Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Enem 2016: Inscrições já passam de 1 milhão

Enem 2016: Inscrições já passam de 1 milhão

Até as 09h30 desta terça-feira, o número de inscritos era de 1.018.148. Prazo segue até dia 20.

Publicado por Érica Caetano
10/05/2016 10h58 , atualizado em 10/05/2016 11h05

O Ministério da Educação (MEC) acaba de divulgar o primeiro balanço de inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, que foram iniciadas às 10h de ontem, dia 09. De acordo com o órgão, até as 09h30 desta terça-feira, o número de inscritos era de 1.018.148. No ano passado, foram computados 910 mil inscrições nas 48 horas de início de cadastro. Os estudantes que queiram participar devem se inscrever até o dia 20 de maio, exclusivamente pela internet.

Inscreva-se!
Inscrições passo a passo

A taxa de inscrição este ano passou para R$ 68 e a mesma deverá ser paga até s 21h59 do dia 25 deste mês em qualquer agência bancária, lotéricas e agências dos correios. Assim como as inscrições, este prazo não tem prorrogação.

O candidato ao se inscrever deve ficar atento e, além de preencher corretamente todos os dados pessoais, é preciso optar pela escolha da língua estrangeira de preferência, se deseja utilizar o Enem como certificado de conclusão do Ensino Médio, registrar um endereço de e-mail e número de telefone celular válidos e a cidade onde deseja realizar os testes (deve ser a cidade onde o candidato estará no dia das provas). Por fim, se necessita de atendimento especial, específico ou ainda utilizar o nome social (neste caso, travestis e transexuais). 

Veja mais detalhes desta edição!

As provas do Enem 2016 serão realizadas no final de semana dos dias 05 e 06 de novembro. Elas terão duração no primeiro dia, das 13h30 às 18h30, e das 13h30 às 19h, no segundo, respectivamente. Os participantes deverão seguir o horário de Brasília e levar o documento oficial de identidade com foto no dia dos exames.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No primeiro dia do Enem serão realizadas as provas de Ciências Humanas e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e no segundo dia serão aplicadas as provas de Redação, Matemática e suas Tecnologias e Linguagens e Códigos. Serão 17 milhões de provas, distribuídas em 1.716 municípios.

O Enem

A inscrição no Enem 2016 permite que o candidato possa concorrer nas duas edições realizadas ao ano do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), para cursos técnicos, e do Programa Universidade para Todos (ProUni), que ocorrerão ainda este ano.

Além disso, também permite que o estudante solicite o financiamento estudantil em uma universidade privada por meio do Fies, conseguir certificado de conclusão do Ensino Médio, intercâmbio de línguas, através do Ciência sem Fronteiras, e por fim e o mais recente, ingressar em instituições de ensino superior em Portugal. 

Estude com o Super Vestibular!

O Super Vestibular disponibiliza todo o material necessário para a sua preparação para as provas. É possível conferir as correções comentadas das provas dos anos anteriores, avaliar seus conhecimentos através do nosso simulado, conferir as provas e gabaritos das outras edições, entender sobre o funcionamento e o sistema de avaliação do Exame, sobre os programas que utilizam o desempenho obtido pelo candidato nas provas, além de assuntos predominantes nas últimas edições e dicas sobre o que fazer antes, durante e após o Enem.

Outros esclarecimentos além dúvidas podem ser sanadas por meio do Edital do Enem ou na Central de Atendimento do MEC, através do telefone 0800 616161.

 

Veja também

Fatec libera resultado do pedido de isenção na inscrição para o Vestibular 2024/2
Também está aberta a inscrição para quem foi beneficiado com isenção no Vestibular 2024/2 da Fatec
Dia da Libras: aprenda sobre a origem e o alfabeto da Língua Brasileira de Sinais
A Libras é utilizada por milhões de pessoas, no Brasil, para se comunicarem no seu dia a dia, aprenda mais um pouco sobre esta língua brasileira
ITA abre isenções do Vestibular 2025
Concurso de admissão terá duas fases, com provas em outubro e novembro
Pré-Enem da UEMS 2024 gratuito recebe inscrição para novas turmas
As 200 vagas estão distribuídas nas cidades de Campo Grande, Dourados e Nova Andradina
UFVJM, em Minas Gerais, abre isenção da taxa de inscrição do SASI 2024
Candidatos do vestibular seriado podem tentar isenção total ou parcial
Dia Mundial do Livro: conheça autores homenageados na data comemorativa
Homenageados morreram neste mesmo dia em 1616. Escritores nasceram na Inglaterra, Espanha e Peru.
Enem 2024: isenção encerra nesta sexta (26)
Saiba como solicitar e quem pode pedir a isenção no Enem 2024
Vestibular de inverno 2024 da UDESC abre as inscrições
São mais de mil vagas distribuídas entre 37 cursos da Universidade
Dia Mundial do Livro 2024: especialistas em educação revelam que sociedade leitora é formada na infância
Consequência de incentivar a leitura na infância é formar uma sociedade de adultos que consomem diferentes tipos de texto
Cederj recebe pedidos de isenção do Vestibular 2024/2
Também está aberto prazo de pré-inscrição pelo sistema de cotas e ações afirmativas
UEMA abre pedidos de isenção de taxa do PAES 2025
Podem participar estudantes que cursaram os últimos cinco anos na rede pública e candidatos com renda familiar de até dois salários mínimos
Dia da Terra: você sabe o quão importante é a Amazônia para o planeta?
Veja a nossa conversa com um ecologista que trabalha na Amazônia sobre a importância deste bioma para a vida na terra