Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Faltam 4 meses para as provas do Enem 2021

Faltam 4 meses para as provas do Enem 2021

O Super Vestibular conversou com coordenador de cursinho Pré-vestibular que auxiliou com dicas para a preparação nesse tempo restante.

Publicado por Érica Caetano
21/07/2021 10h00
Com as notas do Enem, é possível ingressar no ensino superior
Com as notas do Enem, é possível ingressar no ensino superior

Faltam exatamente 4 meses para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021! As provas mais esperadas pelos estudantes serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, dois domingos consecutivos, para pouco mais de 4 milhões de pessoas de todo o país. 

Pensando na preparação para o Enem 2021, o Super Vestibular veio mostrar o que você precisa saber, além de dicas e ferramentas para auxiliar na preparação.

No que focar?

O Super Vestibular bateu um papo com o orientador pedagógico do Curso Pré-Vestibular Oficina do Estudante, Alfredo Terra Neto, e pediu algumas dicas de estratégias paa se preparar nesses meses faltantes. Confira:

Para Neto, os estudantes que começaram os seus estudos desde o início do ano letivo, é recomendável que continuem seguindo a rotina que normalmente é passada por professores, orientadores e coordenadores, ou seja: estudo rápido da teoria, realização de exercícios que constumam ser cobrados nas provas do Enem e, o mais importante, a correção e nova realização dos exercícios cujos resultados foram ruins ou incorretos.

No caso daqueles que  iniciaram agora em cursinhos preparatórios ou estão estudando por conta própria, é importante estabelecer uma estratégia de estudos, já que o preparo será em um tempo mais curto.

Para estes estudantes vale dar prioridade aos assuntos de maior incidência nas provas. Primeiro eles devem estudar os assuntos que sempre estão presentes e depois ir para os assuntos que caem com menor frequência. Caso não dê para estudar todos os assuntos, terá garantido, pelo menos, os de maior incidência nas provas.

Neto também reforça que a redação é um outro item em que é preciso ter foco e se dedicar, já que ela pode representar 50% da nota do SiSU para muitas instituições. É importante fazer ao menos uma redação por semana e se necessário refazer as que estiverem com nota muito baixa.

Leia também: temas para a redação do Enem 2021

Além de Redação, Neto também aponta a disciplina de Matemática com importância, já que ela acaba tendo um peso maior nas provas do Enem, em função do modelo de avaliação dos resultados conhecido como a Teoria de Resposta ao Item (TRI) e pelo fato de que os alunos brasileiros, de forma geral, possuem grande dificuldade nesta disciplina.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Conte com o Super Vestibular

Com o Super Vestibular você se prepara de graça para o Enem 2021! Acesse nossas dicas para mandar bem no Enem, confira provas anteriores e treine seus conhecimentos fazendo exercícios do Mundo Educação, participe do simulado e veja comentários sobre as edições passadas.

Também contamos com um canal de vídeos onde é possível assistir aulas sobre todas as disciplinas e assuntos cobrados no Enem.

Provas

O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) deve publicar o cartão com os locais onde serão aplicadas as provas do Enem no mês de novembro. Os inscritos poderão fazer a consulta por meio da página do participante

No documento, constam as informações úteis para o dia das provas, como  os dados pessoais, nome completo, CPF, nome da mãe, grau de escolaridade, renda familiar, entre outras. O inscrito deve verificar se os dados estão corretos e se o cartão apresenta a escolha de língua estrangeira, se inglês ou espanhol.

O Cartão de Confirmação não é obrigatório nos dias do Enem, mas a recomendação é de que o estudante leve-o impresso para facilitar a localização dentro do prédio em que será aplicado o exame.

Nesta edição, as provas do Enem Impresso e Digital serão aplicadas em novembro, nos mesmos dias, e o conteúdo cobrado também será o mesmo.

Veja abaixo a distribuição das questões:

=>21/11, das 13h30 às 19h: redação + 45 questões objetivas de linguagens e códigos + 45 questões de ciências humanas
=>28/11, das 12h30 às 18h30: 45 questões objetivas de ciências da natureza e 45 questões de matemática

Saiba mais: como funcionará o Enem Digital

No primeiro domingo serão aplicadas 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos, 45 questões de Ciências Humanas e Redação. Já no segundo domingo, serão mais 45 questões de Ciências da Natureza e  45 questões de Matemática.

 

Veja também

URCA (CE) aplica provas do seu Vestibular 2021/2 neste final de semana
O Cartão de Identificação, onde consta os locais de prova, deverá ser impresso, assinado e apresentado no local de aplicação das provas junto com o documento de identificação com foto.

Provas do Vestibular 2022 de Medicina da Emescam (ES) acontecem neste final de semana
É preciso que os candidatos utilizem máscaras que cubram nariz e boca durante todo o período de permanência nos locais de prova. Será permitido levar seu próprio álcool gel.

Faculdade Pitágoras Eunápolis (BA) inscreve para Vestibular 2022 de Medicina via Enem
Processo seletivo oferece seis bolsas de estudos a estudantes da rede pública de ensino que têm renda de até um salário mínimo

UEG solta resultado do Vestibular 2021/2
Candidatos às 390 vagas fizeram as provas no dia 19 de setembro em Goiânia e no interior de Goiás

UESB divulga concorrência do Vestibular Especial 2021/1
Direito, Odontologia e Enfermagem são os cursos mais procurados deste vestibular, o primeiro depois do surgimento do coronavírus

Abertas inscrições para Vestibular de Verão 2022 da PUC-SP
Interessados nas mais de 2,6 mil vagas deverão fazer provas on-line no dia 5 de dezembro

Unipar recebe inscrições para Vestibular 2022/1 de Medicina
Processo seletivo oferece 110 vagas. Curso é ministrado na cidade paranaense de Umuarama.

Unifesp realiza Feira de Profissões 2021
As inscrições podem se feitas on-line e gratuitamente. Evento acontece na próxima semana.

UECE finaliza inscrições para Vestibular 2022
Provas da 1ª fase estão agendadas para 15 de novembro. Já segunda etapa ocorrerá em 5 e 6 de dezembro.

Inscrições do Vestibular de Verão 2022 da UCPel estão abertas
O prazo vai até 24 de novembro, com taxa de R$ 200, para os cursos de Medicina e Odontologia. Para os demais, o prazo vai até 30 de novembro.

Fuvest anuncia concorrência do Vestibular 2022
Medicina continua sendo carreira mais procurada. No entanto, houve queda na concorrência dos cursos em São Paulo e Ribeirão Preto.

Abertas inscrições para Vestibular 2022 da Famema (SP)
Processo seletivo oferece 80 vagas para curso de Medicina e 40 para Enfermagem