A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) divulgou nesta terça-feira, 24 de setembro, alguns números preliminares do seu Processo Seletivo 2014. Foram registradas 172.001 inscritos para concorrer as 11.057 vagas disponibilizadas pela USP, sendo que 249 são para cursos da Universidade de São Paulo (USP) e 100 são para o curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). O número é um recorde histórico registrado pela Fuvest desde a sua criação. No ano passado, o número de candidatos foi de 159.609.
A instituição também observou o aumento no número de inscrições de participantes oriundos da rede pública de ensino. Para este vestibular, 38% dos inscritos, o equivalente a 65.224 candidatos, são de escolas públicas. Desse total, 35,3% cursaram o Ensino Médio na rede pública, 28,2% cursaram todo o Ensino Básico e outros 16,3% são estudantes inscritos no Programa de Avaliação Seriada, o PASUSP. Estes últimos cursaram integralmente o Ensino Fundamental na rede pública e estão cursando o 2º ou 3º ano do Ensino Médio também na rede pública.
Outro destaque é o número de inscritos na condição de Inclusp Ensino Básico e que se declararam pretos, pardos e indígenas (PPI), que foi de 23.735 (13,8%) candidatos. Trata-se de um novo grupo de beneficiados pelos bônus do Programa de Inclusão Social (Inclusp), que poderão receber até 5% de bônus adicional, dependendo do desempenho na prova da primeira fase da Fuvest.
“Esses dados devem ser festejados, porque nos mostra que o Plano Institucional da Universidade, que visa ao desenvolvimento de ações de inclusão social na Universidade, teve eco entre esses estudantes”, comemora a pró-reitora de Graduação, Telma Maria Tenório Zorn.
O plano, aprovado pelo Conselho Universitário em julho deste ano, inclui quatro medidas: o aumento e criação de novos bônus do Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp), a criação do Programa de Preparação para o Vestibular da USP, o aperfeiçoamento do Programa “Embaixadores USP” e a ampliação dos locais de prova da Fuvest no Estado de São Paulo.
Os bônus do Inclusp podem chegar a até 25%, dependendo do grupo em que candidato se inserir. O bônus é calculado segundo o desempenho do candidato na prova da primeira fase do Vestibular da Fuvest. O bônus obtido na primeira fase será aplicado na segunda fase. Até o ano passado, essa porcentagem poderia chegar a até 15%.
As ações propostas visam atingir as seguintes metas até 2018: – 50% de alunos matriculados em cada curso e em cada turno que tenha cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas; – dentro desses 50% de matriculados oriundos de escolas públicas, o percentual de pretos, pardos e indígenas deverá atingir o percentual verificado pelo último censo demográfico do IBGE.
Fuvest 2014
As provas deste ano serão aplicadas em 32 municípios paulistas, em duas etapas. Na primeira, agendada para 24 de novembro, os inscritos serão condicionados a 90 questões objetivas sobre Português, História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia, Inglês, e temáticas interdisciplinares. A segunda fase será realizada nos dias 05, 06 e 07 de janeiro e constituída por três provas analítico-expositivas.
Candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Música participam, ainda, das provas de Habilidades Específicas. As antecipadas estão programadas para o mês de outubro e as tradicionais para janeiro de 2014. A primeira chamada será liberada em 1º de fevereiro.