Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Faltam 4 meses para as provas do Enem 2021

Faltam 4 meses para as provas do Enem 2021

O Super Vestibular conversou com coordenador de cursinho Pré-vestibular que auxiliou com dicas para a preparação nesse tempo restante.

Publicado por Érica Caetano
21/07/2021 10h00
Com as notas do Enem, é possível ingressar no ensino superior
Com as notas do Enem, é possível ingressar no ensino superior

Faltam exatamente 4 meses para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021! As provas mais esperadas pelos estudantes serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, dois domingos consecutivos, para pouco mais de 4 milhões de pessoas de todo o país. 

Pensando na preparação para o Enem 2021, o Super Vestibular veio mostrar o que você precisa saber, além de dicas e ferramentas para auxiliar na preparação.

No que focar?

O Super Vestibular bateu um papo com o orientador pedagógico do Curso Pré-Vestibular Oficina do Estudante, Alfredo Terra Neto, e pediu algumas dicas de estratégias paa se preparar nesses meses faltantes. Confira:

Para Neto, os estudantes que começaram os seus estudos desde o início do ano letivo, é recomendável que continuem seguindo a rotina que normalmente é passada por professores, orientadores e coordenadores, ou seja: estudo rápido da teoria, realização de exercícios que constumam ser cobrados nas provas do Enem e, o mais importante, a correção e nova realização dos exercícios cujos resultados foram ruins ou incorretos.

No caso daqueles que  iniciaram agora em cursinhos preparatórios ou estão estudando por conta própria, é importante estabelecer uma estratégia de estudos, já que o preparo será em um tempo mais curto.

Para estes estudantes vale dar prioridade aos assuntos de maior incidência nas provas. Primeiro eles devem estudar os assuntos que sempre estão presentes e depois ir para os assuntos que caem com menor frequência. Caso não dê para estudar todos os assuntos, terá garantido, pelo menos, os de maior incidência nas provas.

Neto também reforça que a redação é um outro item em que é preciso ter foco e se dedicar, já que ela pode representar 50% da nota do SiSU para muitas instituições. É importante fazer ao menos uma redação por semana e se necessário refazer as que estiverem com nota muito baixa.

Leia também: temas para a redação do Enem 2021

Além de Redação, Neto também aponta a disciplina de Matemática com importância, já que ela acaba tendo um peso maior nas provas do Enem, em função do modelo de avaliação dos resultados conhecido como a Teoria de Resposta ao Item (TRI) e pelo fato de que os alunos brasileiros, de forma geral, possuem grande dificuldade nesta disciplina.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Conte com o Super Vestibular

Com o Super Vestibular você se prepara de graça para o Enem 2021! Acesse nossas dicas para mandar bem no Enem, confira provas anteriores e treine seus conhecimentos fazendo exercícios do Mundo Educação, participe do simulado e veja comentários sobre as edições passadas.

Também contamos com um canal de vídeos onde é possível assistir aulas sobre todas as disciplinas e assuntos cobrados no Enem.

Provas

O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) deve publicar o cartão com os locais onde serão aplicadas as provas do Enem no mês de novembro. Os inscritos poderão fazer a consulta por meio da página do participante

No documento, constam as informações úteis para o dia das provas, como  os dados pessoais, nome completo, CPF, nome da mãe, grau de escolaridade, renda familiar, entre outras. O inscrito deve verificar se os dados estão corretos e se o cartão apresenta a escolha de língua estrangeira, se inglês ou espanhol.

O Cartão de Confirmação não é obrigatório nos dias do Enem, mas a recomendação é de que o estudante leve-o impresso para facilitar a localização dentro do prédio em que será aplicado o exame.

Nesta edição, as provas do Enem Impresso e Digital serão aplicadas em novembro, nos mesmos dias, e o conteúdo cobrado também será o mesmo.

Veja abaixo a distribuição das questões:

=>21/11, das 13h30 às 19h: redação + 45 questões objetivas de linguagens e códigos + 45 questões de ciências humanas
=>28/11, das 12h30 às 18h30: 45 questões objetivas de ciências da natureza e 45 questões de matemática

Saiba mais: como funcionará o Enem Digital

No primeiro domingo serão aplicadas 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos, 45 questões de Ciências Humanas e Redação. Já no segundo domingo, serão mais 45 questões de Ciências da Natureza e  45 questões de Matemática.

 

Veja também

Dia da Libras: aprenda sobre a origem e o alfabeto da Língua Brasileira de Sinais
A Libras é utilizada por milhões de pessoas, no Brasil, para se comunicarem no seu dia a dia, aprenda mais um pouco sobre esta língua brasileira
ITA abre isenções do Vestibular 2025
Concurso de admissão terá duas fases, com provas em outubro e novembro
Pré-Enem da UEMS 2024 gratuito recebe inscrição para novas turmas
As 200 vagas estão distribuídas nas cidades de Campo Grande, Dourados e Nova Andradina
UFVJM, em Minas Gerais, abre isenção da taxa de inscrição do SASI 2024
Candidatos do vestibular seriado podem tentar isenção total ou parcial
Dia Mundial do Livro: conheça autores homenageados na data comemorativa
Homenageados morreram neste mesmo dia em 1616. Escritores nasceram na Inglaterra, Espanha e Peru.
Enem 2024: isenção encerra nesta sexta (26)
Saiba como solicitar e quem pode pedir a isenção no Enem 2024
Vestibular de inverno 2024 da UDESC abre as inscrições
São mais de mil vagas distribuídas entre 37 cursos da Universidade
Dia Mundial do Livro 2024: especialistas em educação revelam que sociedade leitora é formada na infância
Consequência de incentivar a leitura na infância é formar uma sociedade de adultos que consomem diferentes tipos de texto
Cederj recebe pedidos de isenção do Vestibular 2024/2
Também está aberto prazo de pré-inscrição pelo sistema de cotas e ações afirmativas
UEMA abre pedidos de isenção de taxa do PAES 2025
Podem participar estudantes que cursaram os últimos cinco anos na rede pública e candidatos com renda familiar de até dois salários mínimos
Dia da Terra: você sabe o quão importante é a Amazônia para o planeta?
Veja a nossa conversa com um ecologista que trabalha na Amazônia sobre a importância deste bioma para a vida na terra
Falta uma semana: inscrição para Encceja começa em 29 de abril
Ao fazer exame, participantes podem receber a certificação de conclusão dos Ensinos Fundamental e Médio