Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Confira temas de redação para o Enem 2021

Confira temas de redação para o Enem 2021

Listamos alguns temas para você exercitar a redação e treinar para as provas do Enem 2021.

Publicado por Érica Caetano
07/07/2021 12h54 , atualizado em 08/07/2021 18h25
Temas redação para o Enem 2021
Temas redação para o Enem 2021

Com as datas das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 marcadas e se aproximando, é hora de se dedicar para valer. Faltam menos de cinco meses para as provas!

O Super Vestibular, com a ajuda do Cursinho da Poli, listou alguns temas que estão sendo amplamente discutidos e abordados para você treinar a redação e praticar para o Enem. Confira:

1) Comportamento de manada e a manipulação da opinião pública

O conceito de manada ou efeito manada faz referência ao comportamento de animais que se juntam para se proteger ou fugir de um predador. O nome também é dado à tendência das pessoas de repetirem ações feitas por outras.

No caso dos dias atuais, com a internet e redes sociais tão presentes em nosso cotidiano, é chamado assim a tendência das pessoas de seguirem um grande influenciador ou mesmo um determinado grupo, sem que a decisão passe, necessariamente, por uma reflexão individual.

Esse efeito tem trazido outros desdobramentos, como é o caso da manipulação da opinião pública. Muitos perfis falsos estão sendo usados para influenciar a opinião pública nas redes sociais, disseminando muitas vezes até fake news.

Confira como fazer citação na redação!

2) Lado favorável e o lado desfavorável da resiliência do brasileiro

No comportamento humano, a resiliência é a habilidade de se adaptar e superar adversidades, situações estressantes. Isso de forma saudável, construtiva, sem ser afetado por elas de modo negativo e permanente.

Muitos dizem que o brasileiro é o povo com maior resiliência e tolerância. Tanto na capacidade de resolver problemas quanto de absolver dificuldades. E isso tem o seu lado positivo, mas também o lado negativo, já que muitas vezes as pessoas aceitam coisas e situações que deveriam ser combatidas.

3) Diferenças e hierarquias nas atuais relações de gênero no Brasil

O debate sobre a diferença e a igualdade e as mudanças ocorridas nas relações de gênero bem como as demais transformações econômicas, sociais e culturais estão em evidência.

A ausência de mulheres nos espaços de liderança e decisão ainda impede que hajam melhorias para elas no ambiente corporativo, na esfera pública e no ambiente familiar. A diferença salarial é muitas vezes decorrente do baixo número de mulheres em cargos gerenciais e também de outros fatores, como congelamento de salários e menor participação na força produtiva. 

Saiba como começar uma redação!

Quando se olha a disparidade de gênero de maneira global, envolvendo todas as variáveis, e não só o mercado de trabalho, a estimativa é que o tempo necessário para alcançar-se a plena igualdade entre homens e mulheres no mundo é 99,5 anos.

Os países nórdicos são os mais igualitários do mundo. Já o Brasil está depois da 90º colocação e tem uma das maiores desigualdades de gênero da América Latina.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

4) Os limites da cultura do cancelamento no meio virtual

É conhecido como cultura do cancelamento as manifestações nas redes sociais em que uma pessoa ou um grupo é expulsa, ou muitas vezes julgada, por uma posição de influência ou fama, por conta de atitudes consideradas questionáveis.

Acontece que, muitas vezes, estas manifestações tomam proporções maiores e descontroladas, se tornando violentas, contendo ameaças a vida da pessoa envolvida e seus familiares.

Por acharem que o meio virtual é um local em que não seja possível identificar quem faz os julgamentos, ameaças e demais "cancelamentos", a agressividade de usuários têm sido assustadora, vindo a provocar e desencadear reações problemáticas, como síndrome do pânico, tendências suicidas, depressão e outros para aqueles considerados cancelados.

5) Leitura na juventude: desafios da era da informação

A era digital trouxe uma infinidade de facilidades, já que a internet conseguiu nos aproximar do restante do mundo com apenas um clique.

Temos a nossa disposição uma infinita quantidade de informações. Com a internet também vieram um enorme aparato de distrações, sendo estas um dos grandes problemas e desafios do mundo e da atualidade.

Se até os apaixonados pela leitura se vêem numa rotina bem diferente se comparada a dez, quinze anos atrás, imagina quem já tinha dificuldade de se concentrar e em pegar um livro antes da “internet sempre à mão”.

Estas questões são um dos desafios encontrados no que diz respeito ao tema leitura na juventude na era da informação, sendo possível explorar muito mais.

6) Caminhos para combater a violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil

O dia 18 de Maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O assunto é pesado e nos desperta repulsa e intensas emoções. E é por isso que merece atenção para que haja a conscientização necessária no que diz respeito ao combate deste tipo de violência, prevenindo vidas, zelando pelo desenvolvimento e proteção das crianças e adolescentes e, o principal, responsabilizando os autores da violência.

Veja também: Como fazer uma redação nota mil no Enem

Infelizmente, a violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil é mais frequente do que as pessoas imaginam. Dados mostram que, a cada hora, três crianças são vítimas de abuso sexual.

Veja também

Resultado do Vestibular 2022/2 da Cederj é informado
Candidatos aprovados deverão fazer matrícula online nos próximos dias 7 e 8.

Resultado do Vestibular 2022/2 do IFMT já pode ser acessado
O processo seletivo do IFMT utilizou a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a avaliação dos candidatos.

Resultado da 3ª etapa do PAES 2021 da Unimontes (MG) é liberado
Este já é o resultado final, após análise dos recursos. Matrículas serão feitas entre os dias 12 e 14 de julho.

SiSU 2022/2: Resultado está disponível para consulta
Prazo para aprovados se matricularem é de 13 a 18 de julho. Informações detalhadas sobre as matrículas serão informadas por cada instituição.

IFSP: Resultado do Processo Seletivo 2022/2 de cursos técnicos está disponível
Matrículas devem ser feitas pela internet entre os dias 6 e 8 de julho.

Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2022/2 de vagas remanescentes via Enem da UERJ
Candidatos poderão utilizar notas do Enem de 2018 a 2021 para concorrer a 915 vagas de cursos superiores.

PUC Campinas divulga resultado do Vestibular de Inverno 2022
O processo seletivo de Inverno da PUC Campinas ofertou 2.790 vagas para 51 cursos de graduação.

UFGD solta resultado do Vestibular 2022/2 de vagas remanescentes via Enem
Instituição informou que convocação para matrículas deverá ser divulgada na próxima sexta-feira (8).

UFPel (RS) abre inscrições para o Pave 2022
Seleção seriada oferece 1.033 vagas para o ano letivo de 2023.

2ª chamada do Vestibular de Inverno 2022 da PUC-SP está disponível
Os selecionados deverão efetivar a matrícula nos dias 6 e 7 de julho. Candidatos devem ficar atentos a documentação exigida.

UFT recebe pedidos de isenção de taxa do seu Vestibular 2023/1
O prazo segue até o dia 14 de julho. Candidatos precisam preencher requisitos exigidos.

IFPE divulga resultado do seu Vestibular 2022/2
Agora, aqueles que queiram interpor recursos terão até amanhã, dia 05, para apresentá-los.