Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Confira temas de redação para o Enem 2021

Confira temas de redação para o Enem 2021

Listamos alguns temas para você exercitar a redação e treinar para as provas do Enem 2021.

Publicado por Érica Caetano
07/07/2021 12h54 , atualizado em 08/07/2021 18h25
Temas redação para o Enem 2021
Temas redação para o Enem 2021

Com as datas das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 marcadas e se aproximando, é hora de se dedicar para valer. Faltam menos de cinco meses para as provas!

O Super Vestibular, com a ajuda do Cursinho da Poli, listou alguns temas que estão sendo amplamente discutidos e abordados para você treinar a redação e praticar para o Enem. Confira:

1) Comportamento de manada e a manipulação da opinião pública

O conceito de manada ou efeito manada faz referência ao comportamento de animais que se juntam para se proteger ou fugir de um predador. O nome também é dado à tendência das pessoas de repetirem ações feitas por outras.

No caso dos dias atuais, com a internet e redes sociais tão presentes em nosso cotidiano, é chamado assim a tendência das pessoas de seguirem um grande influenciador ou mesmo um determinado grupo, sem que a decisão passe, necessariamente, por uma reflexão individual.

Esse efeito tem trazido outros desdobramentos, como é o caso da manipulação da opinião pública. Muitos perfis falsos estão sendo usados para influenciar a opinião pública nas redes sociais, disseminando muitas vezes até fake news.

Confira como fazer citação na redação!

2) Lado favorável e o lado desfavorável da resiliência do brasileiro

No comportamento humano, a resiliência é a habilidade de se adaptar e superar adversidades, situações estressantes. Isso de forma saudável, construtiva, sem ser afetado por elas de modo negativo e permanente.

Muitos dizem que o brasileiro é o povo com maior resiliência e tolerância. Tanto na capacidade de resolver problemas quanto de absolver dificuldades. E isso tem o seu lado positivo, mas também o lado negativo, já que muitas vezes as pessoas aceitam coisas e situações que deveriam ser combatidas.

3) Diferenças e hierarquias nas atuais relações de gênero no Brasil

O debate sobre a diferença e a igualdade e as mudanças ocorridas nas relações de gênero bem como as demais transformações econômicas, sociais e culturais estão em evidência.

A ausência de mulheres nos espaços de liderança e decisão ainda impede que hajam melhorias para elas no ambiente corporativo, na esfera pública e no ambiente familiar. A diferença salarial é muitas vezes decorrente do baixo número de mulheres em cargos gerenciais e também de outros fatores, como congelamento de salários e menor participação na força produtiva. 

Saiba como começar uma redação!

Quando se olha a disparidade de gênero de maneira global, envolvendo todas as variáveis, e não só o mercado de trabalho, a estimativa é que o tempo necessário para alcançar-se a plena igualdade entre homens e mulheres no mundo é 99,5 anos.

Os países nórdicos são os mais igualitários do mundo. Já o Brasil está depois da 90º colocação e tem uma das maiores desigualdades de gênero da América Latina.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

4) Os limites da cultura do cancelamento no meio virtual

É conhecido como cultura do cancelamento as manifestações nas redes sociais em que uma pessoa ou um grupo é expulsa, ou muitas vezes julgada, por uma posição de influência ou fama, por conta de atitudes consideradas questionáveis.

Acontece que, muitas vezes, estas manifestações tomam proporções maiores e descontroladas, se tornando violentas, contendo ameaças a vida da pessoa envolvida e seus familiares.

Por acharem que o meio virtual é um local em que não seja possível identificar quem faz os julgamentos, ameaças e demais "cancelamentos", a agressividade de usuários têm sido assustadora, vindo a provocar e desencadear reações problemáticas, como síndrome do pânico, tendências suicidas, depressão e outros para aqueles considerados cancelados.

5) Leitura na juventude: desafios da era da informação

A era digital trouxe uma infinidade de facilidades, já que a internet conseguiu nos aproximar do restante do mundo com apenas um clique.

Temos a nossa disposição uma infinita quantidade de informações. Com a internet também vieram um enorme aparato de distrações, sendo estas um dos grandes problemas e desafios do mundo e da atualidade.

Se até os apaixonados pela leitura se vêem numa rotina bem diferente se comparada a dez, quinze anos atrás, imagina quem já tinha dificuldade de se concentrar e em pegar um livro antes da “internet sempre à mão”.

Estas questões são um dos desafios encontrados no que diz respeito ao tema leitura na juventude na era da informação, sendo possível explorar muito mais.

6) Caminhos para combater a violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil

O dia 18 de Maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O assunto é pesado e nos desperta repulsa e intensas emoções. E é por isso que merece atenção para que haja a conscientização necessária no que diz respeito ao combate deste tipo de violência, prevenindo vidas, zelando pelo desenvolvimento e proteção das crianças e adolescentes e, o principal, responsabilizando os autores da violência.

Veja também: Como fazer uma redação nota mil no Enem

Infelizmente, a violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil é mais frequente do que as pessoas imaginam. Dados mostram que, a cada hora, três crianças são vítimas de abuso sexual.

Veja também

Filme Guerra Civil com Wagner Moura. Veja temas para estudar que aparecem no longa-metragem
História dos Estados Unidos, invasão ao Capitólio e eleições presidenciais do país são assuntos para estudar
Encceja 2024: inscrição poderá ser feita daqui a dez dias, em 29 de abril
Encceja possibilita que estudantes que não terminaram Ensino Fundamental ou Médio em idade regular obtenham certificado de conclusão
UnB reabre inscrições do Vestibular 2024 via Enem
São mais de duas mil vagas disponíveis neste processo seletivo
Dia dos Povos Indígenas 2024: saiba importância da data e conheça desafios enfrentados pelas comunidades
Profissional indígena que ingressou na universidade por meio das cotas também conta sua experiência
Isenção do Enem 2024: participantes do Programa Pé-de-Meia têm direito à gratuidade
Estudantes também devem pedir gratuidade até dia 26 de abril por meio da página do Participante do Enem 2024
Vestibular 2024 para refugiados da UFSC abre inscrições hoje (18)
Veja o link de inscrição e mais informações sobre o Vestibular 2024 para refugiados da UFSC
UFSC abre inscrição para Vestibular Unificado 2024/2
Processo seletivo oferece mais de mil vagas em cursos da UFSC e do IFSC
Dia Nacional do Livro Infantil: professora explica importância da leitura desde cedo
Profissional defende incentivar a criança a ler desde cedo para que ela tome gosto pela leitura
Enem 2024: prazo para justificar ausência está aberto. Saiba quem pode fazer justificativa
Entre motivos aceitos pelo Inep, estão assalto, morte na família, privação de liberdade, casamento ou paternidade
Paraná: Unioeste divulga datas do Vestibular 2025
Provas da Unioeste serão aplicadas em Curitiba e outras sete cidades paranaenses. Também haverá testes no Mato Grosso do Sul.
Como se preparar para a redação do Enem 2024?
Faltam alguns meses para o Enem 2024, saiba como usar esse tempo na sua preparação para a redação do exame
Enem 2024: confira quem pode pedir isenção da taxa de inscrição
Estudantes podem solicitar gratuidade somente até o dia 26 de abril, apenas pela internet