O Ministério da Educação (MEC), por meio de coletiva realizada nesta quarta-feira, 27 de abril, anunciou que o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será levado em consideração em avaliações de cursos de graduação e de instituições superiores.
De acordo com o órgão, o Enem será utilizado assim que os estudantes ingressam nos cursos e, no ano final, também será aplicado o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A comparação entre ambos os exames será chamada Indicador da Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD).
O indicador medirá o que os alunos aprenderam nas instituições de ensino nas quais estudaram. Até o momento, elas eram analisadas somente pelo Enade. Com o Enem, segundo o ministro da educação, Aloizio Mercadante, será avaliado o quanto o estudante cresceu naquele curso, o quanto ele aprendeu.
A utilização do Enem para medir os cursos e as instituições é parte de um leque de mudanças que estão sendo realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao MEC.
*Com informações da Agência Brasil