Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Confira temas de redação para o Enem 2021

Confira temas de redação para o Enem 2021

Listamos alguns temas para você exercitar a redação e treinar para as provas do Enem 2021.

Publicado por Érica Caetano
07/07/2021 12h54 , atualizado em 08/07/2021 18h25
Temas redação para o Enem 2021
Temas redação para o Enem 2021

Com as datas das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 marcadas e se aproximando, é hora de se dedicar para valer. Faltam menos de cinco meses para as provas!

O Super Vestibular, com a ajuda do Cursinho da Poli, listou alguns temas que estão sendo amplamente discutidos e abordados para você treinar a redação e praticar para o Enem. Confira:

1) Comportamento de manada e a manipulação da opinião pública

O conceito de manada ou efeito manada faz referência ao comportamento de animais que se juntam para se proteger ou fugir de um predador. O nome também é dado à tendência das pessoas de repetirem ações feitas por outras.

No caso dos dias atuais, com a internet e redes sociais tão presentes em nosso cotidiano, é chamado assim a tendência das pessoas de seguirem um grande influenciador ou mesmo um determinado grupo, sem que a decisão passe, necessariamente, por uma reflexão individual.

Esse efeito tem trazido outros desdobramentos, como é o caso da manipulação da opinião pública. Muitos perfis falsos estão sendo usados para influenciar a opinião pública nas redes sociais, disseminando muitas vezes até fake news.

Confira como fazer citação na redação!

2) Lado favorável e o lado desfavorável da resiliência do brasileiro

No comportamento humano, a resiliência é a habilidade de se adaptar e superar adversidades, situações estressantes. Isso de forma saudável, construtiva, sem ser afetado por elas de modo negativo e permanente.

Muitos dizem que o brasileiro é o povo com maior resiliência e tolerância. Tanto na capacidade de resolver problemas quanto de absolver dificuldades. E isso tem o seu lado positivo, mas também o lado negativo, já que muitas vezes as pessoas aceitam coisas e situações que deveriam ser combatidas.

3) Diferenças e hierarquias nas atuais relações de gênero no Brasil

O debate sobre a diferença e a igualdade e as mudanças ocorridas nas relações de gênero bem como as demais transformações econômicas, sociais e culturais estão em evidência.

A ausência de mulheres nos espaços de liderança e decisão ainda impede que hajam melhorias para elas no ambiente corporativo, na esfera pública e no ambiente familiar. A diferença salarial é muitas vezes decorrente do baixo número de mulheres em cargos gerenciais e também de outros fatores, como congelamento de salários e menor participação na força produtiva. 

Saiba como começar uma redação!

Quando se olha a disparidade de gênero de maneira global, envolvendo todas as variáveis, e não só o mercado de trabalho, a estimativa é que o tempo necessário para alcançar-se a plena igualdade entre homens e mulheres no mundo é 99,5 anos.

Os países nórdicos são os mais igualitários do mundo. Já o Brasil está depois da 90º colocação e tem uma das maiores desigualdades de gênero da América Latina.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

4) Os limites da cultura do cancelamento no meio virtual

É conhecido como cultura do cancelamento as manifestações nas redes sociais em que uma pessoa ou um grupo é expulsa, ou muitas vezes julgada, por uma posição de influência ou fama, por conta de atitudes consideradas questionáveis.

Acontece que, muitas vezes, estas manifestações tomam proporções maiores e descontroladas, se tornando violentas, contendo ameaças a vida da pessoa envolvida e seus familiares.

Por acharem que o meio virtual é um local em que não seja possível identificar quem faz os julgamentos, ameaças e demais "cancelamentos", a agressividade de usuários têm sido assustadora, vindo a provocar e desencadear reações problemáticas, como síndrome do pânico, tendências suicidas, depressão e outros para aqueles considerados cancelados.

5) Leitura na juventude: desafios da era da informação

A era digital trouxe uma infinidade de facilidades, já que a internet conseguiu nos aproximar do restante do mundo com apenas um clique.

Temos a nossa disposição uma infinita quantidade de informações. Com a internet também vieram um enorme aparato de distrações, sendo estas um dos grandes problemas e desafios do mundo e da atualidade.

Se até os apaixonados pela leitura se vêem numa rotina bem diferente se comparada a dez, quinze anos atrás, imagina quem já tinha dificuldade de se concentrar e em pegar um livro antes da “internet sempre à mão”.

Estas questões são um dos desafios encontrados no que diz respeito ao tema leitura na juventude na era da informação, sendo possível explorar muito mais.

6) Caminhos para combater a violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil

O dia 18 de Maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O assunto é pesado e nos desperta repulsa e intensas emoções. E é por isso que merece atenção para que haja a conscientização necessária no que diz respeito ao combate deste tipo de violência, prevenindo vidas, zelando pelo desenvolvimento e proteção das crianças e adolescentes e, o principal, responsabilizando os autores da violência.

Veja também: Como fazer uma redação nota mil no Enem

Infelizmente, a violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil é mais frequente do que as pessoas imaginam. Dados mostram que, a cada hora, três crianças são vítimas de abuso sexual.

Veja também

URCA (CE) aplica provas do seu Vestibular 2021/2 neste final de semana
O Cartão de Identificação, onde consta os locais de prova, deverá ser impresso, assinado e apresentado no local de aplicação das provas junto com o documento de identificação com foto.

Provas do Vestibular 2022 de Medicina da Emescam (ES) acontecem neste final de semana
É preciso que os candidatos utilizem máscaras que cubram nariz e boca durante todo o período de permanência nos locais de prova. Será permitido levar seu próprio álcool gel.

Faculdade Pitágoras Eunápolis (BA) inscreve para Vestibular 2022 de Medicina via Enem
Processo seletivo oferece seis bolsas de estudos a estudantes da rede pública de ensino que têm renda de até um salário mínimo

UEG solta resultado do Vestibular 2021/2
Candidatos às 390 vagas fizeram as provas no dia 19 de setembro em Goiânia e no interior de Goiás

UESB divulga concorrência do Vestibular Especial 2021/1
Direito, Odontologia e Enfermagem são os cursos mais procurados deste vestibular, o primeiro depois do surgimento do coronavírus

Abertas inscrições para Vestibular de Verão 2022 da PUC-SP
Interessados nas mais de 2,6 mil vagas deverão fazer provas on-line no dia 5 de dezembro

Unipar recebe inscrições para Vestibular 2022/1 de Medicina
Processo seletivo oferece 110 vagas. Curso é ministrado na cidade paranaense de Umuarama.

Unifesp realiza Feira de Profissões 2021
As inscrições podem se feitas on-line e gratuitamente. Evento acontece na próxima semana.

UECE finaliza inscrições para Vestibular 2022
Provas da 1ª fase estão agendadas para 15 de novembro. Já segunda etapa ocorrerá em 5 e 6 de dezembro.

Inscrições do Vestibular de Verão 2022 da UCPel estão abertas
O prazo vai até 24 de novembro, com taxa de R$ 200, para os cursos de Medicina e Odontologia. Para os demais, o prazo vai até 30 de novembro.

Fuvest anuncia concorrência do Vestibular 2022
Medicina continua sendo carreira mais procurada. No entanto, houve queda na concorrência dos cursos em São Paulo e Ribeirão Preto.

Abertas inscrições para Vestibular 2022 da Famema (SP)
Processo seletivo oferece 80 vagas para curso de Medicina e 40 para Enfermagem