A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) divulgou na manhã de hoje, 02 de dezembro, que decidiu anular uma questão da prova da 1ª fase do seu Processo Seletivo 2014/1, realizada no último dia 24. Segundo a instituição, a questão anulada é a V-51.
O motivo da anulação, segundo a Fuvest, foi devido a imprecisão na sua formulação. Nas outras versões de prova, a mesma questão aparece como K-38, Q-05, X-73, Z-17. De acordo com as normas que estabelece o Concurso Vestibular Fuvest 2014, na hipótese de anulação de questão do exame, será atribuído a todos os candidatos presentes na prova o valor da questão anulada.
Vestibular 2014
Mais de 172 mil estudantes se inscreveram no certame que está ofertando no total, 11.157 vagas, sendo que dessas, 11.057 são para 249 cursos da Universidade de São Paulo (USP) e 100 são para o curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).
Segundo dados da Fuvest, 19.867 candidatos inscritos faltaram as provas da 1ª fase, registrando um índice de abstenção de 11,5%. No certame do ano passado, este número foi de 17.308 (10,7%). As provas e os gabaritos desta etapa já estão disponíveis. Confira:
Provas e Gabritos 1ª fase Fuvest 2014
As provas deste ano foram aplicadas em 32 municípios paulistas. Os candidatos foram condicionados a 90 questões objetivas sobre Português, História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia, Inglês e temática interdisciplinares. Elas tiveram início às 13h, com duração de cinco horas.
O resultado da 1ª etapa será disponibilizado no dia 16 de dezembro. Os aprovados passam para a segunda fase, que será realizada nos dias 05, 06 e 07 de janeiro e constituída por três provas analítico-expositivas. Candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Música participam, ainda, das provas de Habilidades Específicas. As antecipadas foram aplicadas em outubro e as tradicionais para janeiro de 2014. A primeira chamada será liberada em 1º de fevereiro.
Pontuação acrescida
Através do Sistema de Pontuação Acrescida, ação do Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp), estudantes que cursaram ou estejam cursando o Ensino Médio em escolas da rede pública poderão ter acréscimos nas notas da 1ª e 2ª fases do Vestibular. Para estudantes que não cursaram o Ensino Fundamental integralmente na rede pública e não se inscreveram no Programa de Avaliação Seriada da USP (PASUSP), o bônus pode chegar até 12%.
Para os que cursaram também o Ensino Fundamental em escolas públicas, mas não participarão do PASUSP ou que cursaram o 1º e 2º grau na rede pública e se inscreveram no PASUSP 2013, a bonificação é de até 15%. Um bônus adicional de até 5% também poderá ser concedido para inscritos no PASUSP 2013 e autodeclarados pertencentes ao grupo PPI (cor ou raça Preta, Para ou Indígena), que cursaram o ensino fundamental e médio na rede pública.
O número de inscritos nesta ediçãofoi um recorde histórico registrado pela Fuvest desde a sua criação. No ano passado, o número de candidatos foi de 159.609. Medicina, assim como na edição anterior do certame, continua sendo o curso mais concorrido, registrando 16.108 inscritos e uma concorrência de 62,91 candidatos por vaga para o curso em Ribeirão Preto e 58,57 para o de São Paulo. Em seguida, estão os cursos de Engenharia Civil em São Carlos e Publicidade e Propaganda, com 50,85 e 49,98 concorrentes para cada vaga, respectivamente. Acesse a concorrência completa. Mais informações no Manual do Candidato.