Faltam exatamente 4 meses para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021! As provas mais esperadas pelos estudantes serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, dois domingos consecutivos, para pouco mais de 4 milhões de pessoas de todo o país.
Pensando na preparação para o Enem 2021, o Super Vestibular veio mostrar o que você precisa saber, além de dicas e ferramentas para auxiliar na preparação.
No que focar?
O Super Vestibular bateu um papo com o orientador pedagógico do Curso Pré-Vestibular Oficina do Estudante, Alfredo Terra Neto, e pediu algumas dicas de estratégias paa se preparar nesses meses faltantes. Confira:
Para Neto, os estudantes que começaram os seus estudos desde o início do ano letivo, é recomendável que continuem seguindo a rotina que normalmente é passada por professores, orientadores e coordenadores, ou seja: estudo rápido da teoria, realização de exercícios que constumam ser cobrados nas provas do Enem e, o mais importante, a correção e nova realização dos exercícios cujos resultados foram ruins ou incorretos.
No caso daqueles que iniciaram agora em cursinhos preparatórios ou estão estudando por conta própria, é importante estabelecer uma estratégia de estudos, já que o preparo será em um tempo mais curto.
Para estes estudantes vale dar prioridade aos assuntos de maior incidência nas provas. Primeiro eles devem estudar os assuntos que sempre estão presentes e depois ir para os assuntos que caem com menor frequência. Caso não dê para estudar todos os assuntos, terá garantido, pelo menos, os de maior incidência nas provas.
Neto também reforça que a redação é um outro item em que é preciso ter foco e se dedicar, já que ela pode representar 50% da nota do SiSU para muitas instituições. É importante fazer ao menos uma redação por semana e se necessário refazer as que estiverem com nota muito baixa.
Leia também: temas para a redação do Enem 2021
Além de Redação, Neto também aponta a disciplina de Matemática com importância, já que ela acaba tendo um peso maior nas provas do Enem, em função do modelo de avaliação dos resultados conhecido como a Teoria de Resposta ao Item (TRI) e pelo fato de que os alunos brasileiros, de forma geral, possuem grande dificuldade nesta disciplina.
Conte com o Super Vestibular
Com o Super Vestibular você se prepara de graça para o Enem 2021! Acesse nossas dicas para mandar bem no Enem, confira provas anteriores e treine seus conhecimentos fazendo exercícios do Mundo Educação, participe do simulado e veja comentários sobre as edições passadas.
Também contamos com um canal de vídeos onde é possível assistir aulas sobre todas as disciplinas e assuntos cobrados no Enem.
Provas
O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) deve publicar o cartão com os locais onde serão aplicadas as provas do Enem no mês de novembro. Os inscritos poderão fazer a consulta por meio da página do participante.
No documento, constam as informações úteis para o dia das provas, como os dados pessoais, nome completo, CPF, nome da mãe, grau de escolaridade, renda familiar, entre outras. O inscrito deve verificar se os dados estão corretos e se o cartão apresenta a escolha de língua estrangeira, se inglês ou espanhol.
O Cartão de Confirmação não é obrigatório nos dias do Enem, mas a recomendação é de que o estudante leve-o impresso para facilitar a localização dentro do prédio em que será aplicado o exame.
Nesta edição, as provas do Enem Impresso e Digital serão aplicadas em novembro, nos mesmos dias, e o conteúdo cobrado também será o mesmo.
Veja abaixo a distribuição das questões:
=>21/11, das 13h30 às 19h: redação + 45 questões objetivas de linguagens e códigos + 45 questões de ciências humanas
=>28/11, das 12h30 às 18h30: 45 questões objetivas de ciências da natureza e 45 questões de matemática
Saiba mais: como funcionará o Enem Digital
No primeiro domingo serão aplicadas 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos, 45 questões de Ciências Humanas e Redação. Já no segundo domingo, serão mais 45 questões de Ciências da Natureza e 45 questões de Matemática.