O Horário Brasileiro de Verão 2018/2019 terá início no primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ou seja, dia 4 de novembro. O Ministério da Educação (MEC) chegou a solicitar ao Governo Federal que adiasse a mudança no horário e teve o pedido atendido. No entanto, na última segunda-feira (15) o governo voltou atrás e manteve a data de início.
Segundo a assessoria do Palácio do Planalto, a decisão do Governo Federal de não adiar o início do horário de verão foi tomada depois de um estudo de viabilidade feito pelos ministérios de Minas e Energia e Transportes. Na análise feita pelos ministérios concluiu-se a inviabilidade do adiamento, mas não detalhou os motivos.
Saiba mais sobre o Horário de Verão
Horários do Enem
Todos os horários praticados durante as provas do Enem seguem o horário oficial de Brasília. Como a capital federal é uma das unidades da federação que adere ao horário de verão, os estudantes devem redobrar a atenção quanto aos prazos de abertura e fechamento dos portões nos locais de provas.
Assim, na madrugada do dia 3 para o dia 4 de novembro, os estados das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul terão seus relógios adiantados em uma hora. Considerando os fusos horários de outras regiões, os portões dos locais de prova do Enem serão fechados nos seguintes horários locais:
- 13h: estados do Sul, Sudeste e Goiás e Distrito Federal;
- 12h: estados do Nordeste e Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Tocantins e Amapá;
- 11h: Amazonas, Rondônia e Roraima;
- 10h: Acre.
Enem 2018
A previsão é de que a partir do dia 22 de outubro, os estudantes inscritos no Enem 2018 tenham acesso ao Cartão de Confirmação de Inscrição. Entre outras informações, o documento traz detalhes dos locais de provas: como endereço e número de sala.
O exame será aplicado em dois domingos seguidos, dias 4 e 11 de novembro. No total, o candidato responderá 180 questões objetivas e fará uma redação. Confira abaixo a distribuição dos itens:
04/11, das 13h30 às 19h
- Redação
- 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos
- 45 questões de Ciências Humanas
11/11, das 13h30 às 18h30
- 45 questões de Matemática
- 45 questões de Ciências da Natureza
Dica: como controlar o tempo durante a prova
As notas do Enem 2018 poderão ser utilizadas para participar do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019, no Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2019 e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2019.
Além dos programas do governo para ingresso em universidades públicas, financiamento estudantil e concessão de bolsas de estudos, as notas do Enem 2018 podem ser utilizadas por faculdades (públicas e particulares) em vestibulares específicos.