Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Veja datas do SiSU, ProUni e Fies 2020/2

Veja datas do SiSU, ProUni e Fies 2020/2

Somente podem se inscrever estudantes que fizeram as provas do Enem

Publicado por Silvia Tancredi
11/05/2020 16h59 , atualizado em 11/05/2020 17h58

O Ministério da Educação (MEC) informou na tarde de hoje, 11 de maio, as próximas datas dos programas do governo para acesso ao ensino superior: Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

As datas foram divulgadas no twitter do ministro, Abraham Weintraub. Confira abaixo:

Ministro da Educação anunciou datas dos programas no seu twitter

SiSU

O SiSU oferece vagas em instituições de ensino públicas. Para participar é necessário ter feito o Enem 2019 e não ter zerado a redação. 

Saiba como funciona o SiSU              

ProUni  

Este programa disponibiliza bolsas de estudo em universidades particulares. Os interessados devem ter estudado na rede pública de ensino e, conforme renda familiar, podem receber bolsas integrais ou parciais. Também é necessário ter feito o Enem 2019 e ter notas acima de 450 nas provas.

Confira detalhes sobre o ProUni

Fies

Neste caso, os candidatos se inscrevem para tentar financiamentos de estudo em universidades particulares. Somente podem participar estudantes com renda de até 3 ou 5 salários-mínimos, conforme a categoria em que se enquadrar. Também é necessário ter feito o Enem a partir de 2010 e ter notas acima de 450 pontos.

Veja tudo sobre o Fies

Processos seletivos 2020/1

Assim que o MEC anunciou as datas dos programas, usuários das redes sociais se manifestaram, reclamando que os processos seletivos do primeiro semestre ainda não foram concluídos. Veja abaixo:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Entenda o caso

O Ministério da Educação soltou o resultado da lista de espera do ProUni no dia 12 de março. Conforme o cronograma, os aprovados deveriam comparecer às respectivas instituições para apresentar a documentação para comprovação das informações prestadas na inscrição entre os dias 13 e 16 de março. 

Entretanto, no dia 18 de março, o MEC anunciou a prorrogação dos prazos das listas de esperas do ProUni e Fies 2020/1 devido à pandemia do novo coronavírus, que suspendeu as atividades escolares e administrativas das faculdades.

O MEC afirmou, na época, que a nova orientação era aguardar o retorno das faculdades para concluir as etapas de concessão da bolsa de estudo ou do financiamento estudantil. Por isso, os prazos seriam prorrogados por tempo indeterminado.

No dia 20 de abril, o MEC informou que, ainda por causa da pandemia da Covid-19, publicaria um novo edital do ProUni 2020/1 para estudantes que estavam na lista de espera. De acordo com o órgão, a publicação do novo documento faria com que mais de 90 mil candidatos não fossem prejudicados. 

Veja também

PUCRS recebe inscrições do Vestibular de Inverno 2020 via Enem até este domingo (31)
A taxa é de R$ 30 para os que concorrerem pela prova e de R$ 20 para quem optar pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

UPF recebe inscrições do Vestibular de Inverno 2020
Candidatos poderão optar por utilizar as provas do Enem ou realizar provas on-line. Para o curso de Medicina, a seleção se dará exclusivamente pela nota da prova do Enem.

UPE adia SSA para 2021 devido à pandemia do novo coronavírus
A ideia é que as inscrições sejam realizadas no próximo mês de julho ou agosto. Contudo, as provas só ocorrerão em 2021.

Enem 2020 registra mais de 6,1 milhões de inscrições
No entanto, número pode diminuir, pois também foram contabilizados estudantes que ainda não pagaram taxa. Prazo para pagamento encerra hoje.

Hoje é o último dia para pagar taxa de inscrição do Enem 2020
Inscritos podem fazer o pagamento em agências bancárias, casas lotéricas, agências dos Correios e internet banking

Inscrições do Enem 2020 são encerradas após prazo prorrogado
Inep informou que candidatos poderão se inscrever com outro documento, como o CPF, na ausência do RG.

Inep publica Manual de Correção da Redação do Enem
Material detalha, por exemplo, o que leva estudantes a tirarem nota zero e competências seguidas pelos avaliadores para corrigir o texto

Emescam (ES) inscreve para Vestibular 2020/2 de Medicina via Enem
Interessados nas 70 vagas serão avaliados pelas notas das edições de 2018 ou 2019 do exame educacional

ESPM prorroga inscrições para Vestibular 2020/2 via Enem
Candidatos vão concorrer a 256 vagas nas unidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre

SiSU: cursos EaD também serão oferecidos
Até a última edição do Sistema de Seleção Unificada somente eram disponibilizados cursos presenciais

USCS (SP) cancela provas para Medicina e fará seleção via Enem
Processo seletivo que seria organizado pela Vunesp foi cancelado e vagas do vestibular serão ofertadas via Enem

Inscrições do Enem 2020 são prorrogadas
Datas de aplicação das provas do Enem 2020 impresso e digital foram adiadas de 30 a 60 dias em relação às datas que foram divulgadas nos editais.