente por prova presencial e receberá inscrições até 13 de novembro. E os demais cursos têm três possibilidades de avaliação.

Prevupe (PE) oferta aulas gratuitas on-line para as provas do Enem 2020
Por conta do distanciamento imposto pelo coronavírus, as aulas também serão ofertadas no formato digital.

IFPE altera Vestibular 2021 por conta da pandemia do novo coronavírus
Ainda não foi divulgado nenhum cronograma mas todos os detalhes do próximo processo de ingresso serão anunciados até o final deste ano.