Iniciadas no dia 13 de maio, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2013) seguem abertas até às 23h59 do dia 27 seguinte. Este ano, o maior exame educacional do país, será aplicado nos dias 26 e 27 de outubro. Para participar, os estudantes deverão se inscrever pelo site do Inep e efetuar o pagamento da taxa de cadastro, no valor de R$ 35, até o dia 29 deste mês.
Em contrapartida, concluintes do ensino médio em escolas públicas declaradas pelo Censo Escolar, em 2013, estão automaticamente isentos do pagamento da taxa. Além disso, membros de família com renda per capita de um salário-mínimo e meio também poderão solicitar o benefício mediante declaração de carência. Segundo estimativas do Ministério da Educação, mais de 6 milhões de estudantes participarão do Exame este ano.
Inscrições
Além de informar os dados pessoais, endereço e contatos, o candidato que possuir alguma necessidade especial, inclusive de atendimento diferenciado, deverá indicá-la na primeira etapa da inscrição. Em seguida, o estudante deverá informar a língua estrangeira de preferência e o município em que deseja prestar o Exame, além de criar sua senha de acesso ao sistema.
O próximo passo consiste na indicação da situação escolar. Os candidatos maiores de 18 anos que não concluíram o Ensino Médio em idade adequada poderão solicitar a Certificação nesta etapa. Já os estudantes que ainda estão cursando o 2ª grau, deverão preencher as informações sobre a escola em que está matriculado.
Antes de confirmar a inscrição, contudo, o candidato precisará preencher o questionário socioeconômico, constituído por 16 questões. Após a finalização desta etapa, basta conferir os dados, confirmar a inscrição e efetuar o pagamento do boleto. O Cartão de Confirmação, com os locais de provas, será enviado para o endereço informado.
Provas
No primeiro dia, os estudantes serão condicionados a 90 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, das 13h às 17h30. No domingo, eles deverão responder outras 90 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, mais a Redação, entre 13h e 18h30.
Novas regras também foram instituídas para a prova de redação. Além de proibir deboches, o MEC também vai exigir o domínio da norma culta para que o aluno seja avaliado com nota máxima. A discrepância máxima aceita entre os dois corretores também foi reduzida para 100 pontos ou mais na nota final e 80 pontos ou mais em pelo menos uma das competências. Nestes casos, o texto será encaminhado para um terceiro corretor.
O Enem
Criado em 1998 pelo Ministério da Educação, o Enem é utilizado pelo governo para acompanhar a qualidade do ensino no país e orientar a elaboração e implementação de políticas públicas na área de educação. Já para os estudantes, o Exame é usado como critério de seleção para bolsas parciais ou integrais (Programa Universidade para Todos – Prouni); obtenção de financiamento de graduação (Fundo de Financiamento Estudantil – Fies); complemento ou substituição de vestibulares (Sistema de Seleção Unificada – Sisu); certificação de conclusão do ensino médio em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), ou ainda, em seleção de cotistas.
Resultados
Os gabaritos serão divulgados até 30 de outubro. Já a divulgação do resultado final, ainda não tem data definida. Mais informações no Edital, no site do Enem ou pelo telefone 0800-616161.