Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Enem
  3. Teoria de Resposta ao Item (TRI) no Enem

Teoria de Resposta ao Item (TRI) no Enem

Método para calcular a nota do Enem gera confusão entre os participantes.

Publicado por Érica Caetano

As provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) possuem um método de correção específico chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI). É através dela que se chega à pontuação obtida pelos participantes.

Contudo, diferente de muitos vestibulares em que a pontuação final depende da quantidade de acertos, na TRI existem outras variáveis. A correção pelo sistema TRI avalia três parâmetros:

    • Discriminação: sendo possível diferenciar aqueles candidatos que dominam e os que não dominam a habilidade cobrada em determinada questão;

    • Dificuldade: capaz de avaliar a complexidade da questão, sendo que quanto mais difícil ela é, maior o seu valor;

    • Acerto casual: corresponde à probabilidade de um participante acertar a questão sem ter domínio da habilidade exigida, conhecido popularmente como o “chute”.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a escolha de se usar a Teoria de Resposta ao Item (TRI) no Enem teve dois objetivos: 

      1) Permitir a comparação dos resultados entre as edições do Enem;
      2) Permitir a aplicação do Enem várias vezes ao ano, pois na TRI uma escala métrica é estabelecida. 

Essa metodologia também é usada no Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e em exames internacionais, como o Scholastic Aptitude Test (SAT), uma espécie de Enem dos Estados Unidos, e o exame de proficiência em língua inglesa TOEFL.

Tópicos deste artigo

Como funciona a TRI na prática

Muitos estudantes “quebram a cabeça” tentando calcular a sua nota do Enem. O esforço é em vão, pois é impossível fazer o cálculo da nota baseado apenas na quantidade de acertos.

Para ficar mais claro o entendimento, na TRI é desenvolvida uma escala padrão de conhecimento, da mesma forma que existem escalas padrões para mensurar comprimento (metro) e temperatura (Celsius), por exemplo. Por isso, as provas do Enem possuem o mesmo nível, apesar das questões serem diferentes.

As questões do Enem são retiradas de um Banco Nacional de Itens (BNI), alimentado anualmente por professores. Antes de compor o BNI, as questões são testadas em estudantes de escolas públicas – eles não sabem que estão respondendo questões que, futuramente, podem aparecer no Enem.

Esses pré-testes são fundamentais para calibrar os itens de acordo com a TRI, ou seja, as questões são revisadas, classificadas em relação à sua dificuldade e só depois de aprovadas passam a compor o BNI. Por isso o Enem não costuma cobrar temas atuais, já que as questões foram elaboradas meses ou anos antes da aplicação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Comparando as notas do Enem

Como o nível do Enem é igual em todos os anos, é possível um processo seletivo aceitar notas de várias edições do exame. Isso acontece, por exemplo, no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que aceita as notas de todas as edições do Enem desde 2010.

No entanto, com a TRI não é possível comparar o número de acertos em uma área do conhecimento com o de outra. Cada área do conhecimento tem sua própria metodologia de classificação. 

Sendo assim, acertar 50 itens em uma área não significa, necessariamente, ter uma pontuação maior do que em outra, cujo número de acertos tenha sido 45, por exemplo. Além disso, por serem áreas do conhecimento distintas, não é possível fazer uma relação direta entre as escalas de proficiência.

O mesmo acontece no caso de candidatos que tenham acertado a mesma quantidade de questões. Isso não quer dizer que eles terão obtido a mesma pontuação, pois podem ter acertado itens com nível de dificuldade diferentes.

A TRI também analisa a proficiência de cada participante, avaliando quais acertos tiveram mais coerência e quais foram em questões consideradas fáceis, médias ou difíceis. Também são avaliados os acertos não coerentes, ou seja, quando o participante acerta questões difíceis, mas erra as fáceis.

Partindo deste princípio, a TRI consegue determinar se o acerto foi em decorrência de sorte, por meio de chute, fazendo com que nestes casos a nota seja reduzida.

Em resumo, participantes que acertaram a mesma quantidade de questões provavelmente terão notas diferentes porque a TRI analisa quais questões cada estudante acertou e em quais circunstâncias (há uma coerência ou foi chute?).

Crédito da imagem: Poliedro

Então, é melhor não chutar?

Mesmo o sistema conseguindo distinguir quando o candidato chutou a questão, na dúvida entre deixar o item em branco ou chutar, a melhor alternativa com certeza é o chute. A questão em branco vale muito menos do que o acerto casual.

Melhor acertar questões fáceis ou difíceis?

Baseado na lógica do cálculo feito pela TRI, o participante terá melhor desempenho em sua nota se acertar mais questões fáceis e médias do que as difíceis, pois o sistema entende que o participante apresentou um comportamento coerente, ou seja, não “chutou”.

A TRI interpreta que um estudante com acertos apenas nos itens mais difíceis tenha mais chance de ter chutado a resposta do que de fato conseguido resolvê-la a partir de seus próprios conhecimentos.

Há alguma forma de saber minha nota antes do resultado?

Infelizmente, não. No entanto, dá para ter uma noção do desempenho baseado na porcentagem de acertos. Um participante que acertou 70% das questões tem grande chance de conseguir uma vaga pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). No caso de Medicina, o índice de acertos precisa ser maior, algo em torno de 80%.

Veja também

Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril
Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024
Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023
MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa