Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Estudantes podem se inscrever para o Enem 2013 até o dia 27

Estudantes podem se inscrever para o Enem 2013 até o dia 27

Inscrições tiveram início no dia 13 e seguem até o dia 27. Concluintes do ensino médio na rede pública estão automaticamente isentos da taxa de inscrição, no valor de R$ 35.

Publicado por Wanja Borges
17/05/2013 18h02 , atualizado em 08/04/2016 16h23

Iniciadas no dia 13 de maio, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2013) seguem abertas até às 23h59 do dia 27 seguinte. Este ano, o maior exame educacional do país, será aplicado nos dias 26 e 27 de outubro. Para participar, os estudantes deverão se inscrever pelo site do Inep e efetuar o pagamento da taxa de cadastro, no valor de R$ 35, até o dia 29 deste mês. 

Inscreva-se para o Enem 2013

Em contrapartida, concluintes do ensino médio em escolas públicas declaradas pelo Censo Escolar, em 2013, estão automaticamente isentos do pagamento da taxa. Além disso, membros de família com renda per capita de um salário-mínimo e meio também poderão solicitar o benefício mediante declaração de carência. Segundo estimativas do Ministério da Educação, mais de 6 milhões de estudantes participarão do Exame este ano. 

Inscrições
Além de informar os dados pessoais, endereço e contatos, o candidato que possuir alguma necessidade especial, inclusive de atendimento diferenciado, deverá indicá-la na primeira etapa da inscrição. Em seguida, o estudante deverá informar a língua estrangeira de preferência e o município em que deseja prestar o Exame, além de criar sua senha de acesso ao sistema. 

O próximo passo consiste na indicação da situação escolar. Os candidatos maiores de 18 anos que não concluíram o Ensino Médio em idade adequada poderão solicitar a Certificação nesta etapa. Já os estudantes que ainda estão cursando o 2ª grau, deverão preencher as informações sobre a escola em que está matriculado. 

Antes de confirmar a inscrição, contudo, o candidato precisará preencher o questionário socioeconômico, constituído por 16 questões. Após a finalização desta etapa, basta conferir os dados, confirmar a inscrição e efetuar o pagamento do boleto. O Cartão de Confirmação, com os locais de provas, será enviado para o endereço informado.  

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Provas
No primeiro dia, os estudantes serão condicionados a 90 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, das 13h às 17h30. No domingo, eles deverão responder outras 90 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, mais a Redação, entre 13h e 18h30. 

Novas regras também foram instituídas para a prova de redação. Além de proibir deboches, o MEC também vai exigir o domínio da norma culta para que o aluno seja avaliado com nota máxima. A discrepância máxima aceita entre os dois corretores também foi reduzida para 100 pontos ou mais na nota final e 80 pontos ou mais em pelo menos uma das competências. Nestes casos, o texto será encaminhado para um terceiro corretor.

O Enem 
Criado em 1998 pelo Ministério da Educação, o Enem é utilizado pelo governo para acompanhar a qualidade do ensino no país e orientar a elaboração e implementação de políticas públicas na área de educação. Já para os estudantes, o Exame é usado como critério de seleção para bolsas parciais ou integrais (Programa Universidade para Todos – Prouni); obtenção de financiamento de graduação (Fundo de Financiamento Estudantil – Fies); complemento ou substituição de vestibulares (Sistema de Seleção Unificada – Sisu); certificação de conclusão do ensino médio em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), ou ainda, em seleção de cotistas.

Resultados 
Os gabaritos serão divulgados até 30 de outubro. Já a divulgação do resultado final, ainda não tem data definida. Mais informações no Edital, no site do Enem ou pelo telefone 0800-616161.

Veja também

Cursinho gratuito do Sesc Paraná 2021 recebe inscrições
Pré-vestibular oferece 59 vagas para a cidade de Curitiba e 75 para Londrina

UniEvangélica (GO) está com inscrições abertas para Vestibular 2021/2
Processo seletivo oferece vagas em diversos cursos. Para a carreira de Medicina, são 80 oportunidades.

Enem 2021 será realizado apenas em janeiro de 2022
Informação foi divulgada pela presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE)

Unitau (SP) inscreve para Vestibular de Inverno 2021
Processo seletivo oferece 620 vagas em cursos de Biociências, Humanas e Exatas

Bahiana recebe inscrições para Vestibular 2021/2
Processo seletivo oferece vagas para cursos da área de saúde. Para Medicina, são 150 oportunidades.

Mackenzie solta resultado do Vestibular EaD 2021/2
Convocados para as mais de 18 mil vagas devem fazer registro acadêmico pela internet até dia 21 de maio

Etecs (SP) liberam resultado dos pedidos de redução do Vestibulinho 2021/2
Prazo de inscrições para seleção das Escolas de Tecnologia do Estado de São Paulo segue até 2 de junho

PUC Goiás está com inscrições abertas para Vestibular 2021/2
Universidade oferece 3.464 vagas em cursos de graduação das áreas de exatas, humanas e biológicas

Inscrições do Vestibular de Inverno 2021 da UCS (RS) são recebidas
No total, somando todas as formas de ingresso, a oferta de vagas da UCS é de mais de 5,7 mil vagas.

FGV encerra inscrições para Vestibular 2021/2 de Administração
Processo seletivo terá duas etapas. Provas serão aplicadas pela internet, por meio de plataforma específica.

PUCPR está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2021
As taxas de inscrição possuem valores diferentes conforme a modalidade de ingresso, sendo que para aqueles que escolherem o desempenho do Enem, são gratuitas.

Mackenzie está com inscrições abertas para o Vestibular 2021/2
Estão sendo ofertadas mais de 2,3 mil vagas no Vestibular 2021/2. As oportunidades são para os campi Higienópolis e Alphaville.