O Ministério da Educação (MEC) informou na tarde de hoje, 11 de maio, as próximas datas dos programas do governo para acesso ao ensino superior: Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
As datas foram divulgadas no twitter do ministro, Abraham Weintraub. Confira abaixo:
SiSU
O SiSU oferece vagas em instituições de ensino públicas. Para participar é necessário ter feito o Enem 2019 e não ter zerado a redação.
ProUni
Este programa disponibiliza bolsas de estudo em universidades particulares. Os interessados devem ter estudado na rede pública de ensino e, conforme renda familiar, podem receber bolsas integrais ou parciais. Também é necessário ter feito o Enem 2019 e ter notas acima de 450 nas provas.
Confira detalhes sobre o ProUni
Fies
Neste caso, os candidatos se inscrevem para tentar financiamentos de estudo em universidades particulares. Somente podem participar estudantes com renda de até 3 ou 5 salários-mínimos, conforme a categoria em que se enquadrar. Também é necessário ter feito o Enem a partir de 2010 e ter notas acima de 450 pontos.
Processos seletivos 2020/1
Assim que o MEC anunciou as datas dos programas, usuários das redes sociais se manifestaram, reclamando que os processos seletivos do primeiro semestre ainda não foram concluídos. Veja abaixo:
Entenda o caso
O Ministério da Educação soltou o resultado da lista de espera do ProUni no dia 12 de março. Conforme o cronograma, os aprovados deveriam comparecer às respectivas instituições para apresentar a documentação para comprovação das informações prestadas na inscrição entre os dias 13 e 16 de março.
Entretanto, no dia 18 de março, o MEC anunciou a prorrogação dos prazos das listas de esperas do ProUni e Fies 2020/1 devido à pandemia do novo coronavírus, que suspendeu as atividades escolares e administrativas das faculdades.
O MEC afirmou, na época, que a nova orientação era aguardar o retorno das faculdades para concluir as etapas de concessão da bolsa de estudo ou do financiamento estudantil. Por isso, os prazos seriam prorrogados por tempo indeterminado.
No dia 20 de abril, o MEC informou que, ainda por causa da pandemia da Covid-19, publicaria um novo edital do ProUni 2020/1 para estudantes que estavam na lista de espera. De acordo com o órgão, a publicação do novo documento faria com que mais de 90 mil candidatos não fossem prejudicados.